A folha em branco, o tempo passando. As unhas roídas,
o tema dado e nenhuma ideia. Muitas pessoas já passaram por uma situação
semelhante, em que não sabiam absolutamente por onde começar a escrever sobre
determinado assunto.
Escrever pode ser fácil para qualquer pessoa, desde
que esta queira se empenhar para tanto. Não há mágicas ou fórmulas práticas
para aprender a escrever. Na verdade, é um trabalho que depende sobremaneira do
empenho do interessado em aprender.
Para esse intento, algumas dicas práticas podem ser
dadas para auxiliar, mas nada substitui a necessidade de escrever sempre. O ato
da escrita deve se tornar algo natural, a fim de afastar o fantasma do “branco
total”. Além disso, a leitura e a atualização de informações também colaboram
muito na qualidade do texto.
O objetivo da redação é chegar a um texto que será
tão repleto de escolhas pessoais (ideias, palavras, estruturas frasais,
organização, exemplos) que, até partindo de um mesmo assunto geral, milhares de
pessoas podem chegar a um bom resultado apresentando trabalhos nitidamente
diferentes.
Para desenvolver esse trabalho, o presente texto
direciona-se ao estudo dissertativo. Será considerada uma média de trinta
linhas para as redações, sobretudo no tocante à distribuição destas linhas nas
subdivisões textuais apresentadas.
Muitas vezes, as maiores dificuldades estão na
concretização das ideias no papel. Para auxiliar neste processo, contamos
também com um suporte da Gramática. Mas a preocupação aqui não é de nomenclaturas
ou classificações, o que tem relevo é a funcionalidade linguística no momento
da escrita.
Alguns pontos merecem destaque especial para um
aprimoramento da escrita:
- ler mais
- adquirir o hábito de
escrever
- pontuar adequadamente
- organizar ideias
- construir períodos curtos
Estrutura
textual
Assunto
Delimitar um aspecto acerca do tema proposto é
importante para uma boa abordagem do assunto. Não se poderá fazer uma análise
aprofundada se o tema for amplo, por isso especifica-se o assunto a ser tratado.
A escolha do aspecto, entretanto, não pode
restringir demais o tema ou corre-se o risco da falta de ideias.
Essa delimitação deve ser feita na introdução e, a
partir daí, o leitor sabe que aquele aspecto será explorado no decorrer do
texto e a conclusão fará menção direta a ele.
Observe alguns exemplos:
- televisão - a violência na
televisão / a televisão e a opinião pública;
- a vida nas grandes cidades -
a vida social dos jovens nas grandes cidades / os problemas das grandes
cidades;
- preconceitos - preconceitos
raciais / causas do preconceito racial;
- progresso - vantagens e
desvantagens sociais do progresso / progresso e evolução humana.
Parágrafos
São blocos de texto, cuja primeira linha inicia-se
em margem especial, maior do que a margem normal do texto. Concentram sempre
uma ideia-núcleo relacionada diretamente ao tema da redação.
Não há moldes rígidos para a construção de um
parágrafo. O ideal é que em cada parágrafo haja dois ou três períodos, usando
pontos continuativos (na mesma linha) intermediários.
A divisão em parágrafos é indicativa de que o
leitor encontrará, em cada um deles, um tópico do que o autor pretende
transmitir. Essa delimitação deve estar esquematizada desde antes do rascunho,
no momento do planejamento estrutural. Assim, a redação apresentará mais
coerência.
Planejamento
Escrever não significa apenas preencher o papel com
frases, mas também não se constitui um martírio. Um texto pressupõe simples
operações anteriores, entre as quais está o planejamento.
Assim que se recebe uma proposta de redação, uma
série de ideias sobre o assunto vem à cabeça. Deve-se registrar todos os
pensamentos no papel. Fatos, informações, opiniões, um caso que aconteceu e éde
conhecimento geral, tudo deve ser anotado em forma de esquema. Não deve ser
preocupação, nessa fase, a ordenação dessas ideias.
Essa primeira fase, denominada fluxo de ideias, é
fundamental para a execução da redação. Muitas ideias anotadas talvez nem sejam
utilizadas depois, enquanto outras podem surgir adiante.
