quinta-feira, 9 de maio de 2013

ATENÇÃO AOS ENGRAÇADINHOS DO ENEM...


08/05/2013 17h26 - Atualizado em 08/05/2013 17h27

MEC fará blitz contra 'miojo' e erros na redação do Enem; veja as regras

Corretores terão que justificar nota máxima em redação com erro, diz MEC.
Enem abre inscrições na segunda; provas serão em 26 e 27 de outubro.

Do G1, em Brasília e em São Paulo


A partir da edição de 2013, a prova de redação do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) não tolerará deboches, como receita de miojo ou hino do Palmeiras, ou provas com nota máxima que contenham erros. As novas medidas foram anunciadas nesta quarta-feira (8) pelo ministro da Educação, Aloizio Mercadante, que considera o aumento no rigor como "a grande mudança" do exame neste ano. O Ministério da Educação vai também aumentar o valor pago por redação a cada corretor, de R$ 2,35 para R$ 3,00.

As inscrições serão abertas na segunda-feira (13) e poderão ser feitas até o dia 27 de maio. A taxa de inscrição, de R$ 35, deve ser paga até 29 de maio para confirmar a inscrição. As provas serão realizadas nos dias 26 e 27 de outubro.

Segundo Mercadante, três mudanças devem garantir uma correção mais rigorosa neste ano: a proibição do deboche, a exigência do domínio da norma culta para receber a nota máxima e a redução da discrepância máxima nas notas dos dois corretores para que a redação seja encaminhada por uma terceira avaliação independente.

"A avaliação nossa é que [a correção das redações em 2012] foi muito positiva. No entanto, seis redações foram debatidas publicamentes, em [um universo de] mais de 4 milhões. É um nível de problema muito específico, muito localizado. Mas mesmo assim a gente aprende com essa avaliação", disse o ministro.

Entenda abaixo o que mudou nas regras da redação do Enem:

Deboche dará nota zero

Para coibir tentativas de deboche na prova, um item será acrescentado no artigo do edital que fala sobre as razões para que uma redação receba nota zero do MEC. O item 14.9.5 do edital que deve ser publicado na quinta-feira afirma que a redação "que apresente parte do trecho deliberadamente desconectada com o tema proposto, que será considerada 'anulada'".

A nova regra já estava em debate pela comissão que elabora o edital do Enem, depois que candidatos que no último Enem inseriram receita do miojo e o hino do Palmeiras no texto ganharam notas 560 e 500, respectivamente. Esse tipo de teste ao Enem, agora, será punido com a nota zero.

Veja como ficam as regras do edital para a anulação da prova:

14.9 Em todos as situações expressas abaixo, será atribuída nota zero à redação:
14.9.1 que não atender a proposta solicitada ou que possua outra estrutura textual que não seja a do tipo dissertativo-argumentativo, o que configurará “Fuga ao tema/não atendimento ao tipo textual”;
14.9.2 sem texto escrito na Folha de Redação, que será considerada “Em Branco”;
14.9.3 com até 7 (sete) linhas, qualquer que seja o conteúdo, que configurará “Texto insuficiente”;
14.9.3.1 linhas com cópia dos textos motivadores apresentados no Caderno de Questões serão desconsideradas para efeito de correção e de contagem do mínimo de linhas;
14.9.4 com impropérios, desenhos e outras formas propositais de anulação, que será considerada “Anulada”.
14.9.5 que apresente parte do trecho deliberadamente desconectada com o tema proposto, que será considerada "Anulada".

Nota mil com erro
Segundo Mercadante, a partir deste ano, o candidato terá que "ser muito mais rigoroso para tirar a nota máxima". Ele afirmou que a primeira competência (demonstrar domínio da norma padrão da língua escrita) terá o item 5, que equivale à nota mais alta da competência, alterado para aumentar a exigência.

