quarta-feira, 5 de outubro de 2016

A COMPETÊNCIA 1 DA REDAÇÃO DO ENEM

I. Demonstrar domínio da norma culta da língua escrita.

Sabe aquela aula de Gramática que você filou no cursinho ou não deu a devida importância na sala de aula, porque acha que hoje o que vale é somente interpretação de texto? Pois é.

A competência I é disparada a mais difícil de todas. Espera-se que o participante do Enem escolha o registro adequado a uma situação formal, portanto culta-escrita, de produção de texto, sobre um tema qualquer da atualidade.

Na avaliação, serão considerados os fundamentos linguísticos do texto escrito, refletidos na utilização dessa variante culta, em aspectos como: sintaxe de concordância, regência e colocação; pontuação; flexão; ortografia; e adequação de registro demonstrada, no desempenho normativo, de acordo com a situação formal de produção exigida.

Por conta das “gracinhas” de 2012, lembram?, e da mídia negativa em torno de algumas redações nota mil com erros de português, essa competência está sendo cobrada de forma mais severa do que em relação aos anos passados.

A leitura de textos informativos (revistas, jornais, sites, livros, enciclopédias, etc.), a prática de redação (escrever ao menos dois textos por semana!) e a reescrita do texto corrigido, tudo isso é a porta de entrada para o seu sucesso no Enem ou em qualquer vestibular!


Abraços,

Nenhum comentário:

Postar um comentário