quinta-feira, 31 de maio de 2012

REDAÇÃO DESCONSIDERADA DO ENEM

No ano de 2009 o tema de redação do Enem versava sobre ética. Um fiscal, tomando conta de uma turma, em uma cidade no sul da Bahia, teve a oportunidade de ler e copiar a redação abaixo que, com certeza, chamou a sua atenção. Contém inúmeros erros que fizeram-na ser desconsiderada, sem sombra de dúvida.

É sempre bom aprendermos com os erros e com os acertos alheios. Dessa forma, veja o que não deve fazer em uma prova de redação, notadamente de tanta importância como a do Enem, responsável pela nota total ou parcial de inúmeros vestibulares do país.

A autoria está anônima, por óbvios motivos.

Redação desconsiderada do Enem.
COMENTÁRIO:

O aspecto estético só depõe contra o redator do texto acima: margens irregulares, local inadequado do título, muitas rasuras e borrões, a letra irregular e a paragrafação mal feita.

Já no aspecto gramatical há muitos erros ortográficos, de acentuação e pontuação. A concordância está totalmente prejudicada. Linguagem não-padrão predomina.

O texto também não apresenta uma estrutura adequada, a tese não está muito bem posta na introdução e não há referência a argumentos. O desenvolvimento com dois parágrafos sem trabalhar, sem aprofundar, é típico de quem não tem o que dizer. Além disso, o texto, do ponto de vista persuasivo, está infantil. Já a conclusão, maior parte do texto, com 13 linhas, está absolutamente descompassada com o resto da redação. 

Essa é a escrita, infelizmente, de quem não lê e não pratica. Com certeza, as orientações que lhe foram dadas não foram suficientes e a pessoa não se esforçou para se melhorar.

Lembre-se: não há vitória sem suor. Portanto, mãos à obra!!!

quarta-feira, 30 de maio de 2012

CONFIRA REDAÇÕES NOTA DEZ DO ENEM



A nota na redação do Enem pode ser decisiva para alcançar uma boa pontuação na prova. E a boa notícia é que, para ser um dos campeões da redação do exame, não é preciso alcançar o erro zero de ortografia. O que é cobrado do aluno é a capacidade de escrever um texto coeso, argumentativo e de acordo com a proposta da prova que, no ano de 2006, foi "O desafio de se conviver com a diferença", conforme se lê a seguir:


Confira duas redações nota dez do Enem de 2006, extraídas do site do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais (Inep), entidade responsável pelo exame, e saiba porque elas alcançaram a nota máxima.

O valor da diferença

O desafio de se conviver com a diferença na sociedade é complicado, mas necessário. Diante da grande pluralidade cultural e étnica que se choca com freqüência no mundo globalizado é preciso, além de tolerância, respeito incondicional aos direitos humanos.
Diariamente, nos deparamos com pessoas das mais variadas culturas, opiniões e classes sociais. Muitas vezes, são nossos vizinhos, colegas e amigos. Essa convivência enriquece nossas vidas, pois aprendemos a respeitar o nosso próximo, nos tornando pessoas mais fraternas. Porém nem sempre essa relação acontecem facilmente fatos divulgados pela mídia nos mostram que, para alguns ainda, a simples diferença fenotípica gera discriminação e violência, como no caso do brasileiro que foi confundido com um terrorista em Londres. Ele foi brutamente exterminado pela polícia inglesa por ter feições diferentes da maioria dos britânicos.
Para o bom funcionamento das sociedades, a diferença precisa ser respeitada. Nas relações econômicas internacionais, se lida com diferentes culturas ao menos tempo. Não há espaço para discriminação para quem quer ser competitivo no mercado.
É imprescindível que a convivência com a diferença aconteça de maneira saudável. O valor da vida humana independe dos nossos credos ou cor. Além de garantir o convívio entre as pessoas, tolerar as diferenças nos coloca no caminho da prosperidade, fortalecendo a esperança de viver num mundo melhor.

Por que o texto foi nota dez? - Segundo a professora de língua portuguesa Nara Martins, apesar de pequenos erros de português, como de concordância em "nem sempre essa relação acontecem", o texto apresenta exatamente o que é exigido pela banca do Enem. "São cobradas do aluno cinco competências: domínio da norma culta, compreensão e desenvolvimento do tema, capacidade de selecionar informações para defender um ponto de vista, capacidade de argumentação e de propor uma solução para o problema. Ou seja, o peso que é dado para a construção do texto coeso é muito maior", afirma, explicando que é o caso da redação nota dez.
"A redação apresenta um problema: o desafio de conviver com as diferenças no mundo globalizado; desenvolve o raciocínio com exemplos (o brasileiro assassinado em Londres); e finaliza com uma solução para o problema, respeitar as diferenças para ter competitividade no mercado global. Assim, o texto tem início, meio e fim", explica.