A partir deste ano, para tirar a nota máxima nesta competência, a redação só poderá ter erros de português considerador como uma "excepcionalidade" e quando "não caracterizem reincidência". O objetivo é evitar que redações com poucos desvios gramaticais ou convenções de escrita recebam a nota máxima na prova.
 (veja as competências na tabela abaixo):

COMPETÊNCIAS AVALIADAS NA PROVA DE REDAÇÃO DO ENEM
Competência 1
Competência 2**
Competência 3
Competência 4
Competência 5
Demonstrar domínio da norma padrão da língua escrita.*
Compreender a proposta de redação e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o tema dentro dos limites estruturais do texto dissertativo-argumentativo.
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista.
Demonstrar conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários à construção da argumentação.
Elaborar proposta de intervenção para o problema abordado, respeitando os direitos humanos.
Valor: 0 a 200
Valor: 0 a 200
 
Valor: 0 a 200
Valor: 0 a 200
Valor: 0 a 200
(*) Dentro desta competência, o nível 5 foi alterado para reduzir a tolerância a desvios gramaticais
(**) OBS: Caso o candidato tenha nota zero na Competência 2, ele terá a prova anulada
Fonte: MEC/Inep
A nota 1.000, então, só será atingida se o candidato garantir a pontuação máxima na competência 1. "Todas as notas mil os avaliadores vão ter que justificar com rigor. Só será aceito desvio se for excepcional, portanto, eles vão ter que justificar a excepcionalidade", disse Mercadante.
Correção feita por três avaliadores

Todas as redações do Enem são corrigidas por pelo menos duas pessoas. A necessidade de um terceiro corretor para reavaliar provas com notas discrepantes deve aumentar neste ano. Segundo o MEC, agora, todas vezes que as duas notas tiverem uma diferença de mais de 100 pontos, um terceiro avaliador corrigirá a prova para que se chegue à nota final. No ano passado, essa tolerância era de 200 pontos.

Se a nota em um das cinco competências (que vai de 0 a 200) tiver discrepância de 80 pontos, a redação também vai para o terceiro corretor.

Por causa da mudança, Mercadante afirmou que estima um aumento no número de redações que passem pela terceira correção. Em 2012, 21% das provas estiveram nessa situação. Agora, ele afirma que essa porcentagem chegue a um terço.

Para garantir uma correção mais rigorosa, Mercadante anunciou um aumento no número de corretores. Em 2012, foram contratados 5.692 corretores, 234 supervisores de avaliação, 468 auxiliares e dez subcoordenadores pedagógicos para o processo de avaliar as redações, mas
mais de 300 deles foram afastados por não cumprirem os requisitos de qualidade.

quarta-feira, 8 de maio de 2013

ATENÇÃO: INSCRIÇÕES PARA O ENEM COMEÇAM SEGUNDA


08/05/2013 15h50 - Atualizado em 08/05/2013 16h18

Provas serão nos dias 26 e 27 de outubro, afirmou Aloizio Mercadante.

'A grande mudança vai ser no maior rigor com a redação', diz o ministro.

Do G1, em Brasília e em São Paulo
ente agora
O ministro Aloizio Mercadante e o presidente do Inep, Luiz Claudio Costa, divulgam as regras do Enem 2013 (Foto: Vitor Matos/G1)
O ministro Aloizio Mercadante e o presidente do
Inep Luiz Claudio Costa, divulgam as regras do
Enem 2013 (Foto: Vitor Matos/G1)
As inscrições para a edição de 2013 do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) serão abertas na segunda-feira (13), afirmou nesta quarta-feira (8) o ministro da Educação, Aloizio Mercadante. Segundo a pasta, o edital com todas as normas da prova deve ser publicado na edição de quinta-feira (9) do "Diário Oficial da União".
Segundo Mercadante, as provas serão realizadas nos dias 26 e 27 de outubro. Os portões serão abertos às 12h (horário de Brasília).
O ministro afirmou que o período de inscrições vai dos dias 13 e 27 de maio, e os candidatos terão até o dia 29 de maio para pagarem a taxa de inscrição.
Neste ano, a logística do exame deve envolver 1.632 municípios brasileiros. O MEC estima que será necessária a impressão de 13,5 milhões de provas para os candidatos.
'Maior rigor com a redação'
As regras de correção do Enem serão semelhantes às da edição de 2012. Porém, segundo Mercadante, "a grande mudança vai ser no maior rigor com a redação". Para isso, um item será acrescentado no artigo do edital que fala sobre as razões para que uma redação receba nota zero do MEC. O item 14.9.5 do edital que deve ser publicado na quinta-feira afirma que a redação "que apresente parte do trecho deliberadamente desconectada com o tema proposto, que será considerada 'anulada'".

