segunda-feira, 26 de novembro de 2012

EXEMPLO DE DISSERTAÇÃO-ARGUMENTATIVA




ALTO CONSUMO X SUSTENTABILIDADE

Um modo de vida ecologicamente sustentável é o que todos almejam no século XXI, mas ao mesmo tempo ninguém quer diminuir o padrão elevadíssimo de consumo atual. Conciliar esses interesses será a tônica do porvir, porém dependerá, cada vez mais, de políticas públicas que eduquem a população, investimento em pesquisas de produtos menos impactantes ao meio ambiente e também apostar na promoção da reciclagem ainda mais.
Toda mudança positiva tem que perpassar necessariamente pela educação e pela cultura. Nada se atinge de objetivo se não for feito um trabalho sério de políticas públicas voltadas para o esclarecimento e a mudança de hábitos do povo. É desde a mais tenra idade que o cidadão aprende a dar importância ao mundo que o cerca, assim como ao todo. Por isso, projetos e programas – governamentais e não-governamentais – implantados nas escolas são urgentes: elucidarão e criarão novas formas de agir logo nas primeiras idades.
Além disso, é sumamente interessante que a ciência mundial encontre alternativas de produtos industrializáveis/comercializáveis que sejam menos degradantes ao ambiente. Aperfeiçoamento tecnológico, pesquisas científicas em universidades e empresas devem se dar as mãos para lutar por energia limpa, alimentos orgânicos, ingestão e uso consciente de água potável, entre tantas outras coisas que beneficiariam as gerações vindouras.
Da mesma forma, vê-se que o engenho e apetrechos da reciclagem se encontram incipientes. O trabalho de limpeza e de reaproveitamento de materiais que seriam destrutivos à natureza é uma forte saída para diminuir os danos do consumo mundial, pois alguns compostos inutilizados demoram-se décadas ou séculos para se decomporem, como o plástico. Incentivos fiscais a tais empresas, valorização e reconhecimento profissionais podem dar bons frutos nas cooperativas de catadores e no setor fabril que utiliza o material recolhido como matéria-prima.
Enfim, a tendência, daqui para um futuro não muito distante, é que essa preocupação com a ecologia saia das pautas do “modismo” naturalista para se tornar uma necessidade mundial. E aliar isso à compulsão consumista das massas será realmente o grande desafio do amanhã que já se aproxima. Enquanto as pessoas não aprenderem a preservar e a serem conscientes quanto às questões ecológicas do planeta, o meio ambiente irá agonizar um pouco mais!

COMENTÁRIO:


No primeiro parágrafo são estabelecidos o  tema: "modo de vida ecologicamente sustentável", e a tese: "ninguém quer diminuir o nível de consumo". Também são apresentados os três argumentos que sustentarão a tese: 1) políticas públicas que eduquem a população; 2) investimento em pesquisa; e 3) reciclagem.
Nos segundo, terceiro e quarto parágrafos cada argumento é convenientemente desenvolvido, aprofundado, com exemplos, fatos, estatísticas, enfim, com o que o redator quiser utilizar para fundamentar as ideias secundárias que servirão de marco teórico, de sustentação argumentativa. O escrevente pode dividir essa parte em argumento principal, secundários e contra-argumentos; causa e consequência; prós e contras; retrospecto histórico etc.
No último parágrafo, o quinto do texto, são retomados o tema e a tese do início (a ecologia saindo da pauta do modismo) e é feita uma observação final (críticas ou soluções), no caso em questão uma crítica (enquanto as pessoas não aprenderem a preservar e a serem conscientes quanto às questões ecológicas do planeta...) Mas o Enem, por exemplo, exige soluções para o problema, que podem ser dadas tanto no desenvolvimento quanto na conclusão. Não se esqueça. 
Boa sorte!

37 comentários:

  1. você poderia colocar um exemplo de dissertação para nos ler e ver como e que faz seria mais facil prof. Gustavo

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Bom dia professor, estou tentando escrever uma dissertção agurmentativa, com corcordancia, não fugir do tem. e p concurso verefique para mim fazendo um favor
      me ajude por favor
      obrigada


