Imagem do paper de Einstein. |
PAPER - O QUE É E COMO FAZER?
21-07-2010 14:40
1- Conceito de paper
O paper, position paper ou
posicionamento pessoal é um pequeno artigo científico a respeito de um tema
pré-determinado. Sua elaboração consiste na discussão e divulgação de idéias, fatos,
situações, métodos, técnicas, processos ou resultados de pesquisas científicas
(bibliográfica, documental, experimental ou de campo), relacionadas a assuntos
pertinentes a uma área de estudo.
Na elaboração de um paper, o
autor irá desenvolver análises e argumentações, com objetividade e clareza,
podendo considerar, também, opiniões de especialistas. Por sua reduzida
dimensão e conteúdo, o paper difere de trabalhos científicos, como monografias,
dissertações ou teses.
O paper deve ser redigido com
estrita observância das regras da norma culta, objetividade, precisão e
coerência. Devem ser evitadas as gírias, expressões coloquiais e que contenham
juízos de valor ou adjetivos desnecessários. Também é preciso evitar explicações
repetitivas ou supérfluas, ao mesmo tempo em que se deve cuidar para que o
texto não seja compacto em demasia, o que pode prejudicar a sua compreensão. A
definição do título do artigo deve corresponder, de forma adequada, ao conteúdo
desenvolvido.
2- Propósitos do paper
De um modo geral, o paper é
produzido para divulgar resultados de pesquisas científicas. Entretanto, esse
tipo de trabalho também pode ser elaborado com os seguintes propósitos:
- Discutir aspectos de assuntos ainda pouco estudados ou não estudados (inovadores);
- Discutir aspectos de assuntos ainda pouco estudados ou não estudados (inovadores);
- Aprofundar discussões sobre
assuntos já estudados e que pressupõem o alcance de novos resultados;
- Estudar temáticas clássicas sob
enfoques contemporâneos;
- Aprofundar ou dar continuidade
à análise dos resultados de pesquisas, a partir de novos enfoques ou
perspectivas;
- Resgatar ou refutar resultados
controversos ou que caracterizaram erros em processos de pesquisa, buscando a
resolução satisfatória ou a explicação à controvérsia gerada.
Além desses objetivos, o paper
pode abordar conceitos, idéias, teorias ou mesmo hipóteses de forma a
discutí-los ou pormenorizar aspectos.
Ao produzir o artigo, o aluno
inicia uma aproximação aos conceitos e à linguagem científica que necessitará
desenvolver no momento da elaboração do trabalho de conclusão de curso.
A elaboração de artigos estimula,
ainda, a análise e a crítica de conteúdos teóricos e de idéias de diferentes
autores, contribuindo para que o aluno aprenda a sintetizar conceitos, fazer
comparações, formular críticas sobre um determinado tema à luz de pressupostos
teóricos ou de evidências empíricas já sistematizadas.
3- Elaboração do paper
Para que o conteúdo do paper seja
bem trabalhado e fundamentado sugere-se que o mesmo tenha entre 10 e 15
páginas. Como o paper deve ser sempre fundamentado cientificamente, deve-se
utilizar no mínimo 3 autores na pesquisa.
Antes de começar a escrever o
artigo, é preciso que o autor primeiro reúna as informações e conhecimentos
necessários por meio de livros, revistas, artigos e outros documentos de valor
científico. Em seguida, deve-se organizar um esqueleto ou roteiro básico das
idéias, iniciando com a apresentação geral do assunto e dos propósitos do
artigo, seguidos da indicação das partes principais do tema e suas subdivisões e,
por fim, destacando os aspectos a serem enfatizados no trabalho.
A elaboração deste plano é útil,
em primeiro lugar, para sistematizar a comunicação a ser feita, evitando que o
autor se perca durante a elaboração. Por outro lado, também auxilia como recurso
pedagógico para reflexão e organização lógica das idéias a serem
abordadas;
Em termos de procedimentos para a escrita de um artigo científico, é necessário observar os propósitos do trabalho a ser elaborado. Todavia, independente de ter propósitos distintos, o artigo científico deve apresentar a estrutura básica que caracteriza todos os tipos de trabalhos científicos ou acadêmicos: Introdução, Desenvolvimento e Conclusão.
Em termos de procedimentos para a escrita de um artigo científico, é necessário observar os propósitos do trabalho a ser elaborado. Todavia, independente de ter propósitos distintos, o artigo científico deve apresentar a estrutura básica que caracteriza todos os tipos de trabalhos científicos ou acadêmicos: Introdução, Desenvolvimento e Conclusão.
Introdução
É o primeiro contato do leitor com a obra. Deve-se, nela, fazer o leitor entender com clareza o contexto da pesquisa, de forma didática. A introdução do paper tem, geralmente, uma ou duas páginas e deve abordar os seguintes elementos:
- Assunto/tema do artigo e seus
objetivos;
- Justificativa do trabalho e sua
importância teórica ou prática;
- Síntese da metodologia
utilizada na pesquisa;
- Limitações quanto à extensão e
profundidade do trabalho;
- Como o artigo está organizado.
Desenvolvimento (corpo do artigo)
O desenvolvimento é o elemento essencial da pesquisa, isto é, o seu coração, e no geral concentra de 80 a 90 por cento do total de páginas do relatório.
