QUESTÕES DE VESTIBULAR
1) (ITA-SP) Quando...
2) (UFPR-CCCV) Componha um texto que possa
ter por título este trecho de Valsinha, de Chico Buarque e Vinícius de Moraes:
O MUNDO COMPREENDEU E O DIA AMANHECEU EM PAZ.
3) (FUVEST-SP) Trace uma linha horizontal
dividindo ao meio a página destinada à redação.
Na parte superior analise o significado da frase “O
menino é o pai do homem”.
Na parte inferior narre um fato de sua infância que
você considere significativo para sua formação.
4) (FUVEST-SP) Suponha que você foi
surpreendentemente convidado para uma festa de pessoas que mal conhece. Conte,
num texto em prosa, o que teria ocorrido, imaginando também os pormenores da
situação. Não deixe de transmitir suas possíveis reflexões e impressões. Evite
expressões desgastadas e idéias prontas.
5) (FUVEST)Uma indignação, uma raiva cheia de
desprezo crescia dentro do peito de Vicente Lemes à proporção que ia lendo os
autos. Um homem rico como Clemente Chapadense e sua viúva apresentando a
inventário tão-somente a casinha do povoado! Veja se tinha cabimento! E as
duzentas e tantas cabeças de gado, gente? E os dois sítios no município, onde
ficaram? Ora bolas! Todo mundo sabia da existência desses trens que estavam
sendo ocultados.
Ainda se fossem bens de pequeno valor, vá lá, que
inventário nunca arrola tudo. Tem muita coisa que fica por fora. Mas naquele
caso, não. Eram dois sítios, duzentas e tantas reses, cuja existência andava no
conhecimento dos habitantes da região. A vila inteira, embora ninguém nada
dissesse claramente, estava de olhos abertos assustando se tais bens entrariam
ou não entrariam no inventário.
Lugar pequeno, ah, lugar pequeno, em que cada um
vive vigiando o outro. Pela segunda vez Vicente Lemes lavrou o seu despacho,
exigindo que o inventariante completasse o rol de bens, sob pena de a Coletoria
Estadual o fazer.
Aí, como quem tira um peso da consciência,
levantou-se do tamborete e chegou à janela que dava para o Largo, lançando uma
olhadela para a casa onde funcionava o Cartório. Calma, a vila constituída pelo
conjunto de casas do Largo.
(Bernardo Elis, O Tronco)
Imagine os possíveis desfechos da situação
apresentada no texto de Bernardo Elis. Componha então duas breves redações que
consistam respectivamente em:
a)
um
desfecho trágico (limite: 10 linhas)
b)
um
desfecho cômico (limite: 10 linhas)
6) (UNICAMP) Ser ou não ser, eis a
questão.
Se correr o bicho pega, se ficar o bicho come.
Situações-limite são uma constante, tendo sido
retomadas tanto pela literatura como pela sabedoria popular.
Pensando nisso, escreva uma narrativa em primeira
pessoa, na qual o narrador não seja o protagonista da ação.
Considere os aspectos abaixo, que constituirão um roteiro para sua narrativa, a
qual pode corresponder a diferentes situações, como um drama familiar, uma
questão de ordem psicológica, uma aventura, etc.:
• uma situação
problemática, de cuja solução depende algo muito importante;
• uma tentativa
de solução do problema, pela escolha de um dos caminhos possíveis,
todos arriscados:ultrapassar ou não ultrapassar uma fronteira;
• uma solução
para o problema, mesmo que origine uma nova situação problemática.
7) (FAAP) Crie um texto de teor
narrativo, imaginando a seguinte situação: Você está a bordo de um foguete com
a sonda automática em direção ao cometa Halley. Durante o percurso,
informam-lhe que haverá um congestionamento de trânsito. De forma original e
bastante criativa, apresente: o local em que ocorrerá o fato; o modo como
acontecerá.
8) (COMPANHIA DA ESCOLA) Proposta
Trabalhe a sua narrativa a partir do seguinte
recorte temático:
Em uma catástrofe, podemos encontrar de tudo:
desgraças, mortes, destruições. Mas em algo tão terrível, também é possível
deparamos com coisas boas: o amor, a bondade, a dedicação, a
cumplicidade...
Instruções:
Usando o cenário de uma catástrofe, crie uma
narrativa em que haja o encontro de dois personagens e o aparecimento de um dos
sentimentos acima.
Invente outros personagens, se precisar.
Sua história poderá ser em primeira ou terceira
pessoa.
9 - (UESC-2007)
INSTRUÇÕES:
Leia, com atenção, os dois temas propostos. Em
seguida, ESCOLHA UM DELES e elabore sua Redação.