      Prevenção de vírus Eletrônicos

      A Tecnologia da informação está cada vez- se ampliando e beneficiando vários setores e o mercado de informatização, com um aumento grande com muitas variedades e novidades, notbooks, celulares com wifi, e temos a facilidade de contato mais rápido com outras pessoas , mas com toda está tecnologia tempos grandes problemas que e o vírus.
      O vírus eletrônico segundo o autor, e um programa eletrônico que e estalado na maquina sem ser percebido pelo usuário, depois de estalado ele começa a reproduzir varias copias a forma de contágio, e passa para outros computadores, destruindo os arquivos. Para evitar este contagio deve evitar jogos discos piratas e abrir documentos desconhecido,esse vírus tenta se esconder para não ser exterminado,eles tem comportamento semelhante ao do vírus biológico.
      Existe também vírus que vem anexados em mensagem do correio eletrônico e pela internet,essa tecnologia veio para ajudar solucionar trabalhos e estudos com mais rapidez , mas temos vários vírus principalmente os de macro e os chamodos ‘’cavalos de tróia”,pois ele permite que os usuários de computador façam downlod de várias programas e arquivos de fontes sempre confiáveis, esse vírus pega as senhas de contas de bancos. Temos que estalar anti vírus seguro ele e como se fosse uma filtro eliminando as impurezas, e seu arquivo terá uma proteção maior. Portanto a proteção e a prevenção para os recursos que a tecnologia oferecem.

      Excluir
    2. nota-se que falta um pouco de argumentos de abrangência onde foram referidos os equipamento eletrônicos...

      Excluir
    3. o vírus é "estalado"? E o "e" está sem o acento agudo.

      Excluir
    4. O vírus é "estalado" na máquina? como é isso?

      Excluir
  2. muito grande o texto mew !!!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. preguiça é foda '-

      Excluir
    2. NÉ?! ALÉM DE TER UMA DISSERTAÇÃO PRONTA, AINDA RECLAMA... PREGUIÇA É DEMAIS :P

      Excluir
    3. Fez uma brilhante explicação. Parabéns!

      Excluir
  3. adorei,era tudo q estava precisando...obrigado!!!

    ResponderExcluir
  4. Ótimo! Você precisa colocar na estrura do texto dissertativo-argumentativo, pois esclarecia mais as duvidas.Parabéns! Erenilda.

    ResponderExcluir
  5. muito bom, pena q não entendo muita coisa!

    ResponderExcluir
  6. Ótimo professor! Gostei muito dessa conclusão; me esclareceu bastante.

    ResponderExcluir
  7. Generally the flex belt is a belt you strap on about your waist
    and 3 specifically placed pads are what help contract
    your abs.

    Stop by my homepage ... softwarefornow.info

    ResponderExcluir
  8. Adoro escrever mas, sempre surge algumas duvidas. Insuportáveis dúvidas.

    ResponderExcluir
  9. Amei o texto, me ajudou bastante!

    ResponderExcluir
  10. Eu queria saber se da para fazer uma boa redação com palavras mais simples, pois meu estoque de palavras e mais simples...

    ResponderExcluir
  11. Da para fazer uma boa redação dissertativa com palavras mais simples?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Cara, dá sim, se você conseguir explicar bem usanda palavras simples. No seu caso, é o melhor a fazer mano..

      pS: não encare como critica

      Excluir
  12. A redação está ótima, me ajudou muito. O vocabulário estar bem amplo e não estar tão comum e é exatamente isso que deixa a dissertação ótima.
    Obrigado!

    ResponderExcluir
  13. ótimo me ajudou muito e o tipo de dissertação que da orgulho de ler pois explica tudo muito bem mostrei para meu professor ele amou...

    ResponderExcluir
  14. Um ótimo exemplo de uma boa redação, um texto gostoso de ler com um grande incentivo social e sustentável...adorei!!!

    ResponderExcluir
  15. Queria saber se em uma dissertação argumentativa , prova da unb devo colocar título?
    Já ouvi várias opiniões diferentes , uns dizem que sim outros dizem que não , estou confusa!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Minha querida,
      Vc "deve" colocar o título quando ele é obrigatório. Como sei qndo é obrigatório ou não? É simples, leia as instruções da prova. Se tiver "Dê um título ao seu texto" ou algo semelhante, passa-se a ser obrigatório. Caso não haja nada, o título é opcional.
      Espero que sua cabecinha não fique mais confusa: leia a prova com mais atenção, por favor.
      Abraços,

      Excluir
  16. Devo colocar título em uma dissertação argumentativa ?
    já ouvi várias opiniões diferentes ,estou confusa !

    ResponderExcluir
  17. Oi!! Parabéns pelo blog, excelentes postagens.

    ResponderExcluir
  18. Bom Professor,me esclareceu bastante quantos as dúvidas que eu tinha,agradeço.
    Será que poderia mandar por e-mail alguns temas para que eu possa dissertar e argumentar
    Gostaria que fossem temas atuais, obrigado

    ResponderExcluir
  19. Ótimo texto ,sendo assim deveria publicar mais produções textuais de outros gêneros ,obrigada

    ResponderExcluir