segunda-feira, 26 de novembro de 2012

EXEMPLO DE DISSERTAÇÃO-ARGUMENTATIVA




ALTO CONSUMO X SUSTENTABILIDADE

Um modo de vida ecologicamente sustentável é o que todos almejam no século XXI, mas ao mesmo tempo ninguém quer diminuir o padrão elevadíssimo de consumo atual. Conciliar esses interesses será a tônica do porvir, porém dependerá, cada vez mais, de políticas públicas que eduquem a população, investimento em pesquisas de produtos menos impactantes ao meio ambiente e também apostar na promoção da reciclagem ainda mais.
Toda mudança positiva tem que perpassar necessariamente pela educação e pela cultura. Nada se atinge de objetivo se não for feito um trabalho sério de políticas públicas voltadas para o esclarecimento e a mudança de hábitos do povo. É desde a mais tenra idade que o cidadão aprende a dar importância ao mundo que o cerca, assim como ao todo. Por isso, projetos e programas – governamentais e não-governamentais – implantados nas escolas são urgentes: elucidarão e criarão novas formas de agir logo nas primeiras idades.
Além disso, é sumamente interessante que a ciência mundial encontre alternativas de produtos industrializáveis/comercializáveis que sejam menos degradantes ao ambiente. Aperfeiçoamento tecnológico, pesquisas científicas em universidades e empresas devem se dar as mãos para lutar por energia limpa, alimentos orgânicos, ingestão e uso consciente de água potável, entre tantas outras coisas que beneficiariam as gerações vindouras.
Da mesma forma, vê-se que o engenho e apetrechos da reciclagem se encontram incipientes. O trabalho de limpeza e de reaproveitamento de materiais que seriam destrutivos à natureza é uma forte saída para diminuir os danos do consumo mundial, pois alguns compostos inutilizados demoram-se décadas ou séculos para se decomporem, como o plástico. Incentivos fiscais a tais empresas, valorização e reconhecimento profissionais podem dar bons frutos nas cooperativas de catadores e no setor fabril que utiliza o material recolhido como matéria-prima.
Enfim, a tendência, daqui para um futuro não muito distante, é que essa preocupação com a ecologia saia das pautas do “modismo” naturalista para se tornar uma necessidade mundial. E aliar isso à compulsão consumista das massas será realmente o grande desafio do amanhã que já se aproxima. Enquanto as pessoas não aprenderem a preservar e a serem conscientes quanto às questões ecológicas do planeta, o meio ambiente irá agonizar um pouco mais!

COMENTÁRIO:


No primeiro parágrafo são estabelecidos o  tema: "modo de vida ecologicamente sustentável", e a tese: "ninguém quer diminuir o nível de consumo". Também são apresentados os três argumentos que sustentarão a tese: 1) políticas públicas que eduquem a população; 2) investimento em pesquisa; e 3) reciclagem.
Nos segundo, terceiro e quarto parágrafos cada argumento é convenientemente desenvolvido, aprofundado, com exemplos, fatos, estatísticas, enfim, com o que o redator quiser utilizar para fundamentar as ideias secundárias que servirão de marco teórico, de sustentação argumentativa. O escrevente pode dividir essa parte em argumento principal, secundários e contra-argumentos; causa e consequência; prós e contras; retrospecto histórico etc.
No último parágrafo, o quinto do texto, são retomados o tema e a tese do início (a ecologia saindo da pauta do modismo) e é feita uma observação final (críticas ou soluções), no caso em questão uma crítica (enquanto as pessoas não aprenderem a preservar e a serem conscientes quanto às questões ecológicas do planeta...) Mas o Enem, por exemplo, exige soluções para o problema, que podem ser dadas tanto no desenvolvimento quanto na conclusão. Não se esqueça. 
Boa sorte!

49 comentários:

  1. você poderia colocar um exemplo de dissertação para nos ler e ver como e que faz seria mais facil prof. Gustavo

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Bom dia professor, estou tentando escrever uma dissertção agurmentativa, com corcordancia, não fugir do tem. e p concurso verefique para mim fazendo um favor
      me ajude por favor
      obrigada