É claro que as elocubrações não vão aparecer do
nada. Elas fazem parte de um repertório de opiniões, fatos, informações a que
se está exposto todos os dias.
Partindo desse conjunto desordenado, pode-se
perceber a possibilidade de agrupá-las segundo certas semelhanças. Uma divisão
possível seria em causas, consequências, polêmicas, históricas, soluções etc.
Dica para captação de ideias: relacionar o tema
proposto com as perguntas “por quê?”, “como?”, “quais?”, a cada argumento
levantado, a fim de promover uma reflexão mais profunda sobre o assunto.
Lembrar-se de que, ao redigir, não se deve esquecer
de:
- anotar todas as ideias,
frases, palavras, sensações que surgirem sobre o tema;
- fazer uma seleção das ideias
que surgiram;
- pensar num plano para o
texto, estruturando-o em introdução, desenvolvimento e conclusão;
- revisar no rascunho, ao
final, a grafia das palavras, a pontuação das frases e a eufonia das
palavras usadas, assim como a adequação vocabular ao contexto.
Qualidades de uma dissertação
O texto deve ser sempre bem claro, conciso e
objetivo. A coerência é um aspecto de grande importância para a eficiência de
uma dissertação, pois não deve haver pormenores excessivos ou explicações
desnecessárias. Todas as ideias apresentadas devem ser relevantes para o tema
proposto e relacionadas diretamente a ele.
A originalidade demonstra sua segurança e faz um
diferencial em meio aos demais textos. Só não se pode, em aspecto nenhum,
abandonar o tema proposto.
Toda redação deve ter início, meio e fim, que são
designados por introdução, desenvolvimento e conclusão, respectivamente. As ideias
distribuem-se de forma lógica, sem haver fragmentação do mesmo assunto em
vários parágrafos.
Elementos de coesão:
Algumas palavras e expressões facilitam a ligação
entre as ideias, estejam elas num mesmo parágrafo ou não. Não é obrigatório,
entretanto, o emprego destas expressões para que um texto tenha qualidade.
Seguem algumas sugestões e suas respectivas relações:
- assim, desse modo - têm valor exemplificativo
e complementar. A sequência introduzida por eles serve normalmente para
explicitar, confirmar e complementar o que se disse anteriormente.
- ainda - serve, entre outras
coisas, para introduzir mais um argumento a favor de determinada
conclusão; ou para incluir um elemento a mais dentro de um conjunto de ideias
qualquer.
- aliás, além do mais, além de
tudo, além disso - introduzem um argumento decisivo, apresentado
como acréscimo. Pode ser usado para dar um “golpe final” num argumento
contrário.
- mas, porém, todavia,
contudo, entretanto... (conj. adversativas) - marcam oposição entre
dois enunciados.
- embora, ainda que, mesmo que - servem para admitir um
dado contrário para depois negar seu valor de argumento, diminuir sua
importância. Trata-se de um recurso dissertativo muito bom, pois sem negar
as possíveis objeções, afirma-se um ponto de vista contrário.
- este, esse e aquele - são chamados termos
anafóricos e podem fazer referência a termos anteriormente expressos,
inclusive para estabelecer semelhanças e/ou diferenças entre eles.
O que é
dissertação
Dissertar é um ato praticado pelas pessoas todos os
dias. Elas procuram justificativas para a elevação dos preços, para o aumento
da violência nas cidades, para a repressão dos pais. É mundial a preocupação
com a bomba atômica, a AIDS, a solidão, a poluição. Muitas vezes, em casos de
divergência de opiniões, cada um defende seus pontos de vista em relação ao
futebol, ao cinema, à música.
A vida cotidiana traz constantemente a necessidade
de exposição de ideias pessoais, opiniões e pontos de vista. Em alguns casos, é
preciso persuadir os outros a adotarem ou aceitarem uma forma de pensar
diferente. Em todas essas situações, e em muitas outras, utiliza-se a linguagem
para dissertar, ou seja, organizam-se palavras, frases, textos, a fim de, por
meio da apresentação de ideias, dados e conceitos, chegar-se a conclusões.
