As inscrições para o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) começam nesta segunda, 13, somente pela internet, e encerram-se em 27 de maio. O candidato poderá se inscrever somente pela internet, na página http://sistemasenem2.inep.gov.br/inscricaoEnem. Neste ano, as provas serão aplicadas um pouquinho mais cedo, nos dias 26 e 27 de outubro.

O resultado do Enem é usado para acesso a várias instituições de ensino superior ou tecnológico, por meio do Sistema de Seleção Unificada (Sisu) e do Programa Universidade para Todos (Prouni) e Ciências sem Fronteiras, além de meio para obter financiamento de estudo pelo Fies (Fundo de Financiamento Estudantil).

INGRESSO NA UESC SÓ PARA QUEM FAZ ENEM

Quem deseja ingressar em curso de graduação da Universidade Estadual de Santa Cruz (Uesc), deve ficar atento, pois, a instituição aboliu o vestibular. O acesso agora se dá somente pelo Sisu, o que exige que o interessado faço o Enem.

A inscrição custará R$ 35,00. Mas o Ministério da Educação ampliou a faixa dos que ficam isentos da taxa: aqueles que concluírem o ensino médio em escolas públicas neste ano e quem tenha renda per capita de até 1,5 salário mínimo, mas, para isso, deverá comprovar a renda.

Segundo o Ministério da Educação, o Enem 2013 será mais rigoroso que a edição de 2012. Ao anunciar as mudanças no edital, o ministro da Educação, Aloizio Mercadante, fez um pedido: “Apelo para aqueles que se inscreverem para que realmente façam o Enem. Os custos levam em conta os inscritos e temos tido uma diferença importante”. No ano passado, foram 5,8 milhões de inscritos. Desses, 4,3 milhões fizeram a prova. Com informações da Agência Brasil.