      Prevenção de vírus Eletrônicos

      A Tecnologia da informação está cada vez- se ampliando e beneficiando vários setores e o mercado de informatização, com um aumento grande com muitas variedades e novidades, notbooks, celulares com wifi, e temos a facilidade de contato mais rápido com outras pessoas , mas com toda está tecnologia tempos grandes problemas que e o vírus.
      O vírus eletrônico segundo o autor, e um programa eletrônico que e estalado na maquina sem ser percebido pelo usuário, depois de estalado ele começa a reproduzir varias copias a forma de contágio, e passa para outros computadores, destruindo os arquivos. Para evitar este contagio deve evitar jogos discos piratas e abrir documentos desconhecido,esse vírus tenta se esconder para não ser exterminado,eles tem comportamento semelhante ao do vírus biológico.
      Existe também vírus que vem anexados em mensagem do correio eletrônico e pela internet,essa tecnologia veio para ajudar solucionar trabalhos e estudos com mais rapidez , mas temos vários vírus principalmente os de macro e os chamodos ‘’cavalos de tróia”,pois ele permite que os usuários de computador façam downlod de várias programas e arquivos de fontes sempre confiáveis, esse vírus pega as senhas de contas de bancos. Temos que estalar anti vírus seguro ele e como se fosse uma filtro eliminando as impurezas, e seu arquivo terá uma proteção maior. Portanto a proteção e a prevenção para os recursos que a tecnologia oferecem.

      Excluir
    2. nota-se que falta um pouco de argumentos de abrangência onde foram referidos os equipamento eletrônicos...

      Excluir
    3. o vírus é "estalado"? E o "e" está sem o acento agudo.

      Excluir
    4. O vírus é "estalado" na máquina? como é isso?

      Excluir
    5. Nossa amei esse site, tem tudo que precisamos e procuramos, obrigada professor por compartilhar conosco, Deus o abençõe.

      Excluir
  2. muito grande o texto mew !!!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. preguiça é foda '-

      Excluir
    2. NÉ?! ALÉM DE TER UMA DISSERTAÇÃO PRONTA, AINDA RECLAMA... PREGUIÇA É DEMAIS :P

      Excluir
    3. Fez uma brilhante explicação. Parabéns!

      Excluir
  3. adorei,era tudo q estava precisando...obrigado!!!

    ResponderExcluir
  4. Ótimo! Você precisa colocar na estrura do texto dissertativo-argumentativo, pois esclarecia mais as duvidas.Parabéns! Erenilda.

    ResponderExcluir
  5. muito bom, pena q não entendo muita coisa!

    ResponderExcluir
  6. Ótimo professor! Gostei muito dessa conclusão; me esclareceu bastante.

    ResponderExcluir
  7. Generally the flex belt is a belt you strap on about your waist
    and 3 specifically placed pads are what help contract
    your abs.

    Stop by my homepage ... softwarefornow.info

    ResponderExcluir
  8. Adoro escrever mas, sempre surge algumas duvidas. Insuportáveis dúvidas.

    ResponderExcluir
  9. Amei o texto, me ajudou bastante!

    ResponderExcluir
  10. Eu queria saber se da para fazer uma boa redação com palavras mais simples, pois meu estoque de palavras e mais simples...

    ResponderExcluir
  11. Da para fazer uma boa redação dissertativa com palavras mais simples?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Cara, dá sim, se você conseguir explicar bem usanda palavras simples. No seu caso, é o melhor a fazer mano..

      pS: não encare como critica

      Excluir
  12. A redação está ótima, me ajudou muito. O vocabulário estar bem amplo e não estar tão comum e é exatamente isso que deixa a dissertação ótima.
    Obrigado!

    ResponderExcluir
  13. ótimo me ajudou muito e o tipo de dissertação que da orgulho de ler pois explica tudo muito bem mostrei para meu professor ele amou...

    ResponderExcluir
  14. Um ótimo exemplo de uma boa redação, um texto gostoso de ler com um grande incentivo social e sustentável...adorei!!!

    ResponderExcluir
  15. Queria saber se em uma dissertação argumentativa , prova da unb devo colocar título?
    Já ouvi várias opiniões diferentes , uns dizem que sim outros dizem que não , estou confusa!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Minha querida,
      Vc "deve" colocar o título quando ele é obrigatório. Como sei qndo é obrigatório ou não? É simples, leia as instruções da prova. Se tiver "Dê um título ao seu texto" ou algo semelhante, passa-se a ser obrigatório. Caso não haja nada, o título é opcional.
      Espero que sua cabecinha não fique mais confusa: leia a prova com mais atenção, por favor.
      Abraços,

      Excluir
  16. Devo colocar título em uma dissertação argumentativa ?
    já ouvi várias opiniões diferentes ,estou confusa !