A Necessidade das Diferenças

De acordo com a Teoria da Educação das Espécies, o que possibilita a formação do mundo como conhecemos hoje foi a sobrevivência dos mais aptos ao ambiente. A seleção natural se baseia na escolha das características mais úteis. Estas somente se originam a partir das diferenças determinadas por mutações em códigos genéticos com o passar do tempo.
Se no âmbito Biológico as variações são imprescindíveis à vida, no sociológico não é diferente. Uma vez todos iguais, seriamos atingidos pelos mesmos problemas sem perspectiva de resolução, já que todas as idéias seriam semelhantes.
A maioria das pessoas está inserida em um contexto social. Contudo grandes inovações se fazem a partir do reconhecimento da individualidade de seus integrantes. Assim é de nossa responsabilidade respeitar nossos semelhantes independentes do sexo, raça, idade, religião, visto que dependemos mutuamente.
Obviamente nem todas as diferenças são benéficas. Por exemplo, a diferença entre classes sociais não poderia assumir tal demissão. Para somá-la, necessitamos de uma melhor distribuição de renda aliada a oportunidades de trabalho, educação e saúde para todos.
Devemos nos conscientizar que somos todos iguais em espécie mas conviver com as diferenças (por mais difícil que pareça), pois elas nos enriquecem como pessoas. Nossos esforços devem ser voltados contra discriminações anacrônicas e vis, como o racismo ou perseguições religiosas. Estas não nos levam a lugar algum, apenas nos desqualificam como seres humanos.

Por que o texto foi nota dez? - "Apesar de versar sobre o mesmo tema, as diferenças, a redação seguiu uma linha de raciocínio completamente diferente", comenta Nara. "O que provavelmente mais chamou a atenção dos professores que corrigiram o texto foi a originalidade da argumentação. O aluno partiu da biologia para justificar as diferenças entre os seres humanos, e desenvolveu um raciocínio coeso para concluir que, se as diferenças devem ser respeitadas, também devem ser dirimidas quando forem prejudiciais."


Respeito a Vida


Durante bilhões de anos, segundo Darwin, a vida vem se diferenciando por meio de processos evolutivos, através das quais surgiu o homem, portanto somos fruto da diferença. Embora pertençamos à mesma espécie, aspectos étnicos culturais nos diferenciam uns dos outros. Dificilmente iremos concordar com todas as manifestações culturais a que seremos expostos, porém temos de respeitar a todas, o que só acontecerá com a educação e com a civilização do individuo.
Para compreendermos um determinado povo ou costume e necessário entendê-lo. Para entendê-lo e preciso estudá-lo. A escola de qualidade proporciona um aprendizado dos motivos pelos quais uma determinada cultura age desta ou daquela maneira. Não da para entender o bumba-meu-boi sem saber quais são as raízes históricas e a formação da população do Amazonas. O ensino também ajuda a moldar a ética através de valores morais, como a da cidadania.
As várias liberdades, de religião, de imprensa, de opinião, estão estabelecidas na constituição de nosso país e respeitá-las é de nosso dever e exercê-las é nosso direito. No entanto, as nossas liberdades não devem ferir as liberdades alheias, temos, como cidadãos, de respeitar a opinião, o costume e os valores dos outros. A civilização da pessoa implica, entre outras coisas, na aceitação, no respeito e na convivência com os outros cidadãos.
Somos diferentes, mas somos todos oriundos de uma mesma diferença, a vida. Respeitar o outro, independente de sua cor, credo ou cultura, é, alem de uma questão ética e legal, é respeito à própria vida.


Redação Terra e O Globo Online


terça-feira, 29 de maio de 2012

COMPETÊNCIAS REQUERIDAS NA REDAÇÃO DO ENEM


Modelo de análise de desempenho na Redação

      A redação deverá ser estruturada na forma de texto em prosa do tipo dissertativo- argumentativo, a partir da proposta de um tema de ordem social, científica, cultural ou política.
      Na redação, também serão avaliadas as cinco competências da Matriz do ENEM, referidas à produção de um texto. Cada uma das competências será avaliada numa escala de 0 a 100 pontos.
      Caso o participante não desenvolva o tema e a estrutura solicitados, será atribuída a nota ZERO à competência II da redação, o que anula a correção das demais competências da redação. A nota global da redação, neste caso, será ZERO.
      A nota global da redação será dada pela média aritmética das notas atribuídas a cada uma das cinco competências específicas da redação.
      As cinco competências avaliadas na redação são as mesmas avaliadas na parte objetiva da prova, traduzidas para uma situação específica de produção de texto, conforme especificado a seguir.

Competências do ENEM

Parte Objetiva: Redação

I. Demonstrar domínio da norma culta da língua escrita.

Na competência I, espera-se que o participante escolha o registro adequado a uma situação formal de produção de texto escrito. Na avaliação, serão considerados os fundamentos gramaticais do texto escrito, refletidos na utilização da norma culta em aspectos como: sintaxe de concordância, regência e colocação; pontuação; flexão; ortografia; e adequação de registro demonstrada, no desempenho lingüístico, de acordo com a situação formal de produção exigida.

II. Compreender a proposta de redação e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o tema, dentro dos limites estruturais do texto dissertativo-argumentativo.

O eixo da competência II reside na compreensão do tema que instaura uma problemática a respeito da qual se pede um texto escrito em prosa do tipo dissertativo-argumentativo em prosa. Por meio deste tipo de texto, analisam-se, interpretam-se e relacionam-se dados, informações e conceitos amplos, tendo-se em vista a construção de uma argumentação, em defesa de um ponto de vista.

III. Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista.

   Na competência III, procura-se avaliar como o participante, em uma situação formal de interlocução, seleciona, organiza, relaciona e interpreta os dados, informações e conceitos necessários para defender sua perspectiva sobre o tema proposto.

IV. Demonstrar conhecimento dos mecanismos lingüísticos necessários para a construção da argumentação.

 Na competência IV, avalia-se a utilização de recursos coesivos da modalidade escrita, com vistas à adequada articulação dos argumentos, fatos e opiniões selecionados para a defesa de um ponto de vista sobre o tema proposto. Serão considerados os mecanismos lingüísticos responsáveis pela construção da argumentação na superfície textual, tais como: coesão referencial; coesão lexical (sinônimos, hiperônimos, repetição, reiteração); e coesão gramatical (uso de conectivos, tempos verbais, pontuação, seqüência temporal, relações anafóricas, conectores intervocabulares, intersetenciais, interparágrafos).

V. Elaborar proposta de solução para o problema abordado, mostrando respeito aos valores humanos e considerando a diversidade sociocultural.

 Na competência V, verifica-se como o participante indicará as possíveis variáveis para solucionar a problemática desenvolvida, quais propostas de intervenção apresentou, qual a relação destas com o projeto desenvolvido sobre o tema proposto e a qualidade destas propostas, mais genéricas ou específicas, tendo por base a solidariedade humana e o respeito à diversidade de pontos de vista, eixos de uma sociedade democrática.

TUDO SOBRE O ENEM,
VOCÊ SÓ ENCONTRA AQUI!!!

domingo, 27 de maio de 2012

ATENÇÃO PARA AS NOVAS REGRAS DO ENEM





24/05/201216h29 > Atualizada 24/05/201219h31

Inscrições para o Enem 2012 começam nesta segunda-feira; veja o que muda na prova

Do UOL, em São Paulo e Brasília

O MEC (Ministério da Educação) anunciou oficialmente nesta quinta-feira (24) as mudanças e as datas de inscrição do Enem (Exame Nacional do Ensino Médio) 2012. A prova acontece nos dias 3 e 4 de novembro e as inscrições, no site do Inep (Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais), começam na próxima segunda-feira (28), a partir das 10h. Os candidatos terão até as 23h59 do dia 15 de junho para se inscrever. A taxa é de R$ 35. Alunos de escolas públicas são isentos.


MAIS SOBRE O ENEM 2012
·         Estudantes terão acesso à redação corrigida, mas não poderão recorrer da nota;
·         Para dar conta da nova correção da redação do Enem, MEC vai contratar 1.200 avaliadores.

As mudanças nesta edição dizem respeito, principalmente, à correção da redação: a nota mínima que autoriza uma nova avaliação do texto foi reduzida e se criou a figura da banca de avaliadores. Além disso, será possível ver a redação corrigida, porém, sem possibilidade de recurso por parte do estudante. O ministério também anunciou que vai divulgar, em julho, o "Guia do Participante", com exemplos de redação "de excelência" e explicações sobre a metodologia da correção.

Redação
Na prova deste ano, dois corretores, a princípio, olham a redação do candidato. Se a diferença entre a nota final deles for superior a 200 pontos na nota total ou de 80 pontos em cada uma das competências, um terceiro corretor entra em cena. A nota final será a média aritmética simples das menções “mais próximas”.

Caso a discrepância permaneça, uma banca, formada por três avaliadores, corrige novamente o texto. Ela, então, determina a nota final do candidato.

O MEC (Ministério da Educação) disponibilizou cinco exemplos de situações que podem acontecer nas correções da redação do Enem (Veja aqui)

Na prática, o processo ocorre assim: se o corretor A, por exemplo, deu a um candidato nota 95 para a competência 1 (demonstrar domínio da norma padrão da língua escrita) e o corretor B deu nota 180, a redação será automaticamente corrigida pelo terceiro avaliador, já que a diferença entre as duas menções será de 85.

São cinco competências e cada uma vale 200 - 1.000 é a nota máxima na redação. Se as duas notas finais (a soma das cinco competências) tiveram uma diferença superior a 200 pontos entre os dois avaliadores, o terceiro corretor também atua. Em persistindo a discrepância, o texto vai para a banca.

VEJA O QUE MUDOU NA CORREÇÃO DA REDAÇÃO DO ENEM


Esta é a segunda mudança na diferença mínima de pontos para uma nova correção da redação. Nas edições de 2009 e 2010, era preciso que os dois corretores dessem notas com no mínimo 500 pontos de discrepância entre uma e outra para que houvesse uma nova avaliação. No ano passado, o limite caiu para 300; agora, são 200 pontos.

De acordo com o MEC, as redações terão que ter um mínimo de sete linhas para poderem ser corrigidas.

