sábado, 12 de março de 2016

ARTIGO: A MÁSCARA DA GRANDE MÍDIA

A MÁSCARA DA GRANDE MÍDIA

Ninguém desconhece o fato de que os meios de comunicação são empresas. São geridos como negócio e, como tal, eles sobrevivem no mercado de trabalho e nas bolsas de valores. Muitos donos, no Brasil, a despeito do artigo 54 da CF, são políticos, ou laranja de políticos, ou apadrinhado de políticos. Outros tantos, os velhos e conhecidos coronéis de outrora, numa roupagem moderna de “empresário da informação”, mas com a mesma sanha de dinheiro e poder!
Um incauto da área poderia, então, perguntar-se se a mídia tem lado. Com a resposta, Paul Starr (Professor de sociologia da Universidade de Princeton e ganhador do Prêmio Pulitzer, em sua obra ‘The Creation of the Media’): “Os meios de comunicação mantêm uma relação tão direta com o exercício do poder que se torna impossível entender seu desenvolvimento sem que se leve em muita consideração a Política, não simplesmente com relação ao uso que se faz da mídia, mas também no que se refere às escolhas constitutivas que se realizam sobre os meios de comunicação".
De acordo com isso, fica-se um pouco tautológico averiguar ao espetáculo midiático que se assiste nos dias hodiernos: varre-se para debaixo do tapete o que lhe convém; escancara-se massiva e enfaticamente o que não!
Semelhante a uma matéria recente de uma rede de Tevê retransmissora regional, que mostrava a precariedade de uma grande estação de ônibus da capital. Filmava o asfalto esburacado, as pingueiras, as escadas deterioradas, o teto desabando etc. E eu cá com meus botões: “Será que se redimiu? Ficou imparcial?” Qual não foi a minha surpresa ao assistir a sequência da reportagem, com o prefeito-herói entrando na referida estação, com capacete de peão de obra e tudo, dizendo que ia fazer e acontecer por ali... Um detalhe não nos escapa: o maravilhoso alcaide é da família dona da tevê!
Assim, por que somente os petralhas aloprados são os únicos que vão presos nas intermináveis fases da Lava Jato? Por que somente os governistas vão parar atrás do xilindró? Por que a mídia hegemônica só espetaculariza contra o governo, contra o PT, contra os partidos da base aliada, sendo que existem opositores comprovadamente envolvidos, de outrora e da atualidade? A resposta é com Noam Chowski: “O propósito da mídia não é informar o que acontece, mas sim de moldar a opinião pública de acordo com a vontade do poder corporativo dominante”.
Daí, para a mídia-empresa, pensar no individual é acerto, pensar no coletivo, é erro! Para a mídia-empresa, mercado aberto e estado mínimo é certeza de lucro e crescimento! Para a mídia-empresa, imposto quem tem que pagar é classe trabalhadora e não os ricos! Para a mídia-empresa, quanto mais liberal ou neoliberal, melhor! Enfim, para a mídia-empresa, seus iguais são os velhos senhores da Casa Grande!
Por isso e muito mais, as grandes corporações midiáticas no Brasil e no mundo sempre se aliaram a governos direitistas – eternos donos do comando! –, governos que defendem as mesmas posturas morais que elas, cuja ideologia capital-financeira está tão vigente, tão intrínseca nos dias coetâneos, que tudo que se mostre contrário a isso é emburrecedor, é odiado. Estamos vivendo uma nova fase do comunismo que come criancinhas: é o bolivarianismo de merda dos países fracassados sulamericanos!
Lugar de corrupto é na cadeia! Seja ele petralha ou coxinha! Seja ele neoliberal ou bolivariano! Seja ele culto ou analfabeto! Averigue-se todos os envolvidos, intime-se todos os culpados, prenda-se todos os comprovados com o ilícito, de ontem e de hoje! Imparcialidade é o que merecemos e o que desejamos nesse mar de asneiras e de lado podre a que estamos vendo nessa mídia-lixo, vendida e ideologicamente partidarista!
Que nós possamos ter o bom senso que boa parte dos meios de informação brasileiros relegou a segundo plano; que consigamos enxergar o mal pela raiz e cobrar mudanças como cidadãos pagadores de impostos, honestos e torcedores de um país mais equânime; que vençamos essa crise de valores; que façamos um panelaço real contra essa hegemonia videofinanceira alienante e obsoleta!

(Gustavo Atallah Haun – Professor, formado em Letras (UESC), editor de oblogderedacao.blogspot.com.br. Escreve para jornais de Itabuna e Ilhéus, na Bahia. Publicado no Diário de Ilhéus, de 01 de março de 2016; e no Diário Bahia, de 08 de março de 2016)

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