A nova regra já estava em debate pela comissão que elabora o edital do Enem, depois que candidatos que no último Enem inseriram receita do miojo e o hino do Palmeiras no texto ganharam notas 560 e 500, respectivamente. Esse tipo de deboche, agora, será punido com a nota zero.
Além disso, uma das cinco competências exigidas pela redação será mais rígida: trata-se da quinta, que fala sobre o "domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa". A partir deste ano, erros de português só serão desconsiderados quando forem uma "excepcionalidade" e quando "não caracterizem reincidência". O objetivo é evitar que redações com poucos desvios gramaticais ou convenções de escrita recebam a nota máxima na prova.
A partir deste ano, caso queira dar nota 1.000 para uma redação que contenha algum desvio, o ministro afirmou que "a banca tem que justificar que aquele desvio é excepcional para justificar uma nota máxima".
Para garantir uma correção mais rigorosa, Mercadante anunciou um aumento no número de corretores. Em 2012, foram contratados 5.692 corretores, 234 supervisores de avaliação, 468 auxiliares e dez subcoordenadores pedagógicos para o processo de avaliar as redações, mas mais de 300 deles foram afastados por não cumprirem os requisitos de qualidade.
Sobre o Enem
O exame do MEC é realizado uma vez por ano e tem cinco provas: quatro com questões de múltipla escolha e uma redação. Sua nota pode ser usada para processos seletivos centralizados pelo próprio ministério ou em vestibulares de instituições públicas e particulares que usam a pontuação do Enem parcial ou integralmente para selecionar seus calouros.

O Enem 2013 é obrigatório para estudantes interessados em disputar vagas em mais de 100 instituições federais e estaduais de ensino superior participantes do Sistema de Seleção Unificada (Sisu). Além disso, devem se inscrever para a prova vestibulandos que pretendem cursar a faculdade em uma instituição particular com bolsa de estudos parcial ou integral do Programa Universidade para Todos (Prouni).

terça-feira, 7 de maio de 2013

REDAÇÕES NOTA MIL DO ENEM 2012

Veja exemplos de redações nota 1000 no enem 2012
Apenas 1,1% dos candidatos teve pontuação acima de 900

Tópicos da matéria:
·         Enem e vestibular

Publicado:6/02/13 - 12h51
Atualizado:4/03/13 - 9h40


Gráfico mostra distribuição de notas por participantes Reprodução / Internet

RIO - Apenas 1,1% dos candidatos que fizeram o Enem 2012 obteve nota acima de 900 na redação. A faixa de notas que concentra o maior número de participantes é a que vai de 400 a 499, com 25,4% das pessoas que fizeram a prova. Os dados foram disponibilizados nesta quarta-feira (6) pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), junto com o espelho de correção dos textos produzidos.
O tema da redação foi “A imigração para o Brasil no século XXI”. Logo após a realização da prova, em novembro do ano passado, muitos estudantes disseram que foram pegos de surpresa pelo assunto, já que grande parte apostava em política ou meio ambiente.

Redações nota mil
A estudante Yárina Rangel, de 20 anos, faz parte do seleto time de candidatos que tirou nota máxima na redação. Ela estudava no A_Z e fez vestibular pela terceira vez em 2012. Ela passou para Medicina na UFRJ, curso que teve a maior nota de corte no Sistema de Seleção Unificada (Sisu). No texto, ela sugere parcerias entre governo e terceiro setor e até uma “cartilha do imigrante”.
— Saí da prova confiante, mas preocupada, porque com todas essas mudanças na correção da redação não sabia se teria a atenção devida. Treinei bastante no cursinho, principalmente às vésperas da prova. A nota foi fruto de muito esforço. Não era boa em redação, demorava muito para escrever e me enrolava. Mas, graças à pratica quase diária, consegui melhorar bastante — conta.
Confira abaixo algumas redações que ganharam nota mil da banca:


Tirou nota mil também? Mande sua redação para megazine@oglobo.com.br.


Leia mais sobre esse assunto em
 http://oglobo.globo.com/vestibular/enem-2012-veja-exemplos-de-redacoes-nota-1000-7506245#ixzz2SXfC9nGE 
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domingo, 5 de maio de 2013

COMO DESENVOLVER UMA TESE?



Como desenvolver uma tese?
Por CAMILA DALLA POZZA PEREIRA
2ª publicação sobre dissertação – argumentativa
Ao lermos as propostas de redação do ENEM, percebemos que elas vêm acompanhadas do tema e da coletânea de textos que tem a função de inspirar, motivar e expandir o seu raciocínio e a de fixar um padrão temático e não deixar que você fuja do que foi exigido. A coletânea não é um roteiro temático e sim um conjunto de possibilidades diversas de abordar a complexidade do tema com o qual, supõe-se, que você, candidato, já teria tido algum contato. Os textos não possuem, entre si, uma hierarquia; eles podem e devem ser aproveitados de diferentes formas, conforme o modo de cada um mobilizar seu trabalho de leitura e escrita em função de seu projeto de texto.
Assim, ao lermos o tema e a coletânea textual, devemos analisar que padrão temático ela estabelece. Por exemplo, a proposta de redação do ENEM 2011 (“Viver em rede no século XXI: os limites entre o público e o privado”) vinculava-se a um assunto mais amplo, “tecnologia”, e envolveu a discussão sobre privacidade no uso da internet na vida cotidiana, sob a forma das redes sociais. Isso comprova que o tema proposto é um recorte do assunto “tecnologia” sob o ponto de vista da “inserção da informática na vida cotidiana”, que poderia gerar também outros temas como “A influência do telefone celular nas relações interpessoais”, “O comércio eletrônico via Web”, “Inclusão digital e a mudança de hábitos de leitura” e “Hackers e crimes cibernéticos” etc.
Para desenvolver o tema proposto, o participante deveria abordar o uso das redes sociais, tais como MSN, Orkut, Twitter e Facebook, discutindo a questão da privacidade – quais os pontos positivos e negativos da exposição da vida pessoal que hoje ocorrem devido aos avanços tecnológicos. A redação deveria, portanto, problematizar as consequências dessa exposição excessiva que torna a vida privada cada vez mais pública e os riscos decorrentes dessa exposição, procurando defender uma tese, um ponto de vista a esse respeito.

Cuidado para não tangenciar o tema
Considera-se tangenciamento ao tema a abordagem parcial, ou marginal, do tema dentro do assunto. Por exemplo, se um candidato ao ENEM 2011 abordasse outros aspectos relacionados à inserção da informática na vida cotidiana, como inclusão digital, internet de um modo geral, referindo-se de forma superficial e paralela às redes sociais e à questão da privacidade, poderia ser considerada como fuga parcial ao tema, ou tangenciamento. Isso ocorre porque o autor partiu do assunto “tecnologia” (levando-se em conta que “assunto” é mais amplo do que “tema”) sem focalizar plenamente o tema “redes sociais e privacidade”. O tema foi abordado, portanto, apenas parcialmente, de maneira marginal, superficialmente. O tangenciamento também ocorreria se a redação abordasse a questão da  privacidade  sem  relacioná-la às redes  sociais ou se confundisse a distinção entre público x privado com governamental x particular, gratuito x pago.

