quarta-feira, 26 de março de 2014

SE LIGA, JOVEM!

Ter , 25/03/2014 às 16:50 | Atualizado em: 25/03/2014 às 16:50
Aluna baiana de 17 anos passa em 6 vestibulares de medicina
Da Redação

Carolina dividiu bem o tempo entre estudos e lazer
Rotina bem administrada, equilíbrio entre estudos e lazer, além de determinação. Esta talvez tenha sido a fórmula para o sucesso de Maria Carolina Costa Rios, jovem de 17 anos aprovada em medicina em seis vestibulares. Recém-formada no ensino médio, Carolina escolheu a graduação na Universidade Federal da Bahia (UFBA), mas também foi aprovada na Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP), Universidade Estadual da Bahia (UNEB), Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro (UNIRIO), Universidade Federal Fluminense (UFF) e na Escola Bahiana de Medicina e Saúde Pública. Cinco públicas e uma particular. 
Carolina admite que enfrentou um 2013 de preparação intensa, mas não abandonou as atividades que mais gosta."Não segui uma rotina de estudos fixa. Costumava estudar o máximo possível a cada dia, respeitando sempre meu nível de cansaço e meu tempo de dormir. Passar em medicina não era um objetivo fácil e, para alcançá-lo, foi preciso abdicar de algumas coisas. Dormi menos, não li nada que não fosse relacionado ao vestibular e abandonei algumas atividades. Porém mantive o tempo, embora reduzido, pra meus amigos, família e namorado. No fim, valeu bastante a pena", diz. 
Passar na Ufba, seu objetivo desde o início, foi uma recompensa. "Não de um ano de estudo, mas de uma vida escolar inteira. Meu objetivo para 2014 era entrar em medicina na UFBA e alcançá-lo foi gratificante, tive a confirmação de que todo sacrifício valeu a pena. Além disso, veio a surpresa da UNICAMP. Ser aprovada nessa universidade era um sonho que parecia bem distante e que eu não imaginava que se concretizaria", disse a garota, que estudou desde a alfabetização no Isba.
A escolha pela medicina, o pai de Carolina é médico, teve muito a ver com a intenção de fazer a diferença na vida das pessoas. "Não foi uma decisão fácil nem rápida, passei praticamente um ano pensando sobre que carreira seguir. Finalmente me decidi pela medicina, pois penso que dessa forma poderei fazer a diferença na vida das pessoas, ser de alguma forma relevante para os outros. Pesou muito também o meu conhecimento a respeito do mundo da medicina através do meu pai", afirmou.
Otimista, a estudante que também investiu muito na leitura durante o ano de estudos, agora espera para começar a nova fase de uma carreira promissora. "Pretendo me permitir conhecer todas as áreas da medicina e sentir o que mais gosto. Sei que vou dar o meu melhor e aproveitar todas as oportunidades que surgirem para obter conhecimento", conclui. (A Tarde online)

sábado, 22 de março de 2014

JULGAMENTO CRÍTICO


JULGAMENTO CRÍTICO

- OLHAR CRÍTICO = VISÃO DE MUNDO = “OPINIÃO” OU “TESE”.
É UMA VOZ OUVIDA E RESPEITADA
JÁ OS CLICHÊS, O SENSO COMUM, O BANAL = OPINIÕES MENOS VALORIZADAS

1. OPINIÃO PRIMÁRIA
- INCOMPETÊNCIA DE ANÁLISE
- APRECIAÇÃO POR MEIO DE INTERJEIÇÕES E ONOMATOPEIAS:

 – O QUE O SENHOR PENSA SOBRE POLÍTICA?
 – XIIIH!!! VIXE!!! TO FORA!!!