Nesta etapa o aluno deverá
dividir o tema em discussão para uma maior clareza e compreensão por parte do
leitor. É preciso evitar, porém, o excesso de subdivisões, cujos títulos devem
ser curtos e adequados aos aspectos mais relevantes do conteúdo, motivando para
a leitura. Vale ressaltar que as divisões, subdivisões e títulos do artigo não
garantem a sua consistência ou importância. É preciso que as referidas partes e
respectivas idéias estejam articuladas de forma lógica, conferindo ao conjunto
a indispensável unidade e homogeneidade.
No desenvolvimento são
apresentados os dados do estudo, incluindo a exposição e explicação das idéias
e do material pesquisado, referencial teórico (apresentação de conceitos
sistematizados com base na literatura), discussão e análise das informações
colhidas e avaliação dos resultados, confrontando-se os dados obtidos na
pesquisa e o conteúdo abordado nos referenciais teóricos.
Conclusão
A conclusão apresenta as informações que vão finalizar o trabalho buscando-se integrar todas as partes discutidas. É a dedução lógica do estudo, na qual destacam-se os seus resultados, relacionando-os aos objetivos propostos na introdução. Podem ser incluídas as limitações do trabalho, sugestões ou recomendações para outras pesquisas, porém de forma breve e sintética.
Em termo formais, a conclusão é
uma exposição factual sobre o que foi investigado, analisado, interpretado; é
uma síntese comentada das idéias essenciais e dos principais resultados
obtidos, explicitados com precisão e clareza. Assim, a leitura da conclusão
deve permitir ao leitor o entendimento de todo o trabalho desenvolvido, das
particularidades da empresa aos resultados esperados na implantação do projeto
proposto.
4- Quanto à forma de apresentação
O paper é apresentado, usualmente, seguindo-se as normas prescritas para apresentação de trabalhos acadêmicos, ressalvando-se os trabalhos preparados para eventos ou com fins de publicação em periódicos científicos, que devem atender aos critérios e modelos estabelecidos por seus organizadores e/ou editores. Como trabalho acadêmico, especificamente, o paper deve estar orientado pelas normas constantes no manual da própria faculdade, as quais são certamente baseadas nas normas da ABNT. Na apresentação do paper, é preciso realmente observar as orientações prescritas nos manuais, pois, caso isso não aconteça, corre-se o risco de comprometer a aprovação do artigo.
5- Avaliação
O paper pode ser avaliado segundo inúmeros critérios, decorrentes dos objetivos propostos pelo professor. Normalmente, os artigos científicos são elaborados por alunos que se encontram em fase final do curso de graduação, muito embora nada impeça que o professor os solicite em etapas anteriores, adequando-o às possibilidades e recursos já desenvolvidos por seus alunos.
Para a avaliação de artigos
científicos, então, podem ser descritos vários critérios, tais como:
a) Quanto ao conteúdo:
- Clareza na apresentação dos objetivos, justificativa e importância do artigo;
- Identificação dos limites do
artigo (definição do foco do artigo e dos aspectos que não serão
abordados);
- Clareza na especificação das
unidades de análise (como por exemplo: indivíduo, organização,
sociedade);
- Demonstração de conhecimento
suficiente sobre o assunto;
- Referencial teórico claramente
identificado, coerente e adequado aos propósitos do artigo;
- Ausência de dispersão ou de redundância das informações/conteúdos;
- Ausência de dispersão ou de redundância das informações/conteúdos;
- Apresentação de suposições
(hipóteses) sustentadas em teorias e crenças consideradas verdadeiras a partir
do paradigma do qual se originam; as suposições devem ser claras e
justificadas;
- Coerência entre as informações e no encadeamento do raciocínio lógico;
- Coerência entre as informações e no encadeamento do raciocínio lógico;
- Ausência de saltos de
raciocínio na passagem de um parágrafo para outro, ou de um conceito para
outro;
- Elaboração de análise e síntese
diante de conceitos teóricos semelhantes e/ou divergentes;
- Uso adequado de exemplos complementares para clarificar o significado do texto;
- Uso adequado de exemplos complementares para clarificar o significado do texto;
- Demonstração de argumentos ou
provas suficientes para apoiar as conclusões;
- Articulação entre sugestões ou
recomendações e as discussões apresentadas no texto;
- Originalidade e inovação do
assunto abordado;
- Postura ética no trato do tema
e desenvolvimento da análise (imparcialidade e equilíbrio).
b) Quanto à forma:
- Atendimento aos objetivos
propostos;
- Objetividade, precisão e
coerência na escrita do texto;
- Uso fiel das fontes mencionadas
no artigo, com a correta relação com os fatos
analisados;
- Uso/seleção de literatura pertinente à análise;
analisados;
- Uso/seleção de literatura pertinente à análise;
- Linguagem acessível;
- Unidade e articulação do texto
(encadeamento lógico);
- Elementos de transição entre
parágrafos adequados ao sentido e à lógica dos
conteúdos;
- Afirmativas unívocas, sem duplo sentido;
conteúdos;
- Afirmativas unívocas, sem duplo sentido;
- Coerência e padronização dos
termos técnicos;
- Observância das regras da norma
culta;
- Uso correto de citações
devidamente referenciadas;
- Adequação do título ao
conteúdo; resumo claro e informativo;
- As normas técnicas de
apresentação de trabalhos acadêmico-científicos determinadas são respeitadas?
O artigo pode ser rejeitado tanto
pelo acúmulo de pequenas falhas em diversos critérios quanto pelo número
excessivo de falhas em um mesmo critério.
[Prof. Sergio Enrique Faria]
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