Não fuja do tema!
Fugir do tema é abordá-lo de uma forma completamente diferente do recorte temático feito pela coletânea textual e, assim, construir um texto que nada tenha a ver com a proposta de redação. Ainda no exemplo do ENEM 2011, dentro do assunto tecnologia, a não consideração dos limites entre o público e o privado na questão dos avanços em hardware, como tablets e smartphones, foi considerada fuga ao tema. Foi considerada também fuga ao tema a  abordagem de temas relacionados a outros assuntos, como meio ambiente, saúde ou educação.

Como começar a escrever?
Uma prova de redação é, essencialmente, uma prova de leitura e escrita que visa avaliar a leitura do aluno da proposta de redação, seu conhecimento prévio (escolar e de mundo) e sua escrita, isto é, como ele definiu sua tese e a desenvolveu através de argumentos e estratégias argumentativas. Para tanto, é essencial um projeto de texto no qual tudo esteja organizado e ele pode ser feito no rascunho.
O projeto básico de uma dissertação – argumentativa é o seguinte:
No rascunho, você pode construir o seu projeto de texto tendo em mente esta estrutura básica.
Título

O título deve ser diferente do tema, já que trata do seu ponto de vista particular sobre ele. O título é como se fosse o cartão de visitas do texto, pois ele será a primeira parte a ser lida e, por isso, deve ser expressivo, isto é, deve chamar a atenção, de alguma forma, para o seu texto; é como uma manchete de jornal que deve ser boa o bastante a levar o leitor a ler a matéria inteira. Assim, o título deve estar relacionado ao tema e à tese e deve ser, na medida do possível, criativo e nada vago. Ainda pensando no ENEM 2011, títulos como “A internet” seriam considerados pouco expressivos, vagos e nada criativos. Palavras-chaves retiradas do tema e da coletânea podem compor um bom título.
Introdução

A introdução é, normalmente, o 1º parágrafo da dissertação – argumentativa e é nela que o tema e a sua tese devem ser apresentados ao leitor. Aliás, pensando nele, lembre-se que qualquer um deve conseguir ler seu texto e, assim, não pressuponha que o leitor conheça a proposta de redação e o tema: o leitor deve conhecer o tema através do seu texto, através da sua tese. É como quando um jornalista escreve uma notícia: é ele quem deve contar e apresentar os fatos ao leitor, que nada sabe do ocorrido. Vamos ver um exemplo de uma das melhores redações da Fuvest 2012; você saberia dizer, pela introdução, qual é o tema e a tese da redação?

O triste aborto político
 Em 2011, a revista “Time” elegeu como a pessoa do ano o ser que protesta, “The Protestant”. De fato, tal ação foi amplamente verificada no ano que se passou, como exemplifica a “Primavera Árabe”. Nesta, milhares de pessoas lutaram pelos seus direitos e exigiam algo que muitos parecem ter esquecido: participação política.
Entretanto, enquanto muitos árabes lutam por seus direitos políticos, o mundo ocidental parece ter descartado tal conquista, tratando-a como um objeto substituível por outras coisas que preenchem o vazio ali estabelecido. (…)
Esta candidata optou por fazer a introdução em dois parágrafos e não há problemas nisso, já que não há uma fórmula perfeita e única de se escrever uma dissertação-argumentativa. Ela poderia, muito bem, ter juntado estes dois parágrafos, mas optou por separá-los. Repare como a menção de informações atuais como a eleição da Time e a Primavera Árabe contextualizam melhor o tema. O tema também auxilia, já que é impactante.
Exemplo da Fuvest 2011; qual é o tema e a tese?

