quinta-feira, 4 de julho de 2013

MAIS UM TEXTO NOTA DEZ DE 2013

(SANTA CASA)
Leia o tema dado a seguir e analise as ideias nele contidas. Com base nessas ideias, faça uma dissertação em que você exponha seus pontos de vista e conclusões. A dissertação deve ter a extensão mínima de 20 linhas e máxima de 30, considerando-se letra de tamanho regular. Tema:

"O discurso aparentemente verdadeiro é mais perigoso que o discurso claramente mentiroso."

REDAÇÃO:

“Por baixo de cada face há outras milhares escondidas; há aquelas que permanecem assim por toda uma vida, algumas só aparecem ao anoitecer, já outras vivem do nascer ao pôr do sol. Cada discurso dito por tais faces pode ser mel ou veneno. O mel pode ter veneno, e o veneno, mel.
Cada gesto, cada palavra, cada olhar, andam com uma rosa e um punhal, e, certas vezes, quando a rosa é mostrada, o punhal permanece oculto, esperando ansiosamente para apunhalar César.
O imprevisível é perigoso. Quando os troianos viram os gregos marchando no horizonte, os sinos e as trombetas tocaram, preparando o exército da cidade, que assim venceu a batalha; porém, quando o Cavalo de Troia entra, tido como um presente dos gregos, a cidade é devastada logo após o festim e deleite dos troianos comemorando a suposta desistência de Menelau. O mel tinha veneno.
Quando alguém percebe o perigo, esse prepara suas defesas; quando não, ele se conforta e fica vulnerável. Se Hector ou algum outro troiano soubesse que dentro do cavalo estava Odisseu e outros gregos prontos para atacar Troia, se César soubesse das reais pessoas que Brutus e o senado eram, tais figuras não teriam seus respectivos fins.
Palavras são vento, mas ainda assim elas têm seu poder. Foram palavras que conquistaram o coração de Helena, palavras que convenceram os alemães a se tornarem nazistas. Palavras que são ditas por pessoas em todo o mundo. Palavras que escrevem esta redação e procuram, no silêncio de uma sala quase vazia, uma face escondida para responder uma única questão.”
Prova do II Bimestre de Gabriel Sales Macêdo, do segundo ano do E.M., do Colégio Ação Fraternal de Itabuna, Bahia.

COMENTÁRIO:

O que mais ressalta aos olhos na redação do estudante Gabriel são as três referências históricas utilizadas para fundamentar a tese: o ato contra o imperador Júlio César, a Guerra de Troia e o Nazismo. Embora pedisse dissertação, o que vemos é um texto com marca autoral, diferenciado, com uma prosa ao mesmo tempo levemente irônica e filosófica sem deixar de ser poética. Um detalhe: os temas subjetivos favorecem essas abordagens, mas o grande desafio aos redatores é levar para os assuntos de características objetivas essa criatividade, originalidade.

Parabéns!

Nenhum comentário:

Postar um comentário