terça-feira, 16 de outubro de 2012

TEMAS ANTERIORES DE REDAÇÃO DA PM-BA




CONCURSO 2007 PM / BA

PROVA DISCURSIVA – REDAÇÃO

Escolha UM (apenas um) dos seguintes temas para a sua redação e identifique na Folha de Redação o número do tema escolhido.

Tema I

A múltiplicação de presídios é, talvez, uma medida necessária; a multiplicação de empregos é, certamente, uma providência imprescindível.

Tema II

Uma adequada remuneração dos profissionais da área de segurança já constitui, em si mesma, uma eficaz medida preventiva, de efeito social.

Tema III

A diversidade das funções profissionais exercidas pelas pessoas não pode e não deve traduzir-se como diferença de valor entre elas.

Redija uma dissertação, na qual você deverá argumentarem favor do seu ponto de vista, favorável ou desfavorável, em relação ao que se afirma no tema que você escolheu.

Na Prova Discursiva – Redação deverão ser observados os limites mínimo de 20 (vinte) linhas e máximo de 30 (trinta) linhas, sob pena de perda de ponto a serem atribuídos à Redação.

CONCURSO 2009 PM / BA

PROVA DISCURSIVA – REDAÇÃO

a) Escolha UM (apenas um) dos seguintes temas para a sua redação e identifique na Folha de Redação o número do tema escolhido.

b) Redija uma dissertação, na qual você deverá argumentar em favor de seu ponto de vista, em relação ao tema que você escolheu.

c) Na Prova Discursiva − Redação deverão ser observados os limites mínimo de 20 (vinte) linhas e máximo de 30 (trinta) linhas, sob pena de perda de pontos a serem atribuídos à Redação.

Tema I
O discurso da auto-ajuda geralmente sustenta a tese de que cada um é o único responsável pelo que venha a lhe ocorrer de bom ou ruim, na crença incondicional da realização pessoal. No entanto, também devem ser levadas em conta as condições sociais e históricas do ambiente a que as pessoas estão submetidas.

A partir do comentário acima, desenvolva suas ideias sobre o tema:

A responsabilidade de cada um no desenvolvimento pessoal e no trabalho.

Tema II

Comunidade, de acordo com os dicionários, é um conjunto de indivíduos que se identificam por ideais semelhantes e interesses comuns.

Desenvolva, pois, suas ideias a respeito do seguinte tema:

Respeito mútuo entre os cidadãos é um dos elementos necessários à convivência pacífica em uma comunidade.

Tema III

Agir com violência significa empregar força física contra alguém ou intimidação moral, com uso de crueldade.

A violência, dadas as atuais condições de vida, principalmente nas cidades, é assunto constante nos noticiários.

A partir das afirmativas acima, desenvolva a dissertação a respeito da seguinte questão:

Em que medida a atitude de cada um pode reverter as altas taxas de violência?


CONCURSO 2012 PM / BA

PROVA DISCURSIVA – REDAÇÃO

Atenção:  Escolha UM (apenas um) dos seguintes temas para a sua redação e identifique na Folha de Redação o número do tema escolhido.

TEMA 1

O esporte pode contribuir enormemente para a socialização de indivíduos de diferentes origens, idades e classes sociais.

A socialização na prática do esporte
  
TEMA 2

Num mundo globalizado, é inevitável pensar sobre o destino da cultura popular. Ela corre o risco de desaparecer, mas pode, ao contrário, se beneficiar da própria globalização para se fortalecer.

A cultura popular nos dias de hoje
  
TEMA 3

Milhões de brasileiros, nos últimos anos, melhoraram a sua condição social. Isso gerou aumento imediato no consumo, mas pode também trazer outras consequências duradouras.

Os efeitos da recente ascensão social

Redija um texto dissertativo-argumentativo posicionando-se sobre o tema escolhido.

25 comentários:

  1. Professor qual provavelmente será o tema da redação desde concurso de 2012?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Professor qual o numero da mega sena?

      Excluir
    2. kkkkkkkkkkkkkkkkkkk

      Excluir
    3. Gente ele não está errado, pois, ele fez uma pergunta. Ele perguntou qual será o tema PROVAVELMENTE então ele que a opinião do professor e isto é normal.