Sobre equívocos, Narcisos e imediatismos
Caracterizada pela evidente degradação do “ser” em “ter”, a atual estrutura socioeconômica, embasada no que é efêmero e aparente, acarreta na vida uma desvastadora inversão de valores. Os indivíduos, influenciados pela vivência em meio a um mercado de consumo marcado pela competição, passaram a enxergar o outro como um inimigo em potencial. Diante disso, entre relacionamentos superficiais, valores egocêntricos e atitudes que priorizam o imediato, o altruísmo vai se desfalecendo e se tornando uma raridade no mundo contemporâneo. (…)
Já na introdução, a candidata não só apresenta o tema e introduz a sua tese como as contextualiza e as relaciona com aspectos sociais e econômicos e também faz isso no título que traz uma alusão histórica – mitológica, o que demonstra seu amplo conhecimento prévio e sua capacidade de relacionar assuntos.
Na próxima publicação, veremos algumas maneiras de como introduzir a tese e apresentar o tema na introdução, além de desenvolver esta tese. Até lá!
PS: Se você respondeu que os temas da Fuvest 2012 e 2011 foram, respectivamente, participação política (Participação política: indispensável ou superada?) e altruísmo (O altruísmo e o pensamento a longo prazo ainda têm lugar no mundo contemporâneo?), você acertou! Parabéns!
*CAMILA DALLA POZZA PEREIRA é graduada em Letras/Português pela UNICAMP – Universidade Estadual de Campinas/SP – Atua na área de Educação exercendo funções relativas ao ensino de Língua Portuguesa, Literatura e Redação. Foi corretora de redação na 1ª fase e de Língua Portuguesa na 2ª fase do vestibular 2013 da UNICAMP – Universidade Estadual de Campinas/SP. Participou de avaliações e produções de diversos materiais didáticos, inclusive prestando serviço ao Ministério da Educação.
**Camila agora também é colunista semanal sobre redação do infoEnem. Um orgulho para nosso portal e um presente para nossos leitores! Suas publicações serão sempre às quintas-feiras, não percam!

sexta-feira, 3 de maio de 2013

COMO ESTUDAR PARA O ENEM 2013


MAIO 1, 2013 POR 

Como estudar Redação para o Enem 2013
Enfim chegamos ao término da nossa série. E pra fechar com chave de ouro, falaremos de técnicas e dicas para você se dar bem na produção da redação do Enem.

Primeiramente, atenção nos limites! A redação, obrigatoriamente um texto dissertativo-argumentativo, deve ter no mínimo sete linhas e no máximo trinta.
Agora, vamos dar uma olhada nas competências que são avaliadas:
 
I- Demonstrar domínio da norma padrão da língua escrita.

II- Compreender a proposta de redação e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o tema, dentro dos limites estruturais do texto dissertativo-argumentativo.
III- Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista.
IV- Demonstrar conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação.
V- Elaborar proposta de solução para o problema abordado, respeitando os valores humanos e considerando a diversidade sociocultural.
Essas são as competências que serão avaliadas dos candidatos. Portanto, é bom tê-las em mente quando estiver elaborando seu texto.
Referente à quinta competência, um dos aspectos importantes a ser destacado é quanto à proposta de solução do problema abordado. Tal intervenção, além de não revelar uma posição ideológica comprometedora, deve ser factível, realizável. Ou seja, prender todos os criminosos NÃO é uma solução para acabar com a violência urbana!
 
Segue outras dicas que você deve se lembrar na hora da redação:

1 – Cuidado com palavrões, chavões e piadas.
2 – Capriche na caligrafia. Afinal, vale de tudo para tentar agradar os corretores.
3 – Atenção na ortografia e na gramática, pois você pode perder pontos valiosos com esses deslizes.
4 – Embora seu texto tenha os limites de 7 e 30 linhas, tente fazer em torno de 20. Com muito menos fica impossível defender suas ideias e com muito mais seu texto pode ficar cansativo e obrigar o corretor a lê-lo rapidamente, o que claramente não é interessante.

E para estudar (treinar)? Como proceder?

