terça-feira, 6 de novembro de 2012

AINDA REDAÇÃO NO ENEM...




06/11/2012 12h31 - Atualizado em 06/11/2012 17h13

Redações do Enem serão corrigidas por mais de 5,6 mil profissionais
Inep estima que cerca de 1,2 milhão de textos terão terceira avaliação.
Após correção, redações poderão ser visualizadas na página do Inep.

Do G1, em São Paulo

O Ministério da Educação divulgou nesta terça-feira (6) que a correção das redações do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) será feita por 5.683 profissionais. Ainda, de acordo com o MEC, as correções terão início na próxima semana. Mais de 4 milhões de estudantes fizeram o exame no último sábado e domingo. O tema foi 'Movimento Imigratório para o Brasil no Século 21'.
Os 4,1 milhões de estudantes que fizeram o Enem terão acesso ao espelho de correção digitalizado da redação, para fins pedagógicos, a partir de 15 de fevereiro de 2013. "Todos terão direito de acessar a redação para fins pedagógicos. Nenhum exame do mundo permite isso", afirmou.
O Inep estima que das 4,1 milhões de redações corrigidas, cerca de 1,2 milhão receberão a terceira correção e que aproximadamente 200 mil sejam avaliadas pela banca.
A partir desta edição haverá uma mudança na correção da redação que passará a ser examinada por dois corretores, sem que um conheça a nota atribuída pelo outro. Caso haja diferença na nota final superior a 200 pontos, o texto será avaliado por um terceiro corretor. Em anos anteriores, isso ocorria quando a discrepância entre as duas primeiras notas superava os 300 pontos.
Também a partir deste ano, será acionada uma banca examinadora de excelência caso a diferença entre as notas dos três avaliadores permaneça superior a 200 pontos. Composta por três professores, a banca será responsável pela atribuição da nota final ao participante. O máximo é de mil pontos. A nota final será a média aritmética daquelas atribuídas pelos avaliadores.
Na hipótese de a nota do primeiro corretor ser de 640 pontos e a do segundo, 480 — diferença inferior a 200 pontos —, a nota final da redação desse candidato será a média aritmética das duas. No entanto, caso a de um corretor, na competência 1, seja 160 e a de outro, 40, a redação será encaminhada ao terceiro avaliador. Se a terceira nota, nessa competência, se aproximar daquela atribuída por um dos dois corretores anteriores, não haverá necessidade de intervenção da banca examinadora. A avaliação mais baixa será eliminada.

Acesso
Após a fase de correção, as redações estarão disponíveis para visualização na página do Inep na internet. Os estudantes terão acesso com a senha pessoal gerada no momento em que fizeram a inscrição para o exame.

Nenhum comentário:

Postar um comentário