Vista de provas
O anúncio de que os estudantes poderão ver uma cópia da redação do Enem atende, na verdade, a um TAC (Termo de Ajustamento de Conduta), assinado com o Ministério Público em agosto de 2011. No acordo, o MEC se comprometia a liberar a correção do texto no exame de 2012. Foi esse, inclusive, um dos argumentos do governo nos recursos contra as decisões judiciais que obrigavam o ministério a dar vista da prova no ano passado.

Fica mais difícil tirar “diploma” do antigo supletivo
A nota de corte para os interessados em conseguir certificação de EJA (Educação de Jovens e Adultos) –a prova de que o estudante conseguiu passar com sucesso pelo antigo supletivo– subiu nesta edição do Enem. Até ano passado, a nota mínima em cada uma das quatro provas era 400 e, na redação, 500. Em 2012, a nota mínima passa para 450 e a da redação se mantém em 500.


sábado, 26 de maio de 2012

DISSERTAÇÃO DE RETROSPECTIVA HISTÓRICA


DEFINIÇÃO
A elaboração de uma dissertação de retrospectiva histórica consiste em fazer uma análise de um determinado tema em diferentes épocas, de forma histórica, seguindo a estrutura específica para esse modelo de redação.

ESTRUTURA:
A) Introdução: Na primeira parte do texto dissertativo de retrospectiva histórica é feita uma abordagem do tema, de forma geral, explicando-o ou definindo-o. Não há necessidade de se trabalhar com argumentos.

B) Desenvolvimento: O miolo do texto será dividido de acordo com a quantidade de época que se quer abordar. Se apenas duas, dois parágrafos, um para cada época; se três diferentes épocas, três parágrafos e assim sucessivamente. Os argumentos serão de base histórica, por isso é importante datas, fatos, eventos, dados, etc.

c) Conclusão: A parte final é feita em apenas um parágrafo com a retomada do tema. Logo em seguida é compilada uma perspectiva presente, atual, ou futura sobre o assunto tratado.

IMPORTANTE: É necessário ao redator segurança intelectual para não inventar fatos, omiti-los ou se enganar com os eventos históricos.

Esquema da dissertação:


EXEMPLO:

NUM PISCAR DE OLHOS

É indiscutível o espantoso avanço conseguido pelos meios de comunicação ao longo dos tempos. O desenvolvimento tecnológico deste século garantiu a eficiência e a rapidez na comunicação quer entre indivíduos quer através dos meios eletrônicos, que fazem a informação chegar aos povos de qualquer parte do planeta em questão de segundos.
Em tempos passados, as pessoas dispunham basicamente do correio e do telégrafo. Todos sabem que ainda no século XX passavam-se meses antes que alguém soubesse da morte de um parente ou amigo que estivesse na Europa. Isso ocorria porque a comunicação dependia basicamente dos meios de transporte. Quanto ao telégrafo, embora mais rápido, ele restringia em muito a quantidade de dados transmitidos.
Foi somente na atualidade que a comunicação foi grandemente impulsionada pelo avanço tecnológico. Surgiu o telefone e mais recentemente o fax. O rádio e a televisão foram inventos que, além de possibilitarem a veiculação de notícias para uma grande massa, ainda permitiram uma melhor integração entre populações de diferentes estados ou países. Com a utilização de satélites nas transmissões, o mundo interligou-se. O futuro parece trazer a popularização da TV a cabo e da internet.
Dessa forma, entende-se que mudou e muito a comunicação e, com ela, o próprio homem. Agora, cada indivíduo é um habitante do seu planeta e não mais de sua cidade ou país. Mais do que nunca, cada um assiste, a todo instante, ao desenrolar dos fatos que compõe a História.
(Branca Granatic, Técnicas Básicas de Redação)

No texto jornalístico é muito comum o artifício da retrospectiva histórica, veja um exemplo:

Destruição da Mata Atlântica

por João Paulo Capobianco


A história do Brasil e a história da destruição da Mata Atlântica se confundem e se explicam. Primeiro conjunto de ecossistemas a entrar em contato com o colonizador, sofreu as consequências da ação dos que com ela não possuíam qualquer vínculo e aqui não tinham interesse de construir uma nação. Do saque do início da colonização à substituição pelas práticas agrícolas, a forma de relacionamento com a Mata Atlântica sempre foi a mesma: destruição, política de terra arrasada.
                  
Até hoje a exploração predatória de espécies vegetais para lenha, carvão, alimentação e construção persistem, o que tem levado muitas delas à extinção. Estudos recentes, desenvolvidos a partir da análise de imagens de satélite, mostram um acentuado ritmo de substituição de extensas áreas de florestas por empreendimentos agropecuários, obras de infra-estrutura e expansão urbana.

Em 1993, o Instituto Nacional de Pesquisa Espaciais (INPE) e a Fundação S.O.S. Mata Atlântica apresentaram os resultados de um minucioso estudo sobre os desmatamentos na Mata Atlântica em dez estados, do Rio Grande do Sul ao sul da Bahia, comparando imagens de satélite de 1985 e 1990. Os números impressionaram pesquisadores, órgãos de governo e organizações não-governamentais e tiveram ampla repercussão na imprensa nacional e internacional. Em apenas cinco anos foram eliminados mais de meio milhão de hectares de Mata Atlântica nesses estados, o equivalente a aproximadamente 400 campos de futebol de matas destruídas por dia.
                  