- DEPRECIADA SOCIALMENTE
- REAÇÃO EMOCIONAL
- BAIXO GRAU DE RACIOCÍNIO
- SEMELHANTE À LINGUAGEM DOS ANIMAIS

2. APRECIAÇÃO ESTERIOTIPADA
- MAIS ELABORADA, MAS COM ANÁLISE POBRE/FRACA
- ARGUMENTAÇÃO SUPERFICIAL
- BASEADA NA EXPERIÊNCIA PESSOAL
- REALIDADE = “OLHO NU” = SEM APOIO ANALÍTICO
- LUGAR COMUM = CLICHÊS – BANALIDADES – PRECONCEITOS
- FALTA DE PERSPICÁCIA

EXEMPLO: O QUE O SENHOR PENSA SOBRE POLÍTICA?
– ARRANJAM-SE NA VIDA
– MENTIROSOS
– FALAM O QUE O POVO QUER OUVIR                                                         (FALÁCIAS)
– GANHAM VOTOS
– DEPOIS VIRAM AS COSTAS...

RESPOSTA DE AUTÔMATO – OUVE-SE NO METRÔ/EM CASA/NO BAR...

3. JULGAMENTO CRÍTICO
- MAIS VALORIZADO
- LINGUAGEM ELABORADA
- VÁRIOS ÂNGULOS DE ANÁLISE
- COERENTE
- APOIO DE VÁRIAS FONTES DE INFORMAÇÃO

EXEMPLO: O QUE O SENHOR PENSA SOBRE POLÍTICA?
- TODOS VISTOS COM DESDÉM
- CORRUPTOS – INCOMPETENTES
SOLUÇÃO: MANDAR PARA A CADEIA/PARA A ESCOLA
                    SUBSTITUIR PELOS CRÍTICOS
                    UTOPIA (Morus)
                    (OPINIÃO FALACIOSA QUE FOI REBATIDA)

VISÃO CRÍTICA MERECEDORA DE CONSIDERAÇÃO E APROVAÇÃO
- ARTE DE ADMINISTRAR CONTRADIÇÕES
- FAZER ACORDOS
- NEGOCIAR
- CEDER                                                                                             (VISÃO CONTRÁRIA)
- ENDURECER
- GOVERNAR
- TALVEZ NÃO MEREÇA ADMIRAÇÃO DA MAIORIA
- NECESSÁRIA PARA A VIDA EM SOCIEDADE

- MANEIRA MAIS EFICIENTE DE CELEBRAR A DEMOCRACIA

quinta-feira, 20 de março de 2014

EDUCAÇÃO BRASILEIRA

Atualizado: 19/03/2014 23:59 | Por Lisandra Paraguassu, estadao.com.br

Ensino médio no Brasil tem déficit de pelo menos 32,7 mil professores

TCU aponta que área de exatas tem maior déficit e só em Física faltam 9 mil docentes no País; São Paulo e Roraima se negaram a fazer auditoria
Ensino médio no Brasil tem déficit de pelo menos 32,7 mil professores
"Déficit de professores pode ser ainda maior, já que houve simplificações nos cálculos"
BRASÍLIA - O Brasil tem hoje um déficit de pelo menos 32,7 mil professores no ensino médio, concentrado especialmente na área de exatas - faltam mais de 9 mil docentes apenas em Física. Ao mesmo tempo, as redes têm 46 mil docentes sem formação específica, que poderiam ser capacitados, e 61 mil fora das salas, cedidos para áreas administrativas. As conclusões são de auditoria especial do Tribunal de Contas da União (TCU).

A análise feita pelo TCU e Tribunais de Contas de 24 Estados e do Distrito Federal - as exceções foram Roraima e São Paulo, que não aceitaram participar - investigou cobertura, professores, gestão e financiamento do ensino médio. "Boa parte desse déficit poderia ser resolvido com melhoria de gestão", afirmou o ministro Valmir Campello, relator da auditoria.

O déficit de professores pode ser maior, uma vez que houve algumas simplificações nos cálculos para evitar superdimensionamento - por exemplo, professores que dão aulas em duas disciplinas foram registrados como dois docentes.

A investigação apurou grande número de contratos temporários. Em média, 30% dos professores do País têm contratação precária - o índice passa de 60% no Espírito Santo (66,6%), em Mato Grosso (64,8%) e em Mato Grosso do Sul (61%). "É expressivo para um tipo de contratação que deveria ser excepcional. Pode ser a maneira de alguns municípios e Estados fugirem da lei de responsabilidade fiscal", disse Campello.