    ResponderExcluir
  17. Oi!! Parabéns pelo blog, excelentes postagens.

    ResponderExcluir
  18. Bom Professor,me esclareceu bastante quantos as dúvidas que eu tinha,agradeço.
    Será que poderia mandar por e-mail alguns temas para que eu possa dissertar e argumentar
    Gostaria que fossem temas atuais, obrigado

    ResponderExcluir
  19. Ótimo texto ,sendo assim deveria publicar mais produções textuais de outros gêneros ,obrigada

    ResponderExcluir
  20. Bom dia a todos, eu sou o Flávio e estou com duvida em como começar uma dissertação argumentativa, gostaria que vocês dessem uma olhada na minha introdução e comentassem o que acham.

    JUVENTUDE x AS DROGAS
    Atualmente jovens com futuros brilhantes vem entrando cada vez mais cedo no mundo das drogas licitas como o bebidas alcoólicas, cigarros etc, ou ilícitas como maconha, lança perfume, comprimidos de êxtase, craque e entre outros. Causando assim um grande grande problema no desenvolvimento da sociedade.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Flávio,
      O blog disponibiliza correção de redações, mediante um valor a ser depositado na conta do corretor.
      Agradeço desde já,

      Excluir
  21. Sensacional esse modelo de redação!
    Eliminou todas as minhas dúvidas sobre o desenvolvimento de uma redação dissertativa.
    Obrigado professor!
    A internet realmente trás benefícios para aqueles que querem alcançar seus objetivos.

    ResponderExcluir
  22. Boa noite, sou estudante universitário de contabilidade no Rio de Janeiro e pretendo prestar concurso depois que me formar.
    Fiz um curso de redação para atualidades mas não tenho a menor ideia de como é uma redação para concursos da área contábil.
    Se o tema fosse esse sugerido aí do texto "LEGISLAÇÃO ADUANEIRA", eu não saberia fazer nem a introdução. Alguém pode me ajudar me passando uma redação pronta com um tema próprio para esse tipo de concurso para me servir de modelo e base?Meu emai:profissionaldecontabilidade@outlook.com
    Grato!!

    ResponderExcluir
  23. Professor quero humildemente fazer uma crítica sobre a sua dissertação...
    Quando um argumento é baseado na "política pública", devemos exemplificar ao máximo qual seria o caminho a percorrer por parte do poder publico. Citações de leis como: ICMS,IPI e ISS, seriam essências num contexto que envolve empresa e governo.
    Visto que, sem uma reforma tributária, seria impossível entregar um produto de qualidade e preço justo (para as duas partes) ao consumidor.

    ResponderExcluir
  24. Bom Dia!
    Gostaria de sua orientação referente a este texto argumentativo que acabei de fazer:

    Pesquisas relatam que a exorbitante elevação de crimes cometidos no Brasil, na maioria das vezes são praticados por jovens entre dezesseis e dezoito anos de idade. Reduzir a maioridade penal é a solução para os políticos. Porém, não resolverá a este grave problema, pois muitas das vezes estes jovens são mandados por pessoas adultas a cometerem tal crime, já que sendo menores de idade não pagarão pelos seus atos feitos. Logo pessoas menores de dezesseis anos passarão a ser os responsáveis por estes atos. O governo deve procurar a solução para os problemas sociais e investir na educação dos pais e responsáveis.
    Investir no mercado de trabalho, a fim de que as pessoas mantenham a estabilidade econômica, para que, os jovens não pratiquem o furto por não ter o dinheiro que necessita para tal situação, enxergando que única solução é o mundo da criminalidade.
    Ensinar aos pais como devem criar seus filhos, dando-lhes instruções e ensinando-os a colocarem regras, limites e que mostrem a seus filhos o que é certo e o que é errado para que os mesmos possam agir na sociedade como verdadeiros jovens educados e exemplares.
    Com um simples problema resolvido na contribuição do governo ás famílias sem agir de forma violenta o Brasil terá uma sociedade tranquila sem ouvir tantos problemas nos jornais, dando as pessoas confiabilidade na outra.

    ResponderExcluir
  25. oi preciso de uma ajuda com urgencia,tenho que fazer uma dissertativa argumentativa sobre o filme o fisico e nao tenho a minima ideia de como fazer ,eu

    ResponderExcluir
  26. Ola boa noite ,como explicar um artigo científico ?

    ResponderExcluir
  27. a dissertação foi feita co muita precisão

    ResponderExcluir