terça-feira, 23 de outubro de 2012

UMA DISSERTAÇÃO DE CAUSA & CONSEQUÊNCIA


(UESC/2004)


Clique na imagem para poder ampliar e ler o tema.

TEXTO SOBRE O QUE FOI SOLICITADO:

Viver está cada dia mais complicado. Não bastasse o caos e o corre-corre da modernidade, todos ainda têm que se preocupar com a beleza e a saúde para poderem vender boa aparência à sociedade do século XXI.
Diante de tantos desafios, o ser humano globalizado está imerso em um estereótipo de riqueza e sucesso (exteriores!) que garantirá, a quem o possua, uma vitória sobre os demais. Hoje, não basta ser culto, diplomado, pós-graduado.  É imprescindível saber se portar, vestir-se adequadamente e ter um “look” a mais das vezes europeizado, para satisfazer ainda mais. Afinal, como diz um antigo ditado: “a primeira impressão é a que fica.” Apresentar-se, por exemplo, em uma entrevista de trabalho com ar desleixado, cansado, necessitado do emprego, etc., será meio caminho para a negação.
Por outro lado, a maioria da população sofre com problemas básicos, como alimentação, educação e saúde. Em consequência disso, tem-se uma massa de excluídos, que não conseguem melhorar de vida, elevar-se socialmente, e vivem à margem do modelo de mando e de estética vigentes no mundo. Talvez jamais sairão de onde se encontram por portarem “defeitos” que são tidos como imperdoáveis: baixos, gordos, homos, velhos ou deficientes.
Enquanto perdurar tais padrões na consciência coletiva – de Esparta a Hitler – sempre os menos aquinhoados perecerão frente aos poderócios que, no fundo, não passam de preconceituosos, sobrevivendo da mais valia e do usufruto de bens que seriam, por direitos e deveres, de todos os seres humanos. 


COMENTÁRIO:

Perceba que a estrutura utilizada é claramente a de Causa & Consequência, com a introdução comentando o assunto pedido e elaborando a tese. O D1 começa com a causa (estar imerso em padrões); já o D2 explicita a consequência (a exclusão). A conclusão reafirma a tese inicial. 
Essa estrutura (Causa & Consequência) pode e deve ser usada pelos vestibulandos e concurseiros.

3 comentários:

  1. Olá, parabéns pelo seu blog!Muito bom o trabalho que você vem realizando aqui.Com certeza voltarei mais vezes.

    Um xero,Ana.

    ResponderExcluir
  2. Boa noite!
    Desenvolvi uma redação sobre o tema proposto.
    Passa lá para conferir, sua opinião será muito bem vinda.

    Um xero,Ana.

    http://ideiaampla.blogspot.com.br/2012/10/cultura-da-beleza.html

    ResponderExcluir