segunda-feira, 5 de novembro de 2012

TEXTO MODELO PARA A REDAÇÃO DO ENEM/2012



Enem 2012: confira modelo de redação feito por professores
Equipe da Rede Pensi e sistema GPI elaborou um texto de referência para estudantes

O GLOBO
4/11/12 - 21h29

RIO - Os professores de redação da Rede Pensi e do Sistema de Ensino GPI, Rafael Cunha, Raphael Torres e Daniel Jorge, elaboraram uma redação modelo para o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2012, cujo tema foi “A imigração para o Brasil no século XXI” e tinha textos de apoio sobre a vinda de bolivianos e haitianos. Leia e compare com a sua:

Uma nova canção

Índios, negros e brancos. Japoneses, haitianos e alemães. Essa histórica Torre de Babel compõe o quadro único da identidade étnico-cultural da pátria que hoje chamamos Brasil. Diante de tal perspectiva, seria paradoxal duvidar da capacidade de nossa nação acolher os novíssimos fluxos imigratórios que aqui aportam no século XXI. Como lidar com as nuanças do processo?
É preciso considerar, primeiramente, a questão da legalidade desses movimentos. Entraves diplomáticos e ausência de documentação básica fazem com que os novos habitantes se transformem em mais do que estrangeiros – estranhos. Prova disso são muitos latino-americanos que, impossibilitados de exercer atividades regulamentadas, submetem-se à informalidade e à exploração.
Por outro lado, a presença de imigrantes legais também pode provocar incômodos. O acirramento da competitividade no mercado pela chegada de trabalhadores qualificados – alguns, inclusive, europeus – dificulta a busca da utopia socioeconômica dos brasileiros. O mundo de Thomas More nunca pareceu tão romanticamente inalcançável.
Nesse contexto, muitas vezes, o cidadão se revela contrário à presença dos "invasores" em sua terra. Preconceito e, até mesmo, xenofobia – comportamentos repugnantes – acabam por ganhar projeção num cenário de suposta aceitação recíproca. Contrário à ideia aristotélica de pluralidade na desigualdade, o brasileiro desperdiça a chance de evoluir com o "novo".
Fica claro, portanto, que a tão exaltada sexta economia do mundo precisa ser mais capaz de considerar o lado humano de sua composição. Para isso, o Estado deve elaborar e efetivar leis e ações afirmativas de integração de imigrantes. A mídia precisa cumprir sua função social, aproximando diferentes culturas e ensinando a sