domingo, 29 de abril de 2012

DISSERTAÇÃO DE CAUSA & CONSEQUÊNCIA


Do mesmo tronco dissertativo da argumentação, a Dissertação de Causa & Consequência é uma das mais comuns nos vestibulares e concursos, e a encontramos principalmente nos textos da imprensa em geral.

Vamos à prática. Você possui um tema para ser analisado, que é o seguinte:

Tema:

Constatamos que no Brasil existe um grande número de correntes migratórias que se deslocam do campo para as médias ou grandes cidades.
     
Para encontrarmos um (ou vários) argumento causal, perguntamos:

Por quê?

à ideia núcleo. Dentre as respostas possíveis, poderíamos citar o seguinte fato:

Causa:

A zona rural apresenta inúmeros problemas que dificultam a permanência do homem no campo.

 
No sentido de encontrar uma consequência para o problema enfocado no tema acima, cabe a seguinte pergunta:


O que acontece em razão, em decorrência disso?

Uma das possíveis respostas seria:


Consequência:


 As cidades encontram-se despreparadas para absorver esses migrantes e oferecer-lhes condições de subsistência e de trabalho.


Veja que a causa e a consequência citadas neste exemplo podem ser perfeitamente substituídas por outras, encontradas por você, desde que tenham relação direta com o assunto. As sugestões apresentadas de maneira nenhuma são as únicas possíveis.

ESTRUTURA:



EXEMPLO:

O PROBLEMA DAS CORRENTES MIGRATÓRIAS

Todos sabem que, no Brasil, há muito tempo, observa-se um grande número de grupos migratórios, os quais, provenientes do campo, deslocam-se em direção às grandes cidades, procurando melhores condições de vida.
Ao se examinar a fundo algumas das causas desse êxodo, verifica-se que a zona rural apresenta inúmeros problemas que dificultam a permanência do homem no campo. Pode-se mencionar, por exemplo, os fatores climáticos, como a seca, a questão da má distribuição de terras e também a falta de incentivo à atividade agrária por parte do governo. Tudo isso contribui para o aumento considerável desse fluxo para as cidades industriais, capitais ou grandes centros financeiros.
Em consequência de tais fatores, vê-se, a todo instante, a chegada de enorme contingente de trabalhadores rurais ao meio urbano. As cidades encontram-se despreparadas para absorver esses migrantes e oferecer-lhes condições de subsistência e de trabalho dignos. Cresce, assim, o número de pessoas vivendo à margem dos benefícios oferecidos por uma metrópole. Por falta de opção, dirigem-se para as zonas periféricas e ocasionam a proliferação de favelas.
Por tudo isso, pode-se admitir que a existência do êxodo rural somente agrava os problemas do campo e das próprias cidades. Fazem-se, portanto, necessárias algumas medidas por parte do governo e da sociedade para tentar fixar o homem na terra. Dessa forma, os cidadãos rurais e urbanos deste país encontrariam, com certeza, melhores condições de vida.
(Adaptado do livro Técnicas Básicas de Redação, Ed. Scipione)

4 comentários:

  1. Esta pesquisa de redação émuito importante eu gostei e sou aluna da escola construir brincando sétima serie

    ResponderExcluir
  2. adorei. era justamente o que eu estava procurando

    ResponderExcluir