quinta-feira, 18 de outubro de 2012

PROSA X VERSO

Típica redação em prosa.

O texto escrito pode se apresentar de duas formas: em Prosa ou em Verso. Não há, pelo menos por enquanto, uma terceira via.
Muitos estudantes confundem os dois, principalmente quando os vestibulares e concursos solicitam que se escreva um texto em “prosa”, ou coisas do gênero, anulando a redação se escrever em forma de “verso”.
Pode-se dizer que a prosa é todo texto corrido, que utiliza as margens completas da folha, que está agrupado em frases, períodos, orações, parágrafos, capítulos, etc.
Já o verso se percebe visualmente, pois é o texto que não utiliza as margens completas, é estruturado em versos (também chamada cada linha do poema), que se agrupam em estrofes, que podem levar em consideração aspectos como ritmo, rima, métrica, tônica, entre outros. Não que a prosa não tenha esses elementos, porém são mais comuns no verso.
Mas o que geralmente os alunos confundem é a questão da POESIA. Aí é que o bicho pega, pois POESIA tanto pode ter na prosa quanto no verso. Eis o problema. 
Primeiro, há uma grande discussão teórica sobre o que venha a ser isso que se chama POESIA. A depender da época, muitos divergem sobre o assunto, no entanto, a maioria acredita que seja um estado poético, em que o autor consiga criar imagens, catarse, marcar uma linguagem única, despertar sensações e emoções, enfim, tocar outrem com o seu escrito.
Quem gosta de ler as crônicas de Rubem Braga, por exemplo, pode se deparar com prosas poéticas lindíssimas ou quem lê os sonetos de Vinícius de Moraes pode se maravilhar com belos versos apaixonantes.
Em segundo lugar, o contrário também acontece, ou seja, pode não se ter poesia nem na prosa e nem no verso. Exemplo: este texto não é poético e está sendo escrito em prosa, assim como uma receita de bolo é em verso e não tem poesia.
        Prosa e Verso (ou Poema) é a forma em que o texto pode aparecer; já a Poesia é um gênero.
Sacou?

14 comentários:

  1. É não entendi muito, sobre a diferença entre prosa x verso; mas achei legal.Nunca havia pensado sobre o que realmente é prosa, o texto instigou a minha curiosidade.

    Um xero,Ana.

    ResponderExcluir
  2. É não entendi muito, sobre a diferença entre prosa x verso; mas achei legal.Nunca havia pensado sobre o que realmente é prosa, o texto instigou a minha curiosidade.

    Um xero,Ana.

    ResponderExcluir
  3. saquei e gostei mt vlw vai me ajuda bastante na prova da ifrj

    ResponderExcluir
  4. amei, tinha realmente dúvida sobre a diferença.

    ResponderExcluir
  5. Adorei, era o que eu estava precisando mesmo.

    ResponderExcluir
  6. Compreendi facilmente. Muito obrigada, ótima explicação.

    ResponderExcluir
  7. amei pois me ajudou muito obrigada :*

    ResponderExcluir
  8. ameei! valeu! até que enfim entendi!

    ResponderExcluir
  9. Adorei sua explicação sobre prosa e verso, bem esclarecedora.
    Diria apenas que Poema é um gênero. Poesia vai muito além...

    ResponderExcluir