terça-feira, 30 de julho de 2013

REDAÇÃO OFICIAL I


MEMORANDO:

Documento utilizado por encarregados de setor, chefes de seção, diretores, para fazer a comunicação interna dos órgãos ou repartições.
O memorando compõe-se de:
1.            Cabeçalho:    Localidade e data
2.            Epígrafe:       Nome do documento, sigla, número e ano
3.            Vocativo:
4.           Texto:
5.            Fecho: Respeitosamente: autoridade superior à de quem assina
                          Atenciosamente: mesmo nível ou inferior ao de quem assina
6. Assinatura
7. No canto inferior esquerdo, ficam as iniciais maiúsculas do redator e as minúsculas de quem digita (se a mesma pessoa faz as duas funções: barra, iniciais minúsculas).
Veja um exemplo:

Secretaria de Estado de Cultura

São Paulo (SP), 18 de novembro de 2008.

Mem.S.E. – nº 024/93

Sr. Diretor da Divisão de Administração

Solicito de Vossa Senhoria providências junto à Seção de Manutenção, para que sejam confeccionadas 02 (duas) chaves para o armário de aço patrimônio DDE – nº 6.778.

Respeitosamente,

Maria Seixas
Chefe da Seção de Expediente
MS/rs

OFÍCIO:

Forma de correspondência oficial trocada, geralmente, entre chefes ou dirigentes de hierarquia equivalente, ou superior à do signatário, na Administração Pública, tratando sempre de assunto oficial da competência de quem o emana. Utiliza-se, também, como expediente de comunicação escrita de um agente público a particular.
O ofício compõe-se de:
1.   Cabeçalho:     Localidade e data
2.   Epígrafe:        Ofício, sigla, número/ano
3.   Vocativo:
4.   Texto:
5.   Fecho:         [Respeitosamente/Atenciosamente/Cerimonial (forma fixa: Com antecipados agradecimentos, apresentamos a V. Sª nossos protestos de elevada estima e consideração.)
6.   Assinatura acompanhada de cargo ou função:
7.   Destinatário: a) Forma de tratamento adequado
                                 b) Nome da autoridade
                                 c) Nome do cargo
                                 d) Localidade
8. Identificação.

Exemplo:

PREFEITURA MUNICIPAL DE SÃO PAULO

São Paulo (SP), 10 de março de 2008.

Secretaria de Obras Públicas SOP/Ofício SOP – nº 99/08

Senhor Diretor:

Cumpre-nos informar a V. Sª que daremos início, no próximo dia 20, à pavimentação asfáltica da Avenida D. Pedro II, entre as Ruas X e Y.
Por este motivo, vimos solicitar-lhe a interdição de veículos no citado trecho durante os trabalhos, não só por medida de segurança para os operários, como também para a garantia do êxito da obra.
Com antecipados agradecimentos, apresentamos a V. Sª nossos protestos de elevada estima e consideração.

José da Silva
Secretário de Obras Públicas

Ilmº Sr.                                                                  DD. Diretor do Detran
Clóvis de Matos                                                    São Paulo – SP.
SF/rs

OFÍCIO CIRCULAR:

Forma de correspondência oficial endereçada a vários interessados, para conhecimento do seu assunto.

***

São Paulo (SP), 11 de julho de 2005.

Ofício-circular DENA – nº 74/05

Senhores Chefes de Seção,

Comunico a V. Sas que, devido à flexibilização de horário deste Departamento, todos os funcionários passarão a utilizar o livro, ao invés do cartão, para assinar o ponto, a partir do dia 20 deste mês.
Atenciosamente,

Júlio Badra
Diretor do DENA
JB/ns

CARTA:

Documento empregado na comunicação de caráter social utilizado por secretários, diretores, coordenadores, superintendentes, para agradecer uma cortesia, fazer uma solicitação, convite ou externar agradecimentos.
A carta compõe-se de:

1. Cabeçalho:  Localidade e data
2. Epígrafe:     Carta, sigla, número, ano
3. Destinatário: a) Forma de tratamento adequado
                       b) Nome da autoridade
                       c) Nome do cargo ou função
                       d) Nome da repartição/órgão
4. Vocativo:
5. Texto:
6. Fecho:
7. Assinatura e cargo:
8. Identificação:

SECRETARIA DE TRANSPORTES METROPOLITANOS
COORDENADORIA DE TRANSPORTE COLETIVO

São Paulo (SP), 03 de agosto de 2006.

Carta C.T.C. – nº 016/06

Ilustríssimo Senhor
Orlando Vieira
Diretor da Divisão Estadual de Ensino Tecnológico da Secretaria da Ciência, Tecnologia e Desenvolvimento Econômico.

Prezado Senhor,

Agradeço a V. Sª o envio da relação dos servidores que ficarão à disposição desta coordenadoria, no período de 17/10 a 07/11 do corrente ano, prestando serviço de apoio quando da realização do seminário “Controle de Transporte Coletivo, sob Regime de Fretamento”.
Na oportunidade, renovo os protestos de consideração e apreço.

Silvio Moura
Coordenador
SM/ip

REQUERIMENTO:

Instrumento que serve para solicitar algo a uma autoridade do serviço público.
O requerimento compõe-se de:
1.   Destinatário:            Forma de tratamento e nome do cargo ou função
2.   Texto:
3.   Fecho, geralmente um dos seguintes: Nestes termos em que pede deferimento/ Nestes termos/ Pede deferimento/ NT ou PD
4.   Localidade e data:
5.   Assinatura.

REQUERIMENTO SOLICITANDO EXAME DE SEGUNDA CHAMADA

Exmº Sr. Diretor das Faculdades Integradas de Marília,

JOANA DA SILVA, aluna regularmente matriculada na Faculdade de Direito, 4º período do ano letivo em curso, impedida de realizar o exame de Latim, por motivo de doença, conforme comprova o atestado em anexo, vem requerer de V. Exa. que lhe conceda a oportunidade de realizar o exame em segunda época.
Nestes termos pede deferimento.
Marília (SP), 30 de novembro de 2007.
Joana da Silva

7 comentários:

  1. boas dicas, qd vou escrever uma redação oficial devo pular linhas?

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  2. MUITO BEM RESUMIDO
    ME AJUDOU MTO
    OBRIGADA!

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  3. Alguém tem um modelo de despacho administrativo? Daqueles de férias, por exemplo, que é redigido no verso do requerimento.

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  4. Obrigada professor, me ajudou muito!

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  5. pulam as linhas conforme o exemplo da redação oficial?

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  6. Muito bom, porém há coisas que foram abolidas do Manual de Redação Oficial da Presidência da República,e que estão acima mencionadas, tais como: Ilustríssimo, DD (Digníssimo), etc.

    Sugiro uma correção.

    Que Jesus nos abençoe sempre!!!

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