O estudo também mostrou que além de intensa, esta destruição se deu de forma seletiva, prejudicando principalmente determinadas formações florestais que compõem a Mata Atlântica. São os casos das matas de araucárias, nos estados do Paraná e Santa Catarina, e as matas de interior das regiões Sul e Sudeste.


EXERCÍCIO DE DISSERTAÇÃO COM ALUSÃO HISTÓRICA

Os temas abaixo possibilitam uma retrospectiva histórica para melhor entendimento e absorver os detalhes da ideia. Desenvolva o assunto situando primeiramente em uma época mais distante e depois em uma época mais próxima.

Tema 01 – Muito se discute a importância de algumas fontes de energia das quais o homem dispõe e que lhe são indispensáveis.
ÉPOCA MAIS DISTANTE:


ÉPOCA MAIS ATUAL:


Tema 02 – Hoje, graças aos esforços de muitos pesquisadores, pode-se afirmar que diminuiu o número de doenças consideradas graves.
ÉPOCA MAIS DISTANTE:


ÉPOCA MAIS ATUAL:


Tema 03 – A mulher tem conseguido um grande avanço na luta pela sua emancipação.
ÉPOCA MAIS DISTANTE:


ÉPOCA MAIS ATUAL:


Tema 04 – É quase inacreditável a sofisticação e eficiência alcançada atualmente pelos meios de transporte.
ÉPOCA MAIS DISTANTE:


ÉPOCA MAIS ATUAL:


Tema 05 – A capacidade destrutiva do homem cresce na exata proporção em que a ciência possibilita o avanço tecnológico.
ÉPOCA MAIS DISTANTE:


ÉPOCA MAIS ATUAL:


Tema 06 – A comunidade indígena que habita as terras brasileiras em muito foi prejudicada pelo contato com o homem europeu.
ÉPOCA MAIS DISTANTE:


ÉPOCA MAIS ATUAL:

BOM ESTUDO!


quinta-feira, 24 de maio de 2012

AS ARMADILHAS DA LÍNGUA II


Você sabe o que é ambiguidade?

A ambiguidade ou anfibologia acontece nos textos quando usamos as palavras causando mais de um sentido, ou seja, vários entendimentos possíveis. Isso é um problema grave para quem escreve, podendo gerar ideias absurdas. Veja alguns exemplos:

Anúncios:
À venda: Doberman esperto, jovem, forte, bom cão de guarda, come qualquer coisa, adora criança.

À venda: Cadeira antiga apropriada para senhoras com pernas grossas e assento grande.

Oferta de serviço: Homem, honesto. Topa qualquer coisa.

Carros usados: Por que ir a outro lugar e ser passado para trás? Venha aqui primeiro.

Cartazes:
Num parque público: Todos os cães e algumas crianças devem ser mantidas na coleira.

Numa loja: Nossa meta é oferecer aos clientes os mais baixos preços e padrões de qualidade.

Placa numa auto-estrada: Prisão estadual à frente. Não pare para os caronas.

Placa em outra auto-estrada: Atenção: caronas podem ser presidiários fugitivos. (A placa estava crivada de balas).

No escritório de uma financeira: Pergunte-nos sobre nossos planos para ter sua casa própria.

Num café: Os clientes que acharem nossas garçonetes mal-educadas devem ver nosso gerente.

Na vitrine de uma loja de eletrodomésticos: Não mate sua mulher. Deixe que nossa máquina de lavar faça o trabalho sujo.

Numa loja de conserto de equipamentos de informática: O Windows não é ruim, é só esperar ele ficar pronto.

Comunicados de igrejas:
O grupo das Jovens Mães vai se reunir na quarta-feira à noite. Todas as mulheres que estiverem interessadas em se tornar Jovens Mães devem procurar o pastor na sua sala.

Irving Benson e Jessie Carter casaram-se em vinte e quatro de outubro na igreja. Assim termina uma amizade que teve início nos dias de escola.

No momento precisa-se de oito novos uniformes do coro por causa da adesão de novos integrantes e da deterioração de alguns dos antigos.

A senhorita Charlene Mason cantou “Nunca mais porei os pés aqui” para o óbvio prazer da congregação.

Bárbara continua no hospital e ainda precisa de doadores para novas transfusões. Ela também está com problemas para dormir e está pedindo vídeos de sermões do nosso pastor.

Senhoras, não se esqueçam do bazar de caridade. É uma oportunidade para se livrarem das coisas que não vale mais a pena guardar em casa. Não se esqueçam de trazer seus maridos.

Aviso do lado de fora de uma igreja: Não permita que as preocupações o matem. Deixe a igreja ajudar.

Adesivos de carros:
Buzine, se você ama a paz e o sossego.

Todo mundo tem memória fotográfica, só que algumas não têm filme.

O trabalho duro dá futuro, mas a preguiça compensa agora!

