Evasão escolar no Brasil
A partir da leitura dos textos
motivadores seguintes e com base nos conhecimentos construídos ao longo de sua
formação, redija um texto dissertativo-argumentativo em modalidade escrita
formal da língua portuguesa sobre o tema “Evasão escolar no Brasil",
apresentando proposta de intervenção que respeite os direitos humanos.
Selecione, organize e relacione, de forma coerente e coesa, argumentos e fatos
para defesa de seu ponto de vista.
Texto
I
A
porcentagem de jovens que concluem o Ensino Médio na idade certa – até os 17
anos – aumentou em 10 anos, passando de 5%, em 2004, para 19%, em 2014. Os
dados estão em um estudo do Instituto Unibanco, feito com base nos últimos
dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). Há, no
entanto, 1,3 milhão de jovens entre 15 e 17 anos que deixaram a escola sem
concluir os estudos, dos quais 52% não concluíram sequer o ensino fundamental.
O
estudo"Aprendizagem
em Foco", divulgado nesta semana, mostra que, quanto maior a renda, mais
os estudantes avançam nos estudos. Entre aqueles que concluíram o Ensino Médio
na idade correta, a média de renda familiar por pessoa é R$ 885. Entre os que
não terminaram o Ensino Fundamental, a média cai para R$ 436. O ingresso no
mundo do trabalho e a gravidez na adolescência estão entre os fatores que
levam os jovens a deixar a escola.(Disponível em: http://agenciabrasil
.ebc.com.br/educacao/noticia/2016-02/13-milhao-de-jovens-entre-15-e-17-anos-abandonam-escola-diz-estudo
- Acesso em: 1 set. 2017).
Texto II
O
problema da evasão escolar preocupa a escola e seus representantes, ao perceber
alunos com pouca vontade de estudar, ou com importantes atrasos na sua
aprendizagem. Os esforços que a escola, na pessoa da direção, equipe pedagógica
e professores fazem para conseguir a frequência e aprovação dos alunos não
asseguram a permanência deles na escola. Pelo contrário, muitos desistem.
Nesse
sentido, é preciso considerar que a evasão escolar é uma situação problemática,
que se produz por uma série de determinantes.
Entender
e interferir positivamente no processo da evasão escolar é um desafio que exige
uma postura de desconstrução das verdades construídas pelos leitores, assumindo
assim uma atitude reflexiva diante dos conhecimentos prévios acerca da evasão
escolar. (Disponível em: http://www.educacao.go.gov.br/imprensa
/documentos /Arquivos/.pdf - Acesso em: 1 set. 2017).
Texto III
Dentre
os motivos alegados pelos pais ou responsáveis para a evasão dos alunos, são
mais frequentes nos anos iniciais do Ensino Fundamental (1ª a 4ª séries/1º ao
9º ano) os seguintes: escola distante de casa, falta de transporte escolar, não
ter adulto que leve até a escola, falta de interesse e ainda
doenças/dificuldades dos alunos.
Ajudar
os pais em casa ou no trabalho, necessidade de trabalhar, falta de interesse e
proibição dos pais de ir à escola são motivos mais frequentes alegados pelos
pais a partir dos anos finais do ensino fundamental (5ª a 8ª séries) e pelos
próprios alunos no Ensino Médio. Cabe lembrar que, segundo a legislação
brasileira, o Ensino Fundamental é obrigatório para as crianças e adolescentes
de 6 a 14 anos, sendo responsabilidade das famílias e do Estado garantir a eles
uma educação integral.
Segundo
a Lei de Diretrizes e Bases da Educação (LDB9394/96) e o Estatuto da Criança e
do Adolescente (ECA), um número elevado de faltas sem justificativa e a evasão
escolar ferem os direitos das crianças e dos adolescentes. Nesse sentido, cabe
a instituição escolar valer-se de todos os recursos dos quais disponha para
garantir a permanência dos alunos na escola. Prevê ainda a legislação que
esgotados os recursos da escola, a mesma deve informar o Conselho Tutelar do
Município sobre os casos de faltas excessivas não justificadas e de evasão
escolar, para que o Conselho tome as medidas cabíveis. (Disponível
em http://www.infoescola.com/educacao/evasao-escolar/ - Acesso em: 1 set.
2017).
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