Enem 2013: Veja um exemplo
de redação modelo
Professores do colégio e curso Pensi escrevem texto com base no tema
“Efeitos da implantação da Lei Seca no Brasil”
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Publicado:27/10/13 - 20h28
Atualizado:27/10/13 - 23h22
A terceira lei de
Newton sugere que, para toda ação, existe uma reação. Quando o assunto é bebida
alcoólica e direção, a aplicação da Física é muito mais que uma triste
constatação, já que muitas pessoas morrem diariamente no Brasil. Para reverter
tal quadro, o governo criou a Lei Seca para inibir essa terrível combinação.
Porém, é preciso entender os limites e desafios de uma lei que, apesar de
pertinente, ainda encontra obstáculos.
Em primeiro lugar,
é impossível negar a redução de acidentes e de vítimas fatais. O fortalecimento
das punições àqueles que dirigem alcoolizados fez com que muitos temessem a
perda da carteira e o valor em dinheiro da multa, além de uma possível prisão. Assim,
por meio de campanhas midiáticas, a opção por táxi ou pelo “motorista da
rodada” ganhou força. Para que isso não se perca, é muito importante que as
punições se mantenham. Nesse sentido, a mídia tem protagonismo na exposição de
estatísticas e dados.
No entanto, não se
pode fechar os olhos para o fato de que a lei possui entraves. Na rede social
Twitter, a conta que mostra onde os postos de monitoramento estão localizados
tem milhões de seguidores. Basta um clique para que o cidadão que ingeriu
bebidas alcoólicas modifique seu caminho e fuja de uma blitz. Aliado a isso, o
aparato fiscalizador é falho, pois não há operações em todos os horários
necessários, concentrando-se na madrugada, como se houvesse hora marcada para
beber. É papel do Estado ampliar e intensificar a fiscalização.
Fica claro,
portanto, que a Lei Seca é extremamente benéfica, mas, para que seus efeitos
sejam ainda mais positivos, há muito que fazer. Nesse contexto, educação é
fundamental. Escolas devem mostrar desde cedo as consequências fatais da
mistura de álcool e direção, para que crianças cresçam responsáveis e não
cometam tais infrações quando adultas. Além disso, autoescolas devem aumentar o
número de aulas a respeito de consciência no trânsito. Só assim será possível
parodiar Drummond: “Stop. O automóvel parou, a vida, não.”.
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