Muita gente confunde tema e título. Tentaremos, de alguma
forma, explicar aqui a diferença entre os dois, fazendo com que você,
vestibulando e concurseiro, não venha a se atrapalhar na hora da prova.
Mas fique atento: o concurso ou o vestibular pode dar tanto
o tema quanto o título. Cabe ao redator saber manejar as duas formas.
Caso seja dado o título, este se tornará obrigatório no
início da prova, centralizado, na primeira linha (se não houver um lugar
específico para ele!). Podem daí surgir duas possibilidades, o tema estar
inserido nos textos de apoio que acompanham o enunciado da questão ou do título
você terá que tirar o tema.
Se for dado o tema em destaque, durante ou após o enunciado
da redação, você terá que falar especificamente dele, independente do assunto
tratado nos textos de apoio.
Muitas bancas examinadoras não exigem o título. Na maioria
das vezes ele é opcional. Porém, quando for obrigatório vai ter sempre na
instrução da prova: “Dê um título ao seu texto” ou “Seu texto deve ter título”
e similares. Portanto, leia com atenção as instruções da sua prova de produção
textual.
PRINCIPAIS DIFERENÇAS ENTRE TEMA X TÍTULO:
TEMA
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TÍTULO
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É
geralmente uma oração com começo, meio e fim, por isso tem sempre um verbo.
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Normalmente não tem verbo.
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É
o assunto de que trata o texto.
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É o resumo do que você
escreveu.
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Está
inserido no texto, comentado, discutido, trabalhado dentro do mesmo.
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Aparece antes do texto, na
primeira linha ou em lugar específico.
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Fique atento e
não cometa esse erro!
Delimitado ou não
O tema pode vir amplo, genérico, ou já delimitado. Atenção
máxima quanto a isso. No primeiro caso, pode-se pedir para escrever sobre “Violência”,
por exemplo, e dentro desse tema tão universal, você ter que especificar,
delimitá-lo: “A violência doméstica está crescendo no Brasil em pleno século
XXI”. Pronto, agora é só começar a escrever.
Tema objetivo ou
subjetivo?
Outro aspecto importante que se tem que ficar atento é se o
tema é de âmbito objetivo ou subjetivo.
Para entender a diferença entre um tema objetivo e um tema
subjetivo, faz-se necessário, antes, relembrar que há mais de uma forma de usar
as palavras: no sentido real ou no sentido figurado. Essa diferenciação não se
faz apenas no uso da linguagem escrita ou falada, mas também ao se fazer uso de
outras linguagens. Explico: quando se assiste a um filme, é possível associar
seu enredo a outros significados que não apenas aquele aparente; você assistiu
a “Matrix”, por exemplo? Será que aquela história de se viver um mundo falso, que
alguém programa para nós, não é uma grande metáfora? Vemos tudo o que existe? O
que existe é real ou nossos sentidos nos enganam? O verde que você vê é o verde
que eu vejo? Como saber?
Você poderá pensar desta forma também ao admirar uma
pintura, uma escultura, um grafite na rua, e se perguntar: o que será que se
quis dizer com essa representação? Enfim, consegue perceber a possibilidade de
mais de uma leitura nas diferentes linguagens? Os examinadores esperam que você
seja analítico, que faça associações, que entenda não ser mundo algo estático
sócio-econômico-política e culturalmente. Então, guarde esses conceitos:
Denotação - palavra usada em sentido literal:
objetividade:
Ex.: Meu coração está batendo acelerado.
Conotação - palavra usada em sentido figurado:
subjetividade.
Ex.: Meu coração galopa quando te vê...
Construindo um Texto
a Partir de Um Tema Objetivo e Um Subjetivo
Vimos anteriormente que, o tema é a proposta para a redação.
Você irá delimitar o assunto e a partir dessa delimitação irá formular sua tese
(a afirmação central sobre o assunto, que será desenvolvida e comprovada no texto).
Observe que há uma tendência de os vestibulares apresentarem o tema e uma
coletânea de textos, de todos os tipos: fragmentos filosóficos, excertos
literários; poemas; reportagens ou notícias de jornais e revistas; cartuns ou pinturas.
Normalmente, o avaliador não deseja um texto com visão limitada sobre o
assunto. Caso tenha pela frente um tema subjetivo, haverá a necessidade de se
interpretar a proposta.
Observe os seguintes modelos:
Modelo com tema
subjetivo
1º. Tema subjetivo: “Tudo o que é sólido desmancha no ar.”
(Karl Marx )
2º. Delimitação do Assunto:
• a observação de como a história elimina estruturas
aparentemente eternas.
• trata-se de uma referência às instituições,
comportamentos, modelos
econômicos, que se modificam no tempo.
3º. Tese: Nosso cotidiano parece cercado por estruturas
fixas, imutáveis, sejam instituições, relações de poder, formas de vida. Mas,
se dermos um passo atrás e olhamos a história, o que encontramos é uma sucessão
de transformações, em que estas estruturas, que pareciam eternas, são criadas e
destruídas.
Esse foi um exemplo com tema subjetivo. Vejamos um exemplo
de tema objetivo. Lê-se o tema e imediatamente se reconhece sobre o que se pode
falar no texto.
Modelo com tema
objetivo
1º. Tema: Desenvolvimento e Meio Ambiente.
2º. Delimitação do Assunto:
• como conciliar desenvolvimento econômico e preservação do
meio ambiente?
• estar o meio ambiente em estado de degradação é sinal de
evolução da sociedade capitalista ou “involução”?
3º. Tese: Depois de as grandes potências econômicas passarem
pelo período de exploração da maior parte dos recursos naturais existentes, e
pelo completo descuido com o meio ambiente, surge a preocupação em se controlar
esse processo, antes desordenado, para que se possa falar em gerações futuras.
muito bom esse site,parabéns,gostei muito,foi muito útil!Continue assim
ResponderExcluirexcelente site,muito obrigado por nos ajudar.
ResponderExcluirbela dica. Me ajudo muito.
ResponderExcluirTema: Aguardente feita de cana-de-açúcar, consumida, no verão, para refrescar; no inverno, para esquentar.
ResponderExcluirTítulo: Cachaça.
Boa essa!
ExcluirÓtimo exemplo! rsrsrs
ExcluirMuito útil as informações contidas nesse site! Parabéns!
ResponderExcluirparabéns,muito útil gostei.
ResponderExcluirmuito bommm ,,,exemplo tipico de uma gostosa caipirinha kkkkkkk
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