quinta-feira, 2 de outubro de 2014

REDAÇÃO, INTERNET E ENEM!

Redação no Enem: como usar a internet a seu favor?


O advento da internet trouxe mudanças significativas não apenas para o universo da informatização, mas para a aquisição de conhecimento e para a formação acadêmica e profissional.

O Ensino à Distância

O ensino à distância oferece grandes possibilidades para estudantes que buscam flexibilidade e economia ao se preparar para o mercado. Segundo dados levantados pelo INEP, as matrículas em cursos de EAD ultrapassaram a marca de 7, 5 milhões em 2014.
As instituições de ensino que oferecem opções de cursos à distância trabalham com plataformas virtuais que armazenam as disciplinas, aulas, fóruns e exercícios. As ferramentas tecnológicas utilizadas no EAD são idealizadas por equipes de tecnologia de informação de cada instituição.  Isso permite a integração multimídia − textos, gráficos, imagens, vídeo, áudio e animação − em uma navegação intuitiva, para que o aluno possa desfrutar da melhor experiência de ensino.
Para a maioria dos estudantes que utilizam a modalidade à distância, não há a percepção de diferenças expressivas no sentimento geral da comunidade formada pelos alunos, em comparação ao ensino presencial.  Inclusive, em alguns casos, os alunos online apresentaram um maior senso de comunidade que nos cursos tradicionais. Até porque os instrutores com ampla experiência no ambiente online conseguem criar e manter níveis de comunidade que são, no mínimo, iguais aos verificados em sala de aula presencial. 

Como fazer uma boa redação

Para aqueles que vão participar do ENEM ou prestar algum vestibular, é importante ter em mente que a redação possui a mesma importância das outras questões e matérias de uma prova. Muitas pessoas acabam estudando somente para as outras matérias, e esquecem de focar na redação, o que pode causar um baixo desempenho e prejudicar o resultado como um todo.

O treino para a redação merece uma atenção especial, para que o desempenho seja o melhor possível. Durante o estudo, o aluno precisa começar a criar textos em sua casa, desenvolvendo redações e treinando a sua habilidade na escrita. É importante construir frases com coerência, mesmo que diversos temas sejam abordados. Se possível, o estudante pode solicitar a ajuda de um profissional da área da educação, como um professor de português ou literatura, para fazer as correções em seus textos. Assim, é possível saber onde estão os erros, os pontos problemáticos, e onde é possível melhorar, bem como reforçar os pontos fortes.

A leitura é fundamental, e além de melhorar a escrita, ajuda a se comunicar melhor. Quando praticamos a leitura de livros, revistas ou jornais, criamos o hábito de conhecer um campo imenso de palavras e frases, o que facilita muito no momento de criar textos. É importante prestar atenção aos temas atuais que estão acontecendo no Brasil e no mundo. Afinal, um deles pode ser o tema da redação do seu exame. Para isso, a Internet é uma ferramenta fundamental.

Experimente consultar provas antigas do ENEM ou da universidade na qual se quer ingressar, disponíveis na Internet, para ter uma noção de como foram aplicadas as redações anteriores, se familiarizando em como os temas podem ser apresentados em uma próxima prova.

E mais uma dica: verifique quanto tempo você leva para criar uma redação. Muitos candidatos perdem muito tempo no início ou no meio do texto, e se atrasam na hora de finalizar a redação de forma completa e coerente, justamente porque o tempo da prova chegou ao final.

Nenhum comentário:

Postar um comentário