preposição
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Preposições: ligam palavras e orações,
isoladamente NÃO possuem função sintática, possuem na frase um valor semântico.
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A função da preposição é subordinar um termo ao
outro.
Ex: O chefe da nação sentiu-se ameaçado.
Classificação das preposições
As preposições podem ser:
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Essenciais – a, ante, até, após, com,
contra, de desde, em, entre, para, perante, por,sem, sob, sobre.
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Acidentais – afora, consoante,
durante, exceto, fora, mediante, salvo, senão, visto.
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Locuções Prepositivas – ao lado de, antes
de, além de, com respeito a (...) *Na LP, a última palavra sempre é uma
preposição.
Exemplos: Lutou contra
mim.
Confiava a
mim seus segredos.
Todos
comeram, salvo tu.
Relações semânticas da preposição
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As preposições podem exprimir vários sentidos:
1- Modo – Comeu um bife a cavalo.
2- Preço – A casa foi avaliada em 1 bilhão.
3- Direção – Atirou-se sobre o herói.
4- Companhia – Foram viajar com os amigos.
5- Instrumento – Martelava com o ferro.
6- Procedência – Vim de Paris.
7- Assunto – Falou sobre linguística.
8- Tempo – Por dez anos vivi em Londres.
9- Lugar – Cantava pelos bares da vida.
10- Posição inferior – O livro estava sob a carteira.
11- Posição superior – O livro estava sobre a carteira.
Coesão e preposição
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Confio
em você.
regente
+ regido
Observe:
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Dá-se chance a garoto com curso primário
completo, que saiba conversar com adultos, de cuidar de enfermos
em descanso na praia.
(Quando o termo regente está distante do termo
regido há problemas de coesão).
Conjunção
A conjunção, além de ligar palavras ou orações, dá
uma direção argumentativa ao texto e estabelece uma relação semântica entre as
orações.
As
conjunções podem ser:
1- Coordenativas
2- Subordinativas
Conjunções coordenativas
1- Aditivas: ideia de soma, adição. Ex: Saio feliz e
volto cansada. ( e, nem, mas também...)
2- Adversativas: ideia de oposição, contraste. Ex:
Estarei em casa, mas não vou atendê-lo. ( mas, porém, todavia,contudo,
no entanto...)
3- Alternativas: ideia de alternância. Ex: Caso ou
viajo? (ou...ou, ora...ora, quer...quer)
4- Conclusivas: ideia de conclusão de um
pensamento. Ex: Ela é nova, portanto não irá namorar. ( logo, portanto,
por isso, pois ( após o verbo) . Ex: Ela é catanduvense, é, pois, boa
gente.
5- Explicativas: ideia de explicação, razão,
motivo. Ex: Não brinque com fogo, porque é perigoso. (porque, que, pois (antes
do verbo) – Ela passou no vestibular, pois estudou muito.
Conjunções
subordinativas – classificação
1- Integrantes – fazem parte da regência de um
verbo ou nome; integram uma oração substantiva. EX: Eu disse que ele
viria. ( que/ se).
2- Causais – exprimem causa, razão. Toda causa
pressupõe uma consequência. Ex: Como ela gritou não disse nada. (
porque, que, pois, visto que, já que, uma vez que).
3- Comparativa – ideia de comparação. Ex: João
teimou como um burro. (como, mais que, pior que, melhor que...)
4- Concessivas – fato contrário ao que se encontra
na oração principal, ainda que não seja suficiente para anulá-lo. Ex: Vou ao
baile, mesmo que chova. (embora, se bem que, mesmo que, ainda
que, conquanto...)
5- Condicionais – ideia de condição, hipótese. Ex:
Desde que comesse, eu cozinharia. ( se, caso, desde que, contanto que...)
6- Conformativas – ideia de concordância,
conformidade. Ex: Conforme lhe disse, viajarei amanhã. ( segundo,
conforme,como)
7- Consecutivas – consequência, efeito do que foi
expresso anteriormente. Ex: Ela comeu tanto que passou mal. (que –
acompanhado de tão...que, tanto...que, tamanho...que, tal...que)
8- Temporais – ideia de tempo. Ex: Mal o
filme começara, ela sentiu-se mal. (quando, mal, logo que, sempre que, assim
que...)
9- Finais – ideia de finalidade. Ex: Estudamos
bastante a fim de que passássemos no vestibular.
10- Proporcionais – ideia de proporcionalidade,
simultaneidade. Ex: Quanto mais economizava, mais sentia prazer.
(à proporção que, à medida que, quanto mais, quanto menos...)
Polissemia das conjunções
Polissemia – os vários sentidos, valores
semânticos diferentes, dependendo o contexto.
MAS – Terás o dinheiro, mas apenas parte
dele. (restrição)
Falou com a professora, mas arrependeu-se. (retificação)
Estava triste, mas disfarçava. (atenuação)
Estudou muito, mas foi reprovada. ( não compensação)
Perdeu o ano, mas conheceu vários países.
(compensação)
Mas e o seu pai? Deixou? (situação, assunto)
Polissemia das conjunções: E / COMO/SE
E – Estudou muito e foi reprovado. (oposição).
Estudou
muito e passou. (conclusão,
consequência.)
Era
homem e muito homem! (explicação enfática)
Saiu do
escritório e foi para casa. (adição)
E
o Palmeiras? Ganha o campeonato? (assunto/ situação)
COMO – Dormia como um anjo.
