"Quem não lê, mal fala, mal ouve, mal vê" - Malba Tahan |
Para escrever um texto bom, com
um nível alto de acertos, em qualquer banca de concurso ou vestibular, é
importante estar atento às três fases que implicam em uma boa escrita.
A primeira é a fase da leitura.
Ler é acumulativo e, aqui para nós, nunca é pouco. Ler abre a mente, da
informação, mostra caminhos, ou seja, descortina horizontes que o ser humano
comum não pensaria sozinho. Ler é a base de todos os textos, pois são das
leituras prévias e do conhecimento do mundo que nos fundamentamos para escrever
nossas redações.
A segunda é a da escrita. A
escrita tem regras específicas, difere-se da oralidade e, dependendo do texto,
exige-se uma linguagem culta, correta, clara e objetiva. Escrever é uma arte, mas
a prática – e somente a prática – desmistifica muita coisa. Para aprender, só
escrevendo!
A terceira, e última fase, não
menos importante que as anteriores, é a da reescrita, que vem a ser a correção do
que se escreveu, seguida do “passar a limpo” o texto. Quando nós reescrevemos a
nossa redação, depois de ela ter sido corrigida, evitamos os mesmos erros
futuros, como os da ortografia, por exemplo, que é de memória visual.
Ler (para ter base e demonstrar
conhecimento), escrever (para perder o medo e treinar) e reescrever (para
evitar erros futuros e aprender a corrigir o próprio texto) são as únicas opções
que restam para aqueles que um dia sonham em dominar esse bicho feroz, animal
selvagem, que é a escrita humana!
Artigo muito bom.
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