O Brasil precisa adotar a
regulação da mídia?
A recente adoção de um órgão independente regulador da mídia
por parte do Reino Unido, após os escândalos envolvendo jornalistas que usaram
grampos telefônicos ilegais para ouvir conversas de políticos e celebridades,
trouxe de volta ao Brasil a discussão da necessidade de regulação da mídia. Já
existente em diversos países da América do Sul, nos Estados Unidos e na Europa
(como França e Alemanha), a regulação é uma das bandeiras defendidas pelo
Partido dos Trabalhadores (PT), que, após a reeleição da presidente Dilma
Rouseff, já acena possibilidades de discussão sobre o assunto para apresentação
de propostas. No entanto, grande parte da imprensa brasileira não é a favor da
regulação, alegando que a mesma poderia se tornar uma estratégia governamental
para barrar ou influenciar conteúdos.
PROPOSTA DE REDAÇÃO
Elabore
sua redação dissertativa-argumentativa considerando as ideias a seguir:
Em entrevista ao
SBT, Dilma reafirmou que não irá interferir na liberdade de expressão. Sobre a
parte econômica, disse que o setor "tem que ter" regulações, mas não
explicou quais. Questionada se irá fazer algum projeto nesse sentido, disse:
"vamos discutir bastante antes de fazê-lo". [Folha
de São Paulo/UOL]
(...) a rainha
Elizabeth II sancionou nesta quarta-feira um sistema de regulação da mídia, que
foi amplamente criticado por jornalistas locais. A iniciativa, apoiada pelos
três principais partidos políticos britânicos, vem na esteira do escândalo de
escutas telefônicas por jornalistas, e depois de os meios de comunicação verem
seus esforços contra o controle rejeitados na Justiça. [ O Globo ]
A percepção contemporânea de que os
meios de comunicação são instituições centrais para os regimes democráticos
garantiu a esses meios, por parte dos Estados Nacionais, um conjunto de
direitos especiais que têm sua mais importante expressão no direito à liberdade de imprensa. Por outro lado, esse mesmo
reconhecimento e o fato de serem definidos como direitos especiais levaram os
Estados Nacionais a estabelecerem um conjunto de regras que ressaltam os
deveres da mídia em relação às nossas democracias. Trata-se da ideia de regulação
da mídia. [Portal Andi ]
Com o objetivo de
contribuir para o debate sobre o novo marco regulatório para as comunicações no
Brasil, o Intervozes – Coletivo Brasil de Comunicação Social apresenta um
levantamento sobre o funcionamento de órgãos reguladores que atuam sobre sobre
a radiodifusão em 10 países. O estudo revela a tendência de os países adotarem
órgãos independentes para regulação do setor, com ênfase nas questões de
garantia de competição, gestão do espectro e de regulação de conteúdo. [Observatório
da Imprensa ]