Ando tão endividado que se chamar minha mulher de “meu bem” o banco toma.

quarta-feira, 23 de maio de 2012

AS ARMADILHAS DA LÍNGUA


Você sabe o que é tautologia


É o termo usado para definir um dos vícios de linguagem, os chamados pleonasmos viciosos. Consiste na repetição de uma idéia, de maneira viciada, com palavras diferentes, mas com o mesmo sentido.
 
O exemplo clássico é o famoso 'subir para cima' ou o 'descer para baixo'. Mas há outros, como você pode ver na lista a seguir:


- elo de ligação
- acabamento final 
- certeza absoluta
- quantia exata 
- nos dias 8, 9 e 10, inclusive 
- juntamente com
- expressamente proibido 
- em duas metades iguais 
- sintomas indicativos 
- há anos atrás 
- vereador da cidade 
- outra alternativa 
- detalhes minuciosos
- a razão é porque
- anexo junto à carta 
- de sua livre escolha 
- superávit positivo 
- todos foram unânimes 
- conviver junto 
- fato real 
- encarar de frente
- multidão de pessoas 
- amanhecer o dia
- criação nova
- retornar de novo
- empréstimo temporário
- surpresa inesperada 
- escolha opcional
- planejar antecipadamente 
- abertura inaugural 
- continua a permanecer 
- a última versão definitiva 
- possivelmente poderá ocorrer 
- comparecer em pessoa
- gritar bem alto
- propriedade característica 
- demasiadamente excessivo 
- a seu critério pessoal 
- exceder em muito


Note que todas essas repetições são dispensáveis. Por exemplo, 'surpresa inesperada'. Existe alguma surpresa esperada? É óbvio que não. Devemos evitar o uso das repetições desnecessárias. Fique atento às expressões que utiliza no seu dia-a-dia. Verifique se não está caindo nessa armadilha.

terça-feira, 22 de maio de 2012

PROCESSO SELETIVO VOLKSWAGEN:



A redação abaixo foi desenvolvida por um candidato num processo de seleção da empresa automobilística Volkswagem, frente a uma pergunta do questionário do RH: Qual a sua experiência? Vale a pena ler.

“Já fiz cosquinha na minha irmã só para ela parar de chorar, já me queimei brincando com vela. Eu já fiz bola de chiclete e melequei todo o rosto, já conversei com o espelho e até já brinquei de ser bruxo.
Já quis ser astronauta, violonista, mágico e trapezista.
Já me escondi atrás da cortina e esqueci os pés para fora.
Já passei trote por telefone.
Já tomei banho de chuva e acabei me viciando.
Já roubei beijo.
Já confundi sentimentos.
Peguei atalho errado e continuo andando pelo desconhecido.
Já raspei o fundo da panela de arroz carreteiro, já me cortei fazendo barba apressado, já chorei ouvindo música no ônibus.
Já subi escondido no telhado para tentar pegar estrelas, já subi em árvore para roubar fruta, já cai da escada de bunda.
Já fiz juras eternas, já escrevi no muro da escola, já chorei sentado no chão do banheiro, já fugi de casa para sempre e voltei no outro instante.
Já corri para não deixar alguém chorando, já fiquei sozinho no meio de mil pessoas sentindo falta de uma só.
Já vi pôr-do-sol cor-de-rosa e alaranjado, já me joguei na piscina sem vontade de voltar, já bebi uísque até sentir dormentes os meus lábios, já olhei a cidade de cima e mesmo assim não encontrei o meu lugar.
Já senti medo do escuro, já tremi de nervoso, já quase morri de amor, mas renasci novamente para ver o sorriso de alguém especial.
Já acordei no meio da noite e fiquei com medo de levantar.
Já apostei em correr descalço na rua, já gritei de felicidade, já roubei rosas num enorme jardim.
Já me apaixonei e achei que era para sempre,mas sempre era um ‘para sempre’ pela metade.
Já deitei na grama de madrugada e vi a Lua virar Sol, já chorei por ver amigos partindo, mas descobri que logo chegam novos e a vida é mesmo um ir e vir sem razão.
Foram tantas coisas feitas, momentos fotografados pelas lentes da emoção, guardados num baú chamado coração...
E agora um formulário me interroga, me encosta na parede e grita: ‘- Qual a sua experiência?’
Essa pergunta ecoa no meu cérebro: ‘experiência... experiência...’ Será que ser ‘plantador de sorrisos’ é uma boa experiência? Não!!!
Talvez eles não saibam ainda colher sonhos!”

Ele foi aprovado e seu texto está fazendo sucesso. Ele, com certeza, será lembrado pela sua criatividade, sua poesia e, acima de tudo, pela sua alma.
Agora, gostaria de indagar uma pequena coisa para quem formulou essa pergunta: Experiência? Quem a tem, se a todo momento tudo se renova?
ANÔNIMO

segunda-feira, 21 de maio de 2012

REDAÇÃO NOTA DEZ TEM FRASE SUBLIMINAR


21/05/2012 14h09 - Atualizado em 21/05/2012 15h44

Redação elogiada pela Fuvest tem frase subliminar contra reitor da USP
Estudante reforçou letras do texto que formam a frase 'fora Rodas fora PM'.
USP disse que não falará sobre o assunto; texto foi retirado do ar.

