quarta-feira, 24 de julho de 2013

DIÁRIO DE BORDO

Como escrever um Diário de Bordo?


O que é o diário de bordo?


O Diário de Bordo é um caderno ou pasta onde o(s) estudante(s) registra(m) as etapas que realiza(m) para desenvolver o projeto. 

Este registro deve ser detalhado e preciso, indicando datas e locais de todos os fatos, passos, descobertas e indagações, investigações, entrevistas, testes, resultados e respectivas análises

Como o próprio nome diz, este é um Diário que será preenchido ao longo de todo o trabalho, trazendo as anotações, rascunhos, e qualquer idéia que possa ter surgido no decorrer do desenvolvimento do projeto.

O Diário não precisa ser realizado no computador, e as anotações podem ser feitas em um caderno de capa dura.

O Diário de Bordo não deve ser enviado para a FEBRACE no envio do projeto, mas deverá ser apresentado durante a Feira.

A importância do diário de bordo.


Pessoal, através do diário de bordo temos como avaliar o andamento do trabalho de pesquisa. 

O Diário de Bordo (Trabalho de Construção da Aprendizagem) é um instrumento que possibilita a construção da aprendizagem e que por isso deve ser algo a ser elaborado, montado, pensado durante todas as etapas do curso.

Com ele, podemos perceber as angústias e os anseios de cada um, de forma que podemos interferir positivamente para o desenvolvimento das idéias.

A autenticidade da pesquisa fica bastante evidente quando lemos um diário de bordo bem documentado.

Não deixem de entregar seus diários regularmente para acompanhamento e análise dos professores.

O que deve conter no diário de bordo?


O Diário de Bordo deve conter:

· o registro detalhado e preciso dos fatos, dos passos, das descobertas e das novas indagações; 
· o registro das datas e locais das investigações; 
· o registro dos testes e resultados alcançados; 
· as entrevistas conduzidas etc.

Exemplo de Diário de Bordo

Orientações do Orientador: 
Anote em seu Diário de Bordo, além do que já foi pedido nas atividades anteriores, suas impressões gerais sobre o trabalho da semana, em particular sobre a sua percepção acerca da apresentação do projeto.

Anotações de uma aluna de ensino superior: 
Como falei anteriormente, agora nossos estudos ficaram mais complexos e temos que nos ater a uma leitura mais pontuada e isso vai demandar maiores interesses, motivação e esforços. Apesar disto, estou bastante entusiasmada, pois a cada novo módulo e/ou atividades compreendo melhor a concepção e estrutura do projeto. Com certeza, as questões como leituras e atividades permitem tecermos reflexões, análises, críticas, contrapontos, esperanças e até dúvidas em relação a possibilidade, deste projeto, vir-a-ser realidade. Não pelo projeto em si, que agrega valores e só vem a contribuir com a formação dos profissionais da educação. Mas, pelo que tanto enfatizamos, ausência de uma definição de políticas públicas necessárias a implantação de projetos dessa natureza. Aliada a este fato, temos tb o desejo e a credibilidade do professor em querer "navegar neste barco". 

3 comentários:

  1. mostre exemplos de um diário de bordo já pronto, como todas as suas dicas. para serve de modelo.

    ResponderExcluir
  2. achei muito bom exceto pelo fato de ter um diario ja criado

    ResponderExcluir