Observe que
podemos pronunciar ésselentchi, esselente, esselenti, mas só podemos escrever
deste modo: EXCELENTE! De modo geral, todas as variações de pronúncia das
palavras se resumem, na escrita, a uma forma única, aliás, determinada por lei!
A que atualmente rege a ortografia do Brasil data de 1971. Veja que esta é, a
rigor, a única manifestação da linguagem que pode ser objeto específico de
legislação oficial: o modo “correto” de grafar as palavras. E é também o
aspecto menos importante: se algum dia o Congresso Nacional aprovasse uma lei,
sancionada pela presidência, determinando o fim do acento gráfico das palavras
proparoxítonas (perola em vez de pérola, abobora no lugar de abóbora), ou a
substituição da cedilha pelo “esse” (cansasso em vez de cansaço), todo mundo
continuaria falando do mesmo jeito de sempre – só a decoreba ortográfica que
iria mudar...
A ortografia,
desde o princípio, estabeleceu-se como mera convenção. A intenção foi boa: no
seu primeiro momento, a escrita da língua portuguesa
pretendia imitar a fala das pessoas (quer dizer, a fala das pessoas que
escreviam e liam, não de todas as pessoas!). Mas, com o tempo, essa fala foi
mudando e a escrita foi ficando do mesmo jeito. Também, em muitos casos,
escrevia-se não como se falava, mas como a palavra era escrita em latim, a
língua que deu origem ao português, espanhol, italiano, francês, etc. O “h” de
homem é um exemplo que se conservou. Assim, até hoje temos palavras que
carregam a memória milenar dos primeiros escribas.
A questão
ortográfica é, em si, simples – trata-se da grafia única, oficial, das
palavras, grafia transcrita nos dicionários. Em palavras avulsas, vivemos
esbarrando aqui e ali na ortografia: escreve-se facínora ou fascínora?
Explêndido ou esplêndido? Consultando-se o dicionário, descobrimos que a forma
legalizada (portanto correta!) é “facínora” e “esplêndido”. Veja-se que muitas
vezes não há uma lógica “visível” na ortografia – trata-se de pura convenção,
consolidada ao longo da história. Às vezes se escreve de modo diferente
palavras que se pronunciam da mesma forma (paço e passo), às vezes de modo
igual palavras que se pronunciam diferentemente (esse, pronome demonstrativo, e
esse, letra).
Porém, a
ortografia a gente tira de letra: lendo todos os tipos de texto! Qualquer
dúvida, é só consultar também o velho e bom dicionário e descobrir qual a forma
“certa” de se escrever a palavra. Veja que esse é um problema tão fácil que um
programa de computador consegue resolver em segundos.
EXERCÍCIOS
1. Empregue corretamente o X e o CH:
en____oval
pu____ar
pi____e
____u____u
pe___in ____a
____ingar
a____atar
dei____ar
amei____a
co_____a
cai____eiro
en____ovia
en____ugar
cartu____o
bro_____e
in____ado
____ adrez
deslei_____o
en____ada
_____ícara
a____incalhar
bai____o
trou____a
en____arcada
2. Tantas
_________________ constituem __________________________.
a)
excessões
– privilégios – inadimissíveis
b)
exceções
– privilégios – inadmissíveis
c)
esceções
– previlégios – inadimissíveis
d)
exceções
– privilégios – inadimissíveis
e)
exceções
– previlégios – inadmissíveis
3. Perguntei ao
João Alves _____________ ia e ____________ ficaria e _____________ eu poderia
encontrá-lo.
a)
aonde
– onde – onde
b)
onde
– aonde – aonde
c)
aonde
– onde – aonde
d)
onde
– aonde – onde
e)
onde
– onde – onde
4. Não tinha
__________ para a tarefa; ___________ vivia desnorteado, perdido entre
___________ e gestos antagônicos.
a)
jeito
– por isso – idéias
b)
geito
– por isso – idéias
c)
jeito
– porisso – idéias
d)
jeito
– por isso – idéia
e)
jeito
– porisso – idéia
5. Complete as
lacunas usando adequadamente mau/mal/mais/mas.
Pedro e João ________ entraram em casa,
perceberam que as coisas não estavam bem, pois sua irmã caçula escolhera um
________ momento para comunicar aos pais que iria viajar nas férias; ________ seus
dois irmãos deixaram os pais ________ tranqüilos quando disseram que a jovem
iria com as primas e a tia.
6. Na __________
plenária estudou-se a ____________ de direitos territoriais a _____________.
a)
sessão
– cessão – estrangeiros
b)
seção
– cessão – estrangeiros
c)
secção
– sessão – extrangeiros
d)
sessão
– seção – extrangeiros
e)
seção
– sessão – estrangeiros
7. Leia as frases
abaixo:
Assisti a um _____________ da máquina.
Os ______________ não são ignorantes. Ele fez ao filho a _____________ de uma
parte das terras. De tempo em tempo se faz um novo __________ da população.
a)
conserto
– incipientes – sessão – censo
b)
concerto
– incipientes – sessão – censo
c)
conserto
– insipientes – secção – senso
d)
conserto
– incipientes – cessão – censo
e)
concerto
– incipiente – cessão – senso
8. Empregue
devidamente por que, por quê, porque e porquê.
a)
_________
você não paga a conta?
b)
Não
pago _________ estou sem grana.
c)
Nós
já sabemos o __________ da sua revolta.
d)
A
infância é a fase dos ____________.
e)
Queria
saber ___________ a gente está nesse mundo.
f)
Você
foi lá __________ ?
g)
O
ideal ___________ lutamos é elevado.
h)
___________
ela ri tanto?
i)
Você
sabe __________ os homens foram à Lua?
j)
Ainda
não descobri __________ existe tanta incompreensão entre os homens.
9. Observe o
emprego do mas, más e mais e preencha as
lacunas:
MAS
– é conjunção adversativa, mostra idéias contrárias: Ia matar a sucuri, mas
se arrependeu.
MÁS
– o mesmo que ruim, adjetivo feminino, plural de má: As más línguas
difamam as pessoas.
MAIS
– é advérbio de intensidade ou acréscimo: Aproximou-se mais da barraca
do rio.
a)
Fale
menos e trabalhe __________.
b)
Gritaram
alto, ________ não foram ouvidos.
c)
As
pessoas ________ incomodam os semelhantes.
d)
Sabíamos
o segredo, _________ não falamos nada.
e)
As
________ conversas esparramam discórdia.
f)
O
avarento não se fartava, queria sempre ________ e ________ !
g)
O
celular _________ a internet são os meios de comunicação do futuro.
10. Nas frases
abaixo, empregue corretamente o HÁ e
o A:
a)
Daqui
______ pouco vem me pedir um trocado.
b)
Ainda
______ pouco falávamos de você.
c)
_______
séculos o Vesúvio inquieta a população do sul da Itália.
d)
Daqui
_______ cinco minutos, todos a postos para iniciar o jogo.
e)
______
muito tempo que não o vejo.
f)
______
uma pedra no meio do caminho.
g)
______
pedra é um mineral inorgânico.
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