terça-feira, 12 de março de 2013

A ARTE DO HAICAI


O haicai

O haicai é uma forma poética que se originou no Japão no século XVI. Muito difundido naquele país, vem se espalhando por todo o mundo desde o início do século XX. Possui uma longa história que retoma a filosofia espiritualista e o simbolismo. Sua composição obedece a regras bem definidas; entretanto, existem poemas baseados em apenas algumas das suas características.
Mais do que inspiração, é preciso meditação, esforço e principalmente percepção para a composição de um verdadeiro haicai.




O QUE É O HAI CAI

O haicai – haiku* – se caracteriza pela brevidade da sua forma.
Com o poeta Matsuo Bashô, um dos nomes mais importantes da Literatura Japonesa, o haicai ganha a definição, a grandeza e a solenidade que o distinguem até hoje. Apesar de possuir uma estrutura menor que a dos demais poemas, agrega profundidade e expressão existencial.
No Brasil, o haicai chegou no início do século XX e hoje conta com adeptos famosos como Afrânio Peixoto, Guilherme de Almeida, Haroldo de Campos, Millôr Fernandes, Paulo Leminski, Helena Kolody, entre outros.

*Haiku: nome dado ao haicai no Japão e na maioria dos países do mundo.

Um "HAIKU" famoso de Bashô, 1686: 



  
Haiku escrito por Bashô no Japão, em 1686. Provavelmente, é o haicai mais famoso de todos os tempos.

O Haiku acima foi interpretado por R.H. Blyth da seguinte forma:

"O tanque é velho, em um velho jardim. As árvores são velhas de outras eras e seus troncos esverdeados pelo mesmo musgo que cobre as pedras. O grande silêncio remonta a eras anteriores ao homem e seus ruídos. Uma rã salta. O jardim inteiro, o universo inteiro contido em um simples chape – som que está além do som e do silêncio, e ainda assim é o som da água do velho tanque".

POETAS

Afrânio Peixoto foi um dos primeiros cultivadores do haicai no Brasil. A ele se seguiram vários outros, mas foi apenas com Guilherme de Almeida que o haicai se popularizou, dado o prestígio do poeta e a boa qualidade de alguns dos poemas.
Fora da comunidade japonesa, Leminski representa a melhor e a mais conhecida realização de haicais no Brasil. Pode-se dizer que seus haicais não se parecem muito com o haiku, tal como é feito hoje em japonês, mas não há a menor dúvida de que na sua poesia se encontram presentes, em alto grau, algumas das qualidades mais notáveis do haicai, como as que foram descritas e difundidas em língua inglesa.

MAIS SOBRE O HAICAI

Haicai é um poema de origem japonesa, que chegou ao Brasil no início do século 20 e hoje conta com muitos praticantes e estudiosos brasileiros. No Japão, e na maioria dos países do mundo, é conhecido como haiku.
Segundo Harold G. Henderson, em Haiku in English, o haicai clássico japonês obedece a quatro regras:

·                     Consiste em 17 sílabas japonesas, divididas em três versos de 5, 7 e 5 sílabas
·                     Contém alguma referência à natureza (diferente da natureza humana)
·                     Refere-se a um evento particular (ou seja, não é uma generalização)
·                     Apresenta tal evento como "acontecendo agora", e não no passado.

No transplante do haicai para outros países, algumas das regras anteriores são seguidas com maior ou menor fidelidade, enquanto outras podem ser mesmo ignoradas, dependendo de cada poeta ou da escola seguida. Nestas páginas, tentaremos definir o haicai escrito em português, especialmente a partir do ponto de vista do Grêmio Haicai Ipê, grupo que se reúne desde 1987 para estudar e praticar esta forma poética.

Nenhum comentário:

Postar um comentário