Ana Carolina Moreno
Do G1, em São Paulo

Uma das 29 redações selecionadas pela Fuvest como bons exemplos de textos escritos na prova do vestibular 2012 para a Universidade de São Paulo (USP) traz um protesto inusitado contra o reitor da instituição. Na redação de três parágrafos, um candidato ou candidata reforçou a escrita de diversas letras espalhadas pelo texto que, unidas na ordem em que foram destacadas, formam a frase "fora Rodas fora PM". O tema da redação da segunda fase da Fuvest 2012, que selecionou candidatos para a USP e para a Faculdade de Ciências Médicas da Santa Casa, foi "Participação política: indesejável ou superada?". Após ser procurada pelo G1 no início da tarde desta segunda-feira (21), a Fuvest retirou a redação do seu site oficial.

Trecho da redação com mensagem subliminar de protesto contra a gestão de João Grandino Rodas na USP; os círculos em laranja foram feitos pelo G1 para melhor visualização da mensagem do candidato (Foto: Reprodução)
 Exemplos selecionados

Na última quarta-feira, a Fuvest divulgou 29 textos do que considera as melhores redações (veja ao lado). Os nomes dos candidatos não são identificados. Os textos podem servir de exemplo sobre os padrões que agradam à banca corretora do vestibular. A redação com a mensagem subliminar é a de número 15.
Procurada pelo G1, a assessoria de imprensa da Fuvest afirmou que a mensagem subliminar não foi notada pela diretora-executiva da fundação, a professora Maria Tereza Fraga Rocco. A Fuvest disse ainda que as redações publicadas no site são consideradas "de bom nível" pela "construção de ideias", e que alguns dos textos possuem inclusive erros de grafia. Os autores das redações selecionadas não são identificados.
A assessoria de imprensa da reitoria da USP afirmou que não fará nenhum comentário a respeito.

'Ideia ilusória de democracia'
Na redação, o autor ou autora defende que a participação política vá além de o indivíduo apenas mostrar interesse pelas decisões dos governantes, porque, segundo o texto, isso cria um senso de "pseudo-coletivismo" e "uma falsa sensação de estar contribuindo para a ordem e o progresso da sociedade, mascarada pela ideia ilusória de democracia, resultando em uma consequente perda de sua identidade natural".
O texto afirma ainda que "o interesse por política vai além de ideologias partidárias ou observância e manutenção da lei" e que "toda relação social humana é política".
Reitor da USP desde o fim de 2009, Rodas tem enfrentado a oposição do movimento estudantil principalmente na questão da segurança do campus da Cidade Universitária, na Zona Oeste de São Paulo. Em 2011, a USP afirmou um convênio com a Polícia Militar para a instalação de uma base comunitária no campus. Em novembro, a detenção de um grupo de estudantes portando maconha desencadeou uma ocupação do prédio da reitoria e uma greve estudantil que só terminou em março deste ano. Também em março, o reitor anunciou a contratação do policial militar aposentado Luiz de Castro Junior para o cargo de superintendente de Segurança da Cidade Universitária.
O próximo vestibular da Fuvest terá as inscrições abertas de 24 de agosto a 10 de setembro. A prova da primeira fase será em 25 de novembro, e as provas da segunda fase serão realizadas de 6 a 8 de janeiro de 2013. A lista dos aprovados sairá em 2 de fevereiro de 2013.

domingo, 20 de maio de 2012

TEMAS DE REDAÇÃO NARRATIVA


QUESTÕES DE VESTIBULAR

1) (ITA-SP) Quando...

2) (UFPR-CCCV) Componha um texto que possa ter por título este trecho de Valsinha, de Chico Buarque e Vinícius de Moraes:
O MUNDO COMPREENDEU E O DIA AMANHECEU EM PAZ.

3) (FUVEST-SP) Trace uma linha horizontal dividindo ao meio a página destinada à redação.
Na parte superior analise o significado da frase “O menino é o pai do homem”.
Na parte inferior narre um fato de sua infância que você considere significativo para sua formação.

4) (FUVEST-SP) Suponha que você foi surpreendentemente convidado para uma festa de pessoas que mal conhece. Conte, num texto em prosa, o que teria ocorrido, imaginando também os pormenores da situação. Não deixe de transmitir suas possíveis reflexões e impressões. Evite expressões desgastadas e idéias prontas.

