quarta-feira, 30 de outubro de 2019

ENFIM, CHEGOU A HORA...

AOS "ENENZEIROS":

Chegou a hora tão esperada para o estudante do Ensino Médio: a prova do Enem. Agora é o momento de colher os louros, os resultados, de tanto esforço, persistência, dedicação e, por que não, abdicação por um ano de estudos!

Depois de tantos anos, muitos ainda me perguntam: "e o tema da redação, professor?" Isso é o menos importante, acreditem! Importante é saber o que fazer com qualquer tema que cair... Importante é ter visão crítica, social e saber dar as intervenções necessárias ao assunto tratado! É saber como iniciar, desenvolver e concluir uma dissertação!

Mesmo assim, sem mediunismo ou profetismo, pode-se indagar acerca de algumas possibilidades temáticas, sabendo que é um TIRO NO ESCURO, sem nenhum sentido pragmático real, como sói acontecem aos chutômetros da vida!

TEMAS POLÊMICOS

Desnecessário dizer que este ano não cairá temas de natureza polêmica, o atual (des?) governo deve fugir de bolas divididas com tanta propaganda contra, tantos desafetos, tantas confusões e ineficiências neste primeiro ano. Então, temas que envolvem maioridade penal, armamento civil, aborto, corrupção, destruição do meio ambiente, milícias, serviços públicos, etc., estará absolutamente fora de cogitação! Seria um tiro no pé... 

LGBTQR

De acordo com o MEC, Inep e o próprio presidente, o tema de 2019, assim como toda a prova, sofrerá censura ideológica. Dessa forma, temas que tratem do público LGBTQR estarão totalmente fora de pauta! Novamente, o (des?) governo não dará visibilidade a esse assunto, que é tão necessário, importante e válido no século XXI. Porém, para os ultradireitistas, fanáticos e com forte influência de uma igreja protestante fora da realidade, pode-se descartar esse viés das minorias. 

CLICHÊS

Fazendo um apanhado dos principais sites cujo foco seja o Enem há temas que parece serem comuns a todos eles. Elencarei aqui alguns que considero como principais:

  • Saúde mental;
  • Mídias Sociais;
  • Educação;
  • Tecnologia;
  • Envelhecimento da população.

Claro que o "enenzeiro" deve imaginar os respectivos subtemas vinculados a esses temas gerais, a exemplo, saúde mental pode vir com o enfoque em depressão, suicídio, (cyber) bullying, ansiedade, etc., envolvendo sempre a faixa etária dos jovens, público alvo da prova. Esse tipo de assunto pode ser tratado no texto, de forma que não se ataque, desmoralize-se, a política de antão. 

LEIS QUE INFLUENCIARAM PROVAS ANTERIORES

Há, no entanto, uma galera das "teorias conspiratórias" dizendo que as últimas cinco provas do Enem foram baseadas em Leis ou Projetos de Lei votados no primeiro semestre. Assim, fizemos uma busca das principais leis votadas neste ano, para informá-lo, meu nobre leitor, a respeito. Vamos a elas:

Lei 13. 819 - dispõe sobre a prevenção ao suicídio e automutilação;
Lei 13.803 - dispõe sobre a frequência e evasão escolar;
PL sobre doação de órgãos e
Lei 13.812 - dispõe sobre a busca de desaparecidos.

Fiquem atentos a isso e não deixem de passar os olhos nessas leis supracitadas.

Eis aí um esboço do que pode cair como tema da prova de redação do Enem 2019. Desejamos de coração a todos os nossos seguidores, eventuais ou não, uma ótima prova e que Deus, na sua imensa sabedoria e justeza, possa iluminar a mente de cada um em particular!  

Sucesso a todos!!!

Nenhum comentário:

Postar um comentário