      Excluir
  2. OTIMOS TEMAS. É PREPONDERANTE O DESENVOLVIMENTO DE TEMAS DIVERSOS PARA MELHOR DESEMPENHO NA REDAÇÃO NO DIA DA PROVA. A ÚNICA MANEIRA DE CRIAR INTIMIDADE COM REDAÇÕES É FAZENDO.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Pretendo fazer um concurso público para polícia militar da Bahia a minha dúvida é a redação mim a Judá fazer uma redação e manda pra mim só a sim

      Excluir
  3. professor a fcc deu três temas, desenvolvi um , mas não marquei qual escolhi, isto pode anular minha redação?

    ResponderExcluir
  4. Primeiro a gente tem que ver se era obrigado. Tinha na instrução ou na capa da prova para marcar o tema no lugar específico? Se tiver, é obrigado; se não tiver, nada acontece.
    Obrigado,

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Coloquei um comentario em relação a isso na capa não tinha, mas na folha de temas tinha logo em cima da folha de rascunho elimina será?

      Excluir
  5. Senhor,

    Senho através deste questinar-lhe uma situação da prova do último dia 09. Consegui 65% da prova objetiva - região de Feira de Santana - porém, na minha redação não coloquei o titulo!

    Esta será desclassificada (não consta nada a respeito no edital)?

    Foi minha primeira redação em concursos, quando perguntei a fiscal sobre o tema, ela pediu para identificar o tema, assim o fiz, mas fica a dúvida: menos pontos/perda total por causa da ausência do título?

    Tendo-o como bússula, espero respostas e logo ensejo fielmente votos de agradecimento!

    medite na palavra de Deus através da bíblia!!

    ResponderExcluir
  6. Aconteceu o mesmo comigo e com muitas pessoas a não marcação do tema na folha de respostas, mas na capa não tinha esse instrução, mas na folha onde tinha os temas tinha avisando outra questão no edital não vem falando sobre eliminação por conta da não marcação do mesmo no caderno de resposta falei com um advogado e ele me informou que cabe recurso caso seja eliminado por isso. Um candidato falou também que no ultimo concurso ele não marcou o tema e perdeu apenas pontos mesmo assim com esses relatos e dúvidas ainda estou com medo por conta disso fiz uma ótima prova e com certeza se isso não for levado em conta estarei dentro da PMBA turma 2013 espero que não implique em nada. Me de uma ajuda ai também em relação a isso.

    ResponderExcluir
  7. PROFESSOR GUSTAVO, estou na mesma situação de um outro concurseiro já mencionado: a FCC deu três temas, desenvolvi um , mas não marquei qual escolhi, isto pode anular minha redação? (Tinha na instrução para marcar o tema)...

    Os temas eram completamente distintos, e é muito fácil perceber qual tema escolhi, a começar pelo título....

    Caso anulem minha redação, ou não leiam, posso entrar com recurso ? No edital não fala nada sobre anular, caso não marque o tema escolhido...

    E mais, o edital diz : será corrigida a Prova Discursiva- Redação dos candidatos habilitados na 1 etapa (prova objetiva) em até 06 vezes o número de vagas... Caso eu esteja dentro desse número, tenho o direito de ter minha redação corrigida, sendo assim, acredito que posso recorrer...

    Posso entrar com recurso para que minha redação seja lida ?

    Desde já, muito obrigada !
    Aguardo Resposta.

    ResponderExcluir
  8. PROFESSOR BOM DIA, ESTOU NA MESMA SITUAÇÃO QUE OS CANDIDATOS ACIMA. FIZ UMA BOA PONTUAÇÃO E REDIGIR A REDAÇÃO SOBRE O TEMA 3 - COLOQUEI O TITULO PARA FICAR FACIL A IDENTIFICAÇÃO. MAS SO DEPOIS DE 2 DIAS CONVERSANDO COM OUTROS CONCURSEIROS PERCEBI QUE NAO TINHA MARCADO O TEMA. LIGUEI PARA A CARLOS CHAGAS E ELES NAO SOUBERAM INFORMAR. MANDEI UM EMAIL E OLHA O QUE ELES RESPONDERAM.

    IMPORTANTE!!!!!

    Enviei um email para o FCC perguntando o q acontecerá com a redação que não foram marcados os temas proprosto na folha de redação, ja q no edital nao diz nada em relação a não marcação do tema e olhe a resposta:

    Sr.(a) Candidato(a),

    GOVERNO DO ESTADO DA BAHIA SECRETARIA DA ADMINISTRAÇÃO DO ESTADO DA BAHIA - POLÍCIA MILITAR DO ESTADO DA BAHIA CONCURSO PÚBLICO PARA SELEÇÃO DE CANDIDATOS AO CURSO DE FORMAÇÃO DE SOLDADOS DA POLÍCIA MILITAR DO ESTADO DA BAHIA

    Referente ao seu questionamento não temos informações adicionais ao edital. Solicitamos aguardar a divulgação do resultado da Prova Discursiva em 14/03/2013 (ANEXO III CRONOGRAMA PROVISÓRIO).

