segunda-feira, 24 de setembro de 2012

CONHECIMENTO COMUM OU CIENTÍFICO?

União junto com esforço!


Existem dois tipos mensuráveis de conhecimento humano: um feito pelo vulgo, pela população, por isso chamado de cultura popular, e outro feito pelas ciências em geral, denominado de conhecimento científico ou acadêmico. Ambos têm o seu valor, a sua verdade, a sua correta erudição.
O conhecimento popularesco já foi defendido por sociólogos, antropólogos e filósofos, como o italiano Antonio Gramsci e o historiador potiguar Câmara Cascudo. A cultura por si só é uma manifestação da vontade e dos costumes do povo, seja ele letrado ou não. Portanto, torna-se cultura tanto o saber popular quanto o saber científico.
Muitas vezes se percebe uma revolta muito grande nos estudantes universitários quanto ao saber científico, à teoria, aos textos técnicos, enfim quanto aos procedimentos que a academia toma para se valer da sua epistemologia, do seu empirismo, da sua pragmática.
O conhecimento patrocinado pelas faculdades são aqueles que são testados, pesquisados, medidos, numa construção, digamos, aristotélica de todas as áreas. Já o conhecimento dito popular é repassado na sua grande maioria por via oral, por meio das tradições, do saber histórico das massas.
Não existe um saber superior ao outro. Aliás, não existe uma cultura melhor, outra pior: existem culturas diferentes e até nisso elas são positivas, porque podem se misturar, conhecer-se, relacionar-se criando outras, etc. Um bom exemplo disso é a literatura e a teoria literária. Esta é o saber técnico-científico derivado daquela: se não houvesse literatura, será que poderia haver alguma teoria literária? Já aquela não depende desta: se não houvesse teoria literária, não impediria de a literatura surgir ao mundo.
Então, por que estudar a teoria literária? Por que estudar a teoria matemática? Por que estudar a teoria administrativa ou filosófica? Ora bolas, para saber o que os nossos ancestrais já pensaram, já descobriram e o que já fizeram no passado! Para embasar-se, fundamentar-se cientificamente! Destarte, para se aplicar aos dias atuais, com a modernização devida, claro. Não é para copiar, decorar, plagiar; é para compreender, é para saber, é para assistir aos belos espetáculos que homens produziram com o pensamento, com os costumes, com as tradições e, sobretudo, com o espírito investigativo da ciência.
Se a música clássica é melhor do que a música popular? Se James Joyce é superior ao poema de cordel? Se a filosofia é muito mais profunda do que as igrejas evangélicas? Se o branco europeu é mais inteligente que um autóctone africano? Nada disso importa. Todos têm a sua grandeza, todos têm a sua importância no universo.
O científico e o popularesco no mundo pós-moderno tendem a se tocar e se formar uno. Esse é o desafio do ser humano artista, advogado, médico, engenheiro, empresário, do século XXI. É o movimento antropofágico II: saber dosar a gigantesca soma de conhecimento tecnológico formal acumulado da humanidade, com um pouco de humanismo, com um pouco de afeto, com um pouco de respeito ao próximo, coisas que parecem de séculos atrás.

3 comentários:

  1. gostei muito a modernidade unifica o popularismo e o cientifico cada um em sua definição

    ResponderExcluir
  2. Procuramos parceria para a publicação em blogs de livro sobre o Conhecimento na forma seriada no idioma inglês a partir do original em português. Em caso de publicação em papel ou digital em inglês damos coautoria para o tradutor com direito a 50% dos direitos autorias. É um projeto de médio-grande porte com 270 capítulos já produzidos de um total previsto de 355 capítulos de 2 páginas de word cada um. Interessados favor entrar em contato. O livro em português é condensado aos poucos no site www.lenderbook.com Grato. Max Diniz Cruzeiro Obs.: trabalhamos também com outros idiomas... em caso de interesse faça sua proposta. Elaborado por Neurocientista Clínico.

    ResponderExcluir