5) (FUVEST)Uma indignação, uma raiva cheia de desprezo crescia dentro do peito de Vicente Lemes à proporção que ia lendo os autos. Um homem rico como Clemente Chapadense e sua viúva apresentando a inventário tão-somente a casinha do povoado! Veja se tinha cabimento! E as duzentas e tantas cabeças de gado, gente? E os dois sítios no município, onde ficaram? Ora bolas! Todo mundo sabia da existência desses trens que estavam sendo ocultados.
Ainda se fossem bens de pequeno valor, vá lá, que inventário nunca arrola tudo. Tem muita coisa que fica por fora. Mas naquele caso, não. Eram dois sítios, duzentas e tantas reses, cuja existência andava no conhecimento dos habitantes da região. A vila inteira, embora ninguém nada dissesse claramente, estava de olhos abertos assustando se tais bens entrariam ou não entrariam no inventário.
Lugar pequeno, ah, lugar pequeno, em que cada um vive vigiando o outro. Pela segunda vez Vicente Lemes lavrou o seu despacho, exigindo que o inventariante completasse o rol de bens, sob pena de a Coletoria Estadual o fazer.
Aí, como quem tira um peso da consciência, levantou-se do tamborete e chegou à janela que dava para o Largo, lançando uma olhadela para a casa onde funcionava o Cartório. Calma, a vila constituída pelo conjunto de casas do Largo.
(Bernardo Elis, O Tronco)
Imagine os possíveis desfechos da situação apresentada no texto de Bernardo Elis. Componha então duas breves redações que consistam respectivamente em:
a)                   um desfecho trágico (limite: 10 linhas)
b)                   um desfecho cômico (limite: 10 linhas)

6) (UNICAMP) Ser ou não ser, eis a questão. 
Se correr o bicho pega, se ficar o bicho come. 
Situações-limite são uma constante, tendo sido retomadas tanto pela literatura como pela sabedoria popular.
Pensando nisso, escreva uma narrativa em primeira pessoa, na qual o narrador não seja o protagonista da ação. Considere os aspectos abaixo, que constituirão um roteiro para sua narrativa, a qual pode corresponder a diferentes situações, como um drama familiar, uma questão de ordem psicológica, uma aventura, etc.:
       • uma situação problemática, de cuja solução depende algo muito importante;
   • uma tentativa de solução do problema, pela escolha de um dos caminhos possíveis, todos   arriscados:ultrapassar ou não ultrapassar uma fronteira;
       • uma solução para o problema, mesmo que origine uma nova situação problemática.

7) (FAAP) Crie um texto de teor narrativo, imaginando a seguinte situação: Você está a bordo de um foguete com a sonda automática em direção ao cometa Halley. Durante o percurso, informam-lhe que haverá um congestionamento de trânsito. De forma original e bastante criativa, apresente: o local em que ocorrerá o fato; o modo como acontecerá.

8) (COMPANHIA DA ESCOLA) Proposta
Trabalhe a sua narrativa a partir do seguinte recorte temático:
Em uma catástrofe, podemos encontrar de tudo: desgraças, mortes, destruições. Mas em algo tão terrível, também é possível deparamos com coisas boas:  o amor, a bondade, a dedicação, a cumplicidade...
Instruções:
Usando o cenário de uma catástrofe, crie uma narrativa em que haja o encontro de dois personagens e o aparecimento de um dos sentimentos acima.
Invente outros personagens, se precisar.
Sua história poderá ser em primeira ou terceira pessoa.

9 - (UESC-2007)
INSTRUÇÕES:
Leia, com atenção, os dois temas propostos. Em seguida, ESCOLHA UM DELES e elabore sua Redação.
Escreva sua Redação no espaço reservado ao rascunho.
Transcreva seu texto na Folha de Redação, usando caneta de tinta azul ou preta.
Não utilize letra de imprensa.
Será anulada a Redação
— redigida fora do tema proposto;
— apresentada em forma de verso;
— assinada fora do campo próprio;
— escrita a lápis ou de forma ilegível;

Tema I.
Até meados da década de 1980, o Estado ditou, de forma centralizada, a política ambiental a ser seguida no Brasil. A partir de então, o processo de formulação e implementação da política ambiental no país passou a ser, cada vez mais, produto da interação entre idéias, valores e estratégias de ação de atores sociais diversos, num campo marcado por contradições, alianças e conflitos que emergem da multiplicidade de interesses envolvidos com o problema da proteção do meio ambiente. A esfera estatal continua sendo, contudo, a instância em que se negociam decisões e em que conceitos são instrumentalizados em políticas públicas para o setor.
As transformações no processo de instituição de políticas voltadas ao controle e mitigação dos problemas ambientais – redefinindo prioridades, arranjos institucionais e padrões de relação entre organismos estatais e não-estatais – resultaram na necessidade de se repensarem as estratégias de gestão pública. Democratização dos processos de tomada de decisão, ampliação da participação da sociedade civil na resolução dos problemas ambientais e descentralização das atividades de monitoramento e fiscalização passaram a fundamentar modelos alternativos de gestão ambiental.
(CUNHA, Sandra Baptista da; GUERRA, Antônio José Ferreira (Org.) A questão ambiental. Rio de Janeiro: Bertrand Brasil, 2003. p. 43.)

Com base nas idéias presentes no fragmento em destaque e nos seus conhecimentos, produza um texto sobre o tema:
As condições do meio ambiente e o reflexo disso nas relações socioeconômicas no sul da Bahia.

RECORTE: Seu texto pode ser dissertativo ou narrativo. Caso você opte pela dissertação, o texto deverá conter argumentos e opiniões que apóiem os seus pontos de vista e a sua proposta para essas questões. Se você optar pela narração, o texto deverá conter fatos e exemplos pertinentes ao tema.