    Atenciosamente

    SAC/FCC

    JÁ ACIONEI MEUS ADVOGADOS E FALARAM QUE SE NO DIA DO RESULTADO FINAL MINHA REDAÇÃO FOR ANULADO CABE RECURSO JUNTO AO MP. ELES LERAM O EDITAL POR 2 VEZES E DISSE QUE CABE SIM RECURSO.

    O QUE FAZER PROFESSOR AGUARDAR OU JA CORRER ATRAS DESTE RECURSO.

    POIS MUITOS COLEGAS MEUS QUE SÃO PMS HJ FALARAM PARA CORRER ATRÁS DOS DIREITOS.

    AGUARDO RESPOSTA

    ABRAÇO

    PERICLES
    pericles.advogado@gmail.com

    ResponderExcluir
  9. Bom dia,gostaria de tirar uma dúvida: fiz o concurso da POLÍCIA MILITAR –BA organizado pela FUNDAÇÃO CARLOS CHAGAS no dia 09/12/12 e após fazer o rascunho da redação e passar para a folha oficial coloquei o título que foi oferecido na proposta de redação e pulei uma linha, logo em seguida verifiquei que não era necessário,pois existia três bolinhas para escolher uma e identificar o tema, mesmo assim marquei a bolinha.Agora estou verificando pela internet e com alguns professores se POSSO PERDER PONTOS ,visto que no edital não tem nenhuma cláusula proibindo colocar o título e pular a linha seguinte.
    OBRIGADO
    AGUARDANDO RESPOSTA
    naototamuraalamo@hotmail.com

    ResponderExcluir
  10. Atenção aos concurseiros PM-BA:

    Não tem nenhum problema, dentre os que foram relatados aqui. Podem ficar tranquilos que não serão descontados pontos nem anuladas as redações.

    Obrigado,

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. ola! prof.gostaria de saber quais as dicas que vc mim diria,pois fiz a escriçao da pm neste ano 2013.e a primeira fez que mim escrevo na pm

      Excluir
    2. E EM RELAÇÃO A QUEM FEZ MENOS DE 20 LINHAS ?

      Excluir
  11. Cuidados para a produção textual

    O que elimina a redação?

    - Escrever menos que o número mínimo de linhas exigido;

    - Fugir do tema acarreta a eliminação automática de uma redação, a menos que seja dado um tema livre;

    - A identificação de uma redação fora dos locais indicados anulará a prova. Não se pode, portanto, assinar embaixo, rubricar ou colocar sinais que possam identificar o autor da redação;

    - Uma redação totalmente desestruturada acarreta sua eliminação;

    - A ilegibilidade tira a redação de correção.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Mimando uma redação pronta para polícia militar


      da Bahia 2019

      Excluir
  12. Ola Professor, estou com uma duvida,elaborei a minha redação do concurso da Policia Militar da Bahia organizado pela Fundação Carlos Chagas de acordo com o que é necessário. Mas no desenvolvimento só utilizei um paragrafo, mim equivoquei e não prestei atenção no limite de linhas, mesmo assim conseguir concluir a dissertação com três partes; introdução, desenvolvimento e conclusão. e mesmo assim conseguir alcançar no total de 29 linhas sem nenhuma rasuração, você achar que vou perder muito com isso ?
    Aguardo a resposta

    thiago2006lobao@hotmail.com

    ResponderExcluir
  13. Ola professor, fiz uma redação discursiva, mas utilizei um único parágrafo, ficou bem claro, introdução, desenvolvimento e conclusão....mas estou com muito medo de minha redação ser anulada....o que zera uma redação? será que tenho alguma chance?

    ResponderExcluir
  14. No meu caso sou nova em questão de concurso, em relação a redação o candidato é quem da o título ou a redação do concurso ja vem com título?

    ResponderExcluir
  15. Qual vai ser o tema da redação esse ano?

    ResponderExcluir
  16. Olá prof. Gustavo Atallah Haun!

    Sobre a redação do concurso PMBA 2019,o senhor tem algum palpite sobre qual tema irá cair ??

    Obg.

    ResponderExcluir