(comparação)
Como
era pobre não pode estudar. (causa)
Ensinava os colegas como o mestre o orientou. (conformidade)
SE – Se não foi uma ofensa a todos,
ainda assim insultou os jovens. (concessão)
Se não
chover irei a sua casa. (condição).
Muito bom! Bem explicativo. Ajudou muito.
ResponderExcluirMARAVILHOSO!!!
ResponderExcluirOlha é uma bela explicação mas, a preposição não liga duas oraçoes , só apenas dois termos ou seja duas palavras, por que o unico das classes Gramaticais é a Conjunção.
ExcluirAndou para chegar tarde. O para é preposição e liga duas frases.
Excluirolha, tenho procurado em váriossssssss sites, esse foi o melhor! Parabéns.
ResponderExcluirPara ser perfeito, só faltou uma lista de exercícios resolvidos.
Muito bom, o melhor site. E olha que procurei em muitos.
ResponderExcluirPara ser perfeito só faltou uma lista de exercícios resolvidos.
PARABÉNS!
Estou com uma dúvida. Uma professora corrigiu um trabalho da faculdade que escrevi e apontou que não posso iniciar uma frase com o conectivo, pois apontou como erro. Pode verificar abaixo o trecho e me explicar o porquê, por favor. Grata!!! :)
ResponderExcluir"Dessa forma, nota-se que ao retratar, por exemplo, em As duas são uma só um homem que ama a irmã a mais velha mas não consegue tê-la para si e ao reencontrar a irmã mais nova dessa e por ela transferir seu amor platônico da primeira para a segunda, o que se pode concluir não que o jovem rapaz seja um pervertido ou coisas do gênero, mas o que se nota é que com isso Restif trabalha valores como a questão do amor universal que supera o ímpeto da paixão e da volúpia, pois esses mesmos sentimentos também o são no campo social que impera nas ideias revolucionárias. Que ao transpor seu sentimento de uma para outra, ou mais ainda, capaz de manter pelas duas o mesmo sentimento denota que pelo bem estar de todos é capaz de harmonizar e estabelecer valores que devem reger a todos os seres em função de um bem comum a esses."
Jana,
ExcluirVejo no seu texto problemas de pontuação, mas nenhum com conectivo, nem no início, nem no meio e final.
A gramática diz que devemos evitar certas conjunções no início do parágrafo, como o mas, porém, todavia, contudo etc. Mas não o "Dessa forma", que é correto, faz ligação com o que se disse antes e com o que se dirá depois...
Valeu,
Olá Prof Gustavo,
ExcluirGrata pelo retorno. :)
No caso o erro que ela apontou foi referente ao trecho: Que ao transpor seu sentimento de uma para outra. Apontando que eu não posso iniciar uma frase com o que.
Um abraço
Gustavo, foi empregado, na sua resposta o termo "final". Sabendo que o oposto de "inicial" é "final", observa -se que o correto, gramaticalmente, seria empregar o termo "fim" (oposto de "início").
ExcluirAtt.: Cayê
Realmente muito bom o texto.
ResponderExcluirFiquei com uma duvida, as preposições fazem os termos subordinados uns aos outros, o primeiro fica subordinado ao segundo ou o contrário? Ex jovens com uma missão. Quem esta subordinado a quem? Grato
Muito bom!!!!
ResponderExcluirmuito bom!! me ajudou bastante.
ResponderExcluirAlgume sabe por que se usa o "de", "da", "do" nos nomes?
ResponderExcluirEx: Francisca da Cunha e silva
da e do são contrações.Isto é: "de com a" vira DA;"de" com "o" vira DO.
ExcluirNeste casa seria,supostamente,Francisca de a família Cunha e Silva,já na forma contraída que é a usual.. Francisca DA Cunha e Silva.
Espero ter sido útil
Obrigada pela explicacao, mas eu gostaria de saber se existe uma lista completa de preposicoes e locuções prepositivas: por exemplo gostaria de saber se "por causa de", semanticamente equivalente a "porque" e' uma locucao prepositiva ou uma locucao conjuncional subordinativa.
ResponderExcluirÉ uma locução conjuntiva coordenativa com valor explicativo.
ResponderExcluirOlá. Na condição "Bia se recusa a trabalhar com Fábio e Marcos'', eu não entendi se Bia se recusa a trabalhar em uma equipe que tenha os dois simultaneamente ou se ela recusa a trabalhar na equipe que tiver qualquer um dos dois (Fábio e Marcos). Por favor, aguardo esclarecimento. Obrigado
ResponderExcluirBia, vc pode responder ao Rosimar ai? Ou arranjou outro emprego?
ExcluirMandou bonito!..
ResponderExcluirNão sei quem fez isso mas ta muito otimo essa passoa e muita esperta e boa pra da aprendizado para quem quer aprender muito obrigado pela ajuda oooobbriririririgadada
ResponderExcluirNo entanto pode ser aditiva?
ResponderExcluirOlá! Não encontro nenhuma explicação sobre o emprego de preposições e conjunções em casos como: " Tenho de ficar preocupada" e "Tenho que ficar preocupada". Qual colocação é a correta? Por quê?
ResponderExcluirOnde posso encontrar respaldo teórico para saber o que é certo e o porquê?
Muito bom! Me ajudou bastante. Valeu!!!
ResponderExcluirMuito bom!! Parabéns!
ResponderExcluirexcelente
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