Em suma, dissertação implica discussão de temas,
argumentação, organização do pensamento, defesa de pontos de vista, descoberta
de soluções. É, entretanto, necessário conhecimento do assunto que se vai abordar,
aliado a uma tomada de posição diante desse assunto.
Argumentação
A base de uma dissertação é a fundamentação de seu
ponto de vista, sua opinião sobre o assunto. Para tanto, deve-se atentar para
as relações de provas, de causa-consequência ou pontos favoráveis e
desfavoráveis, muito usadas nesse processo.
Algumas expressões indicadoras de causa e
conseqüência
- causa : por causa de, graças a,
em virtude de, em vista de, devido a, por motivo de
- consequência : consequentemente, em
decorrência, como resultado, efeito de
Algumas expressões que podem ser usadas para
abordar temas com divergência de opiniões: em contrapartida, se por um lado...
/ por outro... , /é um fenômeno ambíguo, / enquanto uns afirmam... / outros
dizem que...
Exemplo de argumentação para a tese de que as
abelhas são insetos extraordinários:
- porque tem instinto muito
apurado;
- porque são organizadas em
repúblicas disciplinadas;
- porque fornecem ao homem
cera e mel;
- apesar de seus ferrões e de
sua força quando constituem um enxame.
Observação I
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mesmo quando
se destacam características positivas, é bom utilizar ponto negativo. Neste
caso, destaca-se que a importância dos pontos positivos minimizam a
negatividade do outro argumento.
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Observação II
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lembre-se
de que a razão prevalece sobre a emoção sempre em dissertações.
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Partes
de uma dissertação
Introdução
Constitui o parágrafo inicial do texto e deve ter,
em média, 5, 6 linhas. É composta por uma sinopse do assunto a ser tratado no
texto. Não se pode, entretanto, começar as explicações antes do tempo. Todas as
ideias devem ser apresentadas de forma sintética, pois é no desenvolvimento que
serão detalhadas.
A construção da introdução pode ser feita de várias
maneiras:
- constatação do problema
Ex.: O aumento progressivo dos
índices de violência nos grandes centros urbanos está promovendo uma
mobilização político-social.
- delimitação do assunto
Ex.: A cidade do Rio de Janeiro,
um dos núcleos urbanos mais atrativos turisticamente no Brasil, aparece nos
meios de comunicação também como foco de violência urbana.
- definição do tema
Ex.: Como um dos mais
problemáticos fenômenos sociais, a violência está mobilizando não só o governo
brasileiro, mas também toda a população num esforço para sua erradicação.
Na construção da introdução, a utilização de um dos
métodos apresentados não seria suficiente. Deve-se, num segundo período, lançar
as ideias a serem explicitadas no desenvolvimento. Para tanto, pode-se levantar
3 argumentos, causas e consequências, prós e contras. Lembre-se de que as
explicações e respectivas fundamentações de cada uma dessas ideias cabem
somente ao desenvolvimento.
Observe alguns exemplos:
- A televisão - Se por um lado esse
popular veículo de comunicação pode influenciar o espectador, também se
constitui num excelente divulgador de informações com potencial até mesmo
pedagógico.
(as três ideias: manipulador de
opiniões, divulgador de informações e instrumento educacional.)
- Escassez de energia elétrica - Destacam-se como fatores
preponderantes para esse processo o aumento populacional e a má
distribuição de energia que podem acarretar novo racionamento.
(as três ideias: crescimento da
população e da demanda de energia, problemas com distribuição da energia gerada
no Brasil e a consequência do racionamento do uso de energia)
- A juventude e a violência - Pode-se associar esse
crescimento da violência com o número de jovens envolvidos com drogas e
sem orientações familiares, o que gera preconceito em relação a
praticantes de esportes de luta e “funkeiros”.
Desenvolvimento
Esta segunda parte de uma redação, também chamada
de argumentação, representa o corpo do texto. Aqui serão desenvolvidas as ideias
propostas na introdução. É o momento em que se defende o ponto de vista acerca
do tema proposto. Deve-se atentar para não deixar de abordar nenhum item
proposto na introdução.
