segunda-feira, 29 de agosto de 2016

A COMPETÊNCIA 5 DA REDAÇÃO DO ENEM

V - Elaborar proposta de intervenção para o problema abordado, respeitando os direitos humanos.

Como visto acima, na competência V, verifica-se como o participante do Enem indicará as possíveis variáveis para solucionar a problemática desenvolvida; quais propostas de intervenção apresentou; qual a relação destas com o projeto desenvolvido sobre o tema proposto e a qualidade dessas propostas, mais genéricas ou específicas, tendo por base a solidariedade humana e o respeito à diversidade de pontos de vista, eixos de uma sociedade democrática.
Como não tem especificando onde se devam fazer as intervenções, elas podem ser no desenvolvimento do texto, mas, o mais comum, tem sido na conclusão, fechando a redação após a retomada do tema e da tese apresentados. 
Atenção: não dê apenas uma intervenção! O melhor é abordar diversas áreas para as soluções serem contempladas na sua "maior possível" totalidade, não seja parcial ou veja o lado apenas por um ângulo. Tente envolver no mínimo três destes setores: governo, instituições, empresas, terceiro setor, sociedade, família ou indivíduo. 
Obedecendo a uma intervenção que passe por várias áreas, ficará mais fácil de se tornar lógica, racional, coletiva, respeitando sempre o que a banca quer de nós!



Bom estudo!

Nenhum comentário:

Postar um comentário