segunda-feira, 9 de abril de 2012

DISSERTAÇÃO DE TEMAS POLÊMICOS

O QUE É?

Entende-se por tema polêmico aquele que costuma dividir opiniões, criar divergências, de tal modo que dificilmente se consegue chegar a um consenso capaz de satisfazer a grande maioria das pessoas.

CARACTERÍSTICAS:

· Possuem SEMPRE argumentos favoráveis e contrários;
·Divide opiniões;
·Não há um posicionamento definido em relação ao tema proposto, provocando dificuldade em satisfazer as pessoas;
·Não é polêmico todo tema bombástico, arrasador, super problemático.

ALGUNS TEMAS POLÊMICOS:

Ø A implantação da pena de morte no Brasil;
Ø A legalização do aborto;
Ø A eliminação das favelas;
Ø Controle de natalidade;
Ø Legalização da maconha;
Ø Eutanásia;
Ø Uso dos Transgênicos, etc.

ESTRUTURA:


EXEMPLO:

A Pena de Morte

Cogita-se, com muita frequência, da implantação da pena de morte no Brasil. Porém, muitos aspectos devem ser analisados na abordagem dessa questão.
Os defensores da pena de morte alegam que ela intimidaria os assassinos, impedindo-os de cometer crimes monstruosos, dos quais costumeiramente se tem notícia. Além do mais aliviaria, em certa medida, a superlotação dos presídios. Isso sem contar que certos criminosos, considerados irrecuperáveis, deveriam pagar pelos seus atos.
Outros, porém, não conseguem admitir a ideia de um ser humano tirar a vida de um semelhante, por mais terrível que tenha sido os delitos cometidos. Há registros históricos de pessoas executadas injustamente, pois as provas de sua inocência evidenciaram-se após o cumprimento da sentença. Por outro lado, a vigência da pena de morte não é capaz de, por si, desencorajar a prática de crimes: estes não deixaram de ocorrer nos países em que ela foi implantada.
Por todos esses aspectos, posicionar-se categoricamente contra ou a favor da implantação da pena de morte, é algo difícil. Enquanto esse problema é motivo de debates, só resta esperar para que a lei consiga atingir os infratores com justiça e eficiência, independentemente de sua situação socioeconômica. Isso se faz necessário para defender os direitos de cada cidadão brasileiro das mais diversas formas de agressão das quais hoje é vítima.
(Adaptado do livro Técnicas Básicas de Redação, de Branca Granatic)

9 comentários:

  1. realmente um texto maravilhoso,percebi q o final deixa o leito ter ideia propria ideia ou ate mesmo conclusão em relação ao tema!!!

    ResponderExcluir
  2. tirou-me uma dúvida. gostei

    ResponderExcluir
  3. gostei muito do blog , e do temas proposto.

    ResponderExcluir
  4. Nossa Deus te abençoe ainda mais esse blog me ajudou bastante!!! Um abraço É excecente!!!

    ResponderExcluir
  5. Boa tarde!
    Me chamo Polyana e estou estudando para o concurso da caixa e gostaria de treinar redação e que alguém corrigisse. Você poderia me ajudar sugerindo temas relacionados ao concurso e corrigí-los.

    ResponderExcluir
  6. Gostei muito, gostaria de receber mais exemplos de produção de texto.

    ResponderExcluir