III. Selecionar, relacionar, organizar e interpretar
informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista.
Na competência III,
procura-se avaliar como o escrevente, em uma situação formal de interlocução, ou
seja, a produção de um texto em linguagem culta escrita para uma banca
avaliadora classificatória, seleciona, organiza, relaciona e interpreta os
dados, informações e conceitos necessários para defender sua perspectiva sobre
o tema proposto.
Aqui, vale o conhecimento de
mundo, o conhecimento literário, filosófico, existencial, escolar, etc., para
defender essa tese a respeito do assunto.
Lembra quando o seu professor
ou familiar pediu inúmeras vezes para que você lesse mais, assistisse mais a noticiários,
pesquisasse em sites jornalísticos? Pois é... Essa competência vai avaliar a
sua capacidade de reter informações e conhecimento, em defesa do que você acredita.
Claro, respeitando os direitos humanos sempre!
Caso a sua redação contenha
boas informações e os seus argumentos sejam bem embasados, aprofundados, além
de configurar autoria e originalidade na expressividade, com certeza uma ótima
nota o espera, meu nobre estudante!
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