Pode estar dividido em 2 ou 3 parágrafos e corresponde
a umas 20 linhas, aproximadamente.
A abordagem depende da técnica definida na
introdução: 3 argumentos, causas e consequências, histórico ou prós e contras.
O conceito de argumento é importante, pois ele é a base da dissertação. Causa,
consequência, pró, contra, espacial, histórico, crítico são todos tipos de
argumentos; logo pode-se apresentar 3 causas, por exemplo, num texto.
A reflexão sobre o tema proposto não pode ser
superficial, para aprofundar essa abordagem buscam-se sempre os porquês. De
modo prático o procedimento é:
Levantar os argumentos referentes ao tema proposto.
Fazer as perguntas: por quê?, como? quais?, a cada
um deles, relacionando-o diretamente ao tema, à sociedade brasileira atual, à comunidade
planetária etc.
A distribuição da argumentação em parágrafos
depende, também, da técnica adotada:
- 3 argumentos - um parágrafo explica cada
um dos argumentos
- causas e consequências - podem estar distribuídas
em 2 ou 3 parágrafos. Ou agrupam-se causas e consequências, constituindo 2
parágrafos; ou associa-se uma causa a uma consequência e com cada grupo
constroem-se 2 ou 3 parágrafos.
- prós e contras - são as mesmas opções da
técnica de causas e consequências, substituídas por prós e contras.
- abordagem histórica - compara-se o antes e o
hoje, elucidando os motivos e consequências dessas transformações. Cuidado
com dados como datas, nomes de que não se tenha certeza.
- abordagem comparativa - usam-se duas ideias
centrais para serem relacionadas no decorrer do texto. A relação destacada
pode ser de identificação, de comparação ou as duas ao mesmo tempo.
É muito importante manter uma abordagem mais ampla,
mostrar os dois lados da questão. O texto esquematizado previamente reflete
organização e técnica, valorizando bastante a redação. Logo, um texto
equilibrado tem mais chances de receber melhores conceitos dos avaliadores, por
demonstrar que o candidato se empenhou para construí-lo.
Recurso adicional - para elucidar uma ideia e
demonstrar atualização, pode-se apresentar de forma bastante objetiva e breve
um exemplo relacionado ao assunto.
Conclusão
Representa o fecho do texto e vai gerar a impressão
final do avaliador. Deve conter, assim como a introdução, em torno de 5, 6
linhas.
Pode-se fazer uma reafirmação do tema e dar-lhe um
fecho ou apresentar possíveis soluções para o problema apresentado.
Apesar de ser um parecer pessoal, jamais se inclua.
Evite começar com palavras e expressões como:
concluindo, para finalizar, conclui-se que, pois pode ser considerado
redundância.
Exemplo de texto dissertativo:
A
posição social da mulher de hoje
Ao contrário de algumas teses predominantes até bem
pouco tempo, a maioria das sociedades de hoje já começam a reconhecer a não
existência de distinção alguma entre homens e mulheres. Não há diferença de
caráter intelectual ou de qualquer outro tipo que permita considerar aqueles
superiores a estas.
Com efeito, o passar do tempo está a mostrar a
participação ativa das mulheres em inúmeras atividades. Até nas áreas antes
exclusivamente masculinas, elas estão presentes, inclusive em posições de
comando. Estão no comércio, nas indústrias, predominam no magistério e
destacam-se nas artes. No tocante à economia e à política, a cada dia que passa,
estão vencendo obstáculos, preconceitos e ocupando mais espaços.
Cabe ressaltar que essa participação não pode nem
deve ser analisada apenas pelo prisma quantitativo. Convém observar o
progressivo crescimento da participação feminina em detrimento aos muitos anos
em que não tinham espaço na sociedade brasileira e mundial.
Muitos preconceitos foram ultrapassados, mas muitos
ainda perduram e emperram essa revolução de costumes. A igualdade de
oportunidades ainda não se efetivou por completo, sobretudo no mercado de
trabalho. Tomando-se por base o crescimento qualitativo da representatividade
feminina, é uma questão de tempo a conquista da real equiparação entre os seres
humanos, sem distinções de sexo.
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