Escreva sua Redação no espaço reservado ao rascunho.
Transcreva seu texto na Folha de Redação, usando
caneta de tinta azul ou preta.
Não utilize letra de imprensa.
Será anulada a Redação
— redigida fora do tema proposto;
— apresentada em forma de verso;
— assinada fora do campo próprio;
— escrita a lápis ou de forma ilegível;
Tema I.
Até
meados da década de 1980, o Estado ditou, de forma centralizada, a política
ambiental a ser seguida no Brasil. A partir de então, o processo de formulação
e implementação da política ambiental no país passou a ser, cada vez mais,
produto da interação entre idéias, valores e estratégias de ação de atores
sociais diversos, num campo marcado por contradições, alianças e conflitos que
emergem da multiplicidade de interesses envolvidos com o problema da proteção
do meio ambiente. A esfera estatal continua sendo, contudo, a instância em que
se negociam decisões e em que conceitos são instrumentalizados em políticas
públicas para o setor.
As
transformações no processo de instituição de políticas voltadas ao controle e
mitigação dos problemas ambientais – redefinindo prioridades, arranjos
institucionais e padrões de relação entre organismos estatais e não-estatais –
resultaram na necessidade de se repensarem as estratégias de gestão pública. Democratização
dos processos de tomada de decisão, ampliação da participação da sociedade
civil na resolução dos problemas ambientais e descentralização das atividades
de monitoramento e fiscalização passaram a fundamentar modelos alternativos de
gestão ambiental.
(CUNHA, Sandra Baptista da; GUERRA,
Antônio José Ferreira (Org.) A questão ambiental. Rio de Janeiro:
Bertrand Brasil, 2003. p. 43.)
Com base nas idéias presentes no fragmento em
destaque e nos seus conhecimentos, produza um texto sobre o tema:
As condições do meio ambiente e o reflexo disso nas
relações socioeconômicas no sul da Bahia.
RECORTE: Seu texto pode ser dissertativo ou
narrativo. Caso você opte pela dissertação, o texto deverá conter
argumentos e opiniões que apóiem os seus pontos de vista e a sua proposta para
essas questões. Se você optar pela narração, o texto deverá conter fatos
e exemplos pertinentes ao tema.
PESSOAL QUERO SABE COMO QUE EU FAÇO PARA TREINA REDAÇÃO DE NARRAÇÃO SOLICITO A AJUDA DE VOCÊS
ResponderExcluirComece colocando "R" no infinitivo.
ExcluirBoa!
Excluirleia muito, muito, muito !Quando souber escrever corretamente ... escreva
ExcluirOi!? Você diz escrever segundo a norma padrão e na modalidade culta da língua né!? Porque tanto sabe escrever que ele foi compreendido por todos aqui...
ExcluirNão se coloca "R" no infinitivo, coloca-se nos verbos que estão no infinitivo.O rapaz pede ajuda para escrever Bebam um pouco na fonte da humildade dele.
ExcluirLeia contos e minicontos, assim você conseguirá compreender, de forma prática e divertida, o que é uma narrativa escrita.
ExcluirComece colocando os verbos no infinitivo, terminação "R"
ExcluirSabeR,treinaR...
Faz elas filho! VCS são foda ein? garatem
ResponderExcluirmuito orbigado, esse blog me ajudou demais!
ResponderExcluirOlá esse sou eu do agora e agora é hora de comer então vai
ExcluirProfessor, seu blog me ajudou muito a estudar para a prova .
ResponderExcluirDe:Sua Aluna Amanda J.
tipo eu queria idéias para fazer uma boa reção de português que fale sobre a destruições mortes desgraças mas tambem que fale de amor bondade dedicação cumplicidade me ajudemm ?
ResponderExcluireu queria idéias pra fazer uma boa redação de português que fale sobre desgraças destruição mortes mais que também fale de amor bondade cumplicidade me ajudem?
ResponderExcluir- Olha você vendo o mundo que vive hoje você consegui fala,
Excluirnele tbm encontramos paz amor, mais infelismente ainda tem o lado chato mais creio q isso sera mudado, mais aqui está minha opinião !
- Quais sâo um temais idicado para uma NARRATIVA ?
ResponderExcluir
ResponderExcluirAmei seu blog é muito fofo e me ajudou bastante
Pesquisas relacionadas a produção de texto
Produção de texto séries iniciais
Produção de texto turma da monica
Produção de texto 3° ano
Produção de texto 4° ano
Produção de texto 5° ano
100 atividades de produção de texto
Tirinhas para produção de texto