Primeiramente, escreva muito! Afinal, não se deixe enganar com a frase “quem lê bastante, escreve bem”. Isso não é necessariamente verdade. Quem lê muito, lê bem. Para escrever bem, tem que escrever muito. Uma redação por semana é o mínimo!
Outra dica interessante é acompanhar nossos artigos semanais escritos pela professora CAMILA DALLA POZZA PEREIRA. Todas as quintas ela fornece informações valiosas sobre como melhorar seu desempenho na produção de textos.
Estamos certos que, seguindo nossas sugestões, sua confiança na hora de produzir sua redação irá aumentar significativamente.
E Antes de indicar alguns espaços com mais dicas sobre produção de texto, aproveitamos para darmos como finalizada nossa série de publicações que destacou características e dicas de cada matéria dentro do Enem, agradecendo a todos os elogios recebidos.
Abaixo, uma lista de sites e blogs sobre redação que vale a pena você conhecer.

quinta-feira, 2 de maio de 2013

TOP 10 DE REDAÇÃO

Selo do Infoenem de Top 10 do Brasil.


É com grande alegria que anunciamos que o nosso Blog foi novamente indicado em 2013 como Top 10 de Redação  no Brasil (Leia aqui).

Aqueles que desejam estudar e se preparar melhor para as provas do Enem, podem acessar as Apostilas do site Infoenem e meter as caras!!!

Boa sorte!

USO CORRETO DAS PALAVRAS


QUESTÃO ÚNICA:
Distinga o significado, elaborando frases coerentes e criativas utilizando as palavras abaixo:



ABSORVER
ABSOLVER

ACENDER
ASCENDER

ACERCA DE
A CERCA DE ou CERCA DE
HÁ CERCA DE

ACENTO
ASSENTO

AFIM
A FIM

ANTE
ANTI

A MENOS DE
HÁ MENOS DE

AO ENCONTRO DE
DE ENCONTRO A

AONDE
ONDE

A PAR DE
AO PAR

ARREAR
ARRIAR

ASILAR-SE
EXILAR-SE

À TOA
À-TOA

BEM-VINDO
BENVINDO

CAÇAR
CASSAR

CELA
SELA

CENSO
SENSO

CESSÃO
SESSÃO
SEÇÃO

CERRAR
SERRAR

CERVO
SERVO

CHEQUE
XEQUE

CINTO
SINTO

TAXA
TACHA

COMPRIMENTO
CUMPRIMENTO

CONCERTAR
CONSERTAR

DEGRADAR
DEGREDAR

DESERTADO
DESERDADO

DELATAR
DILATAR

DESCRIÇÃO
DISCRIÇÃO

DESCRIMINAR
DISCRIMINAR

DEMAIS
DE MAIS

DIA A DIA
DIA-A-DIA

DIVAGAR
DEVAGAR

EMERGIR
IMERGIR

EMIGRAR
IMIGRAR

EMINENTE
IMINENTE

ESPIAR
EXPIAR

DESPERCEBIDO
DESAPERCEBIDO

FLUIR
FRUIR

FRAGRANTE
FLAGRANTE

FUZIL
FUSÍVEL

GRAÇA
GRASSA

HAJA
AJA

HOUVE
OUVE

INCIPIENTE
INSIPIENTE

INCERTO
INSERTO

INFLAÇÃO
INFRAÇÃO

INFLIGIR
INFRINGIR

JUGO
JULGO

LAZER
LASER

MAS
MAIS
MÁS

MAL
MAU

MANDADO
MANDATO

MÍSTICO
MÍTICO

NEM UM
NENHUM

POR ORA
POR HORA

POSAR
POUSAR

RETIFICAR
RATIFICAR

SESSÃO
CESSÃO
SEÇÃO

SURTIR
SORTIR

SEDE (SÊDE)
SEDE (SÉDE)

SÚBITO
SÚDITO

TAMPOUCO
TÃO POUCO

TRÁFEGO
TRÁFICO

TRÁS
TRAZ