Recursos. A auditoria encontrou discrepâncias significativas entre o que os Estados informam como investimento em educação no Sistema de Informações sobre Orçamentos Públicos em Educação (Siope), do Ministério da Educação, e outros sistemas.

Os Estados analisados e o Distrito Federal informam investimento de R$ 13,3 bilhões a mais ao MEC do que ao Relatório Resumido de Execução Orçamentária (RREO), de acompanhamento da Lei de Responsabilidade Fiscal. "Há problemas substantivos sobre qualidade e confiabilidade dos recursos aplicados na educação", afirmou Campello. A auditoria, com recomendações, será enviada ao MEC e aos Estados.

domingo, 9 de março de 2014

ATENÇÃO AO ESPELHO DA REDAÇÃO!

Candidatos do Enem poderão ter acesso ao espelho das redações no dia 20


  • 07/03/2014 18h29
  • Brasília
Aline Valcarenghi - Repórter da Agência Brasil Edição: Fábio Massalli
banner enem
O Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) divulgou hoje (7) no Twitter que os candidatos terão acesso ao espelho das redações do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem)  corrigidas no próximo dia 20. O acesso às provas, mais de dois meses depois do resultado do exame,  tem caráter meramente pedagógico, pois os alunos não podem recorrer. Mais de 5 milhões de candidatos fizeram o Enem em 2013 nos dias 26 e 27 de outubro.
Após polêmicas relacionadas à correção da redação de 2012, quando um candiato conseguiu nota máxima na redação mesmo inserindo um trecho de receita de macarrão no texto, a prova passou por mudanças. Nesta edição do Enem, o Ministério da Educação (MEC) definiu que se forem inseridos trechos indevidos na redação, o candidato será eliminado.
A redação do Enem é avaliada por dois corretores, sem que um saiba a nota atribuída pelo outro. No texto, são avaliadas cinco competências dos candidatos: domínio da norma culta da língua portuguesa, compreensão e desenvolvimento do tema usando várias áreas do conhecimento; defesa de um ponto de vista; argumentos e proposta de intervenção para o problema e respeito aos direitos humanos, segundo o Guia de Redação para o Enem.
O candidato recebe de 0 a 200 pontos por cada competência. A soma vai resultar na nota total, que pode chegar a mil pontos. A nota final do candidato será a média aritmética das notas totais concedidas pelos dois avaliadores.
Se entre as notas totais dos dois corretores houver diferença superior de 100 pontos ou de mais de 80 pontos em qualquer uma das cinco competências, a redação segue para um terceiro avaliador. Nesse caso, a nota final é a média aritmética das duas notas totais que mais se aproximarem. No caso de a discrepância continuar depois da terceira avaliação, a redação é corrigida por uma banca com três professores, que dá a nota final.
O MEC estima que 52% das redações do Enem 2013 passaram por um terceiro corretor. Para dar conta desse volume, o número de avaliadores contratados subiu de 5,6 mil em 2012 para 9,5 mil este ano.
Desde o Enem de 2012, o estudante pode ter acesso ao texto corrigido para fins pedagógicos, ver como foi a correção por competência. No entanto, o candidato não pode questionar a correção e pedir a revisão da nota, de acordo com o edital do exame.
A nota do Enem pode ser usada para a participação em programas como o Sistema de Seleção de Unificada (Sisu) que seleciona estudantes para vagas no ensino superior público; o Programa Universidade para Todos (ProUni), que oferece bolsas em instituições privadas; e o Sistema de Seleção Unificada do Ensino Técnico e Profissional (Sisutec), que seleciona estudantes para vagas gratuitas em cursos técnicos. Além disso é pré-requisito para firmar contratos pelo Fundo de Financiamento Estudantil (Fies) e para a obtenção de bolsas de intercâmbio pelo Programa Ciência sem Fronteiras.