segunda-feira, 22 de setembro de 2014

TEMAS DA ATUALIDADE QUE PODEM CAIR NO ENEM 2014

Movimentos sociais


A partir das manifestações por melhorias no transporte em junho 2013, a onda de protestos organizados por movimentos sociais e por grupos como os black blocs ganhou força em todo o país. Exatamente pelo destaque que teve nos últimos meses, o tema é uma das apostas do professor Samuel Loureiro, do Cursinho do XI, para o Enem. "A discussão sobre os protestos pode abrir caminho para o questionamento sobre a trajetória histórica dos movimentos sociais", analisa.
Saber quais foram as motivações dos principais movimentos sociais do Brasil e fazer a correlação entre os antigos e os atuais é um dos caminhos para compreender como eles influenciaram e ainda influenciam o país, explica o professor.
O movimento feminista é um dos que pode aparecer na prova do Enem, segundo Loureiro. "É um grupo que conseguiu influenciar as políticas públicas e já foi citado em exames anteriores", explica. Conquistas do grupo, como a Lei Maria da Penha e a ação de movimentos internacionais como oFemen, também podem cair na prova. Ainda segundo o professor, para entender melhor os movimentos sociais e se preparar para a prova, os estudantes devem pesquisar um pouco sobre as ideologias políticas e ecônomicas que pautam esses grupos. "O aluno tem que saber diferenciar o comunismo do anarquismo e entender quais outras ideologias estão presentes no cenário mundial hoje. Isso é imprescindível para garantir o bom desempenho nas questões relacionadas à sociologia, geopolítica e história."

Nenhum comentário:

Postar um comentário