sábado, 21 de abril de 2012

CRITÉRIOS GERAIS PARA CORREÇÃO DE REDAÇÃO


São quatro aspectos ou critérios que quaisquer bancas examinadoras de Vestibulares, ENEM e Concurso corrigem as redações:

1. Aspecto Estético (tem caráter obrigatório, por se tratar de um documento, de um texto formal. Não se ganha ponto pelo acerto, só desconta!)

·        Nunca rasure ou borre;
·        Sobreposições;
·        Margens regulares;
·        Paragrafação bem feita;
·        Local do título;
·        Observe a quantidade de linhas solicitadas na prova;
·        Legibilidade (Cuidado! Só este aspecto estético pode eliminar o seu texto).

2. Aspecto Gramatical (todo o componente responsável pela expressão, as regras, as características formais da língua)

·        Faça a concordância e a flexão correta dos tempos verbais;
·        Não fragmente a frase, separando o sujeito do predicado;
·        Cuidado com a separação silábica;
·        Cuidado com a pontuação, acentuação e ortografia;
·        Use corretamente os pronomes;
·        Eco textual;
·        Termos coloquiais;
·        Emprego equivocado do gerúndio.

3. Aspecto Estilístico (Maneira, estilo, jeito que cada um escreve. Pode-se pedir o mesmo tema para milhares de estudantes e cada um fará o seu próprio texto!)

·        Evite repetição de palavras;
·        Não escreva períodos muito curtos (que travam o texto) nem muito longos (que possibilitam o erro);
·        Cuidado com o abuso do “e”, “mas”, “que”, “pois”;
·        Não seja prolixo;
·        Marcas da Oralidade;
·        Cuidado com o internetês ou com siglas;
·        Uso inadequado do “onde”;
·        Uso de palavras desnecessárias ou ideias repetidas.

4. Aspecto Estrutural (Critérios mais valiosos, desconta e elimina em quase todos eles)
·        Observe a estrutura solicitada;
·        Organização das ideias;
·        Não fuja do tema proposto;
·        Não faça os parágrafos/ideias incompletos, ingênuos, intimistas, racistas, etc.;
·        Não escreva em verso ou a lápis;
·        Informatividade conta muito ponto;
·        A originalidade é fundamental;
·        Cuidado com a coerência e coesão, regras de ouro na dissertação.

AGORA, MÃOS À OBRA!

7 comentários:

  1. caso a redação seja feita de cabeça pra baixo ?
    Elimina?

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  2. Ai, ai, ai...
    Vc quer dizer que escreveu sua redação na Folha Definitiva de cabeça para baixo sem perceber? Se foi isso, não sei a resposta. Nunca vi ou ouvi falar sobre isso... Mas utilizemos a lógica: se a prova for escaneada (digitalizada) e enviada para o corretor, qual a diferença de ter sido escrita de cabeça p cima ou de cabeça p baixo? É só ele virar a imagem no programa apropriado. Eu faria isso. Enfim, é esperar a nota para saber!!!

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  3. FIZ UMA REDAÇÃO PARA UM DETERMINADO CONCURSO, NA QUAL FIZ UMA CITAÇÃO DA FALA DE UM JUIZ QUE SE ENCONTRAVA NO TEXTO DE APOIO. VC ACHA QUE DESCONTA OU ELIMINA? É PARA A BANCA IBCF. POR FAVOR ME RESPONDA!

    Terezinha

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  4. Liberdade com educação

    A liberdade é direito constitucional garantido a todos os cidadãos. Porém, assim como os outros tem de ser bem interpretada para que seja de bom uso e sempre a favor da coletividade. Essa afirmação é justificável, uma vez que sua extrapolação foi causa notória de diversos atos bárbaros na longa história da humanidade.

    A liberdade no trânsito é exemplo claro desta condição . Qualquer pessoa, atendendo aos determinados requisitos, poderá ingressar em uma escola de direção legal e consequentemente retirar sua carteira nacional de habilitação. Porém ao se tornar um condutor, este sempre se encontrará regido por leis e será fiscalizado por órgãos competentes. Isso acontece para que o direito seja praticado livremente, mas subordinado a uma jurisdição prevalente, que visa a proteção da coletividade. Dessa forma o direito adquirido funciona sem lesar o direito alheio e a coletividade é preservada.

    A harmonização desse sistema é buscado incansavelmente por todas as nações. Contudo a liberdade de ação se tratando de algo relativo a conduta pessoal, precisa ser pautada por uma educação de qualidade e acessível a todos. Somente assim, poderemos construir uma nação justa e consciente não somente de seus direitos, mas principalmente de seus deveres.


    E ai professor o q achou??

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  5. Prof tem como analisar ai pra mim??



    Liberdade com educação

    A liberdade é direito constitucional garantido a todos os cidadãos. Porém, assim como os outros tem de ser bem interpretada para que seja de bom uso e sempre a favor da coletividade. Essa afirmação é justificável, uma vez que sua extrapolação foi causa notória de diversos atos bárbaros na longa história da humanidade.

    A liberdade no trânsito é exemplo claro desta condição . Qualquer pessoa, atendendo aos determinados requisitos, poderá ingressar em uma escola de direção legal e consequentemente retirar sua carteira nacional de habilitação. Porém ao se tornar um condutor, este sempre se encontrará regido por leis e será fiscalizado por órgãos competentes. Isso acontece para que o direito seja praticado livremente, mas subordinado a uma jurisdição prevalente, que visa a proteção da coletividade. Dessa forma o direito adquirido funciona sem lesar o direito alheio e a coletividade é preservada.

    A harmonização desse sistema é buscado incansavelmente por todas as nações. Contudo a liberdade de ação se tratando de algo relativo a conduta pessoal, precisa ser pautada por uma educação de qualidade e acessível a todos. Somente assim, poderemos construir uma nação justa e consciente não somente de seus direitos, mas principalmente de seus deveres.

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  6. Olá, professor, gostaria de saber o que significa uma paragrafação bem feita?
    Obrigada.

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    1. Eleneide,

      Paragrafação bem feita é a indicação clara de onde começam os parágrafos. Por incrível que pareça, existem alunos que fazem a paragrafação encostada à margem, o que é errado! Sabe aquela professora da Alfabetização que ensinava a colocar dois dedinhos no papel para começar o texto? É isso aí...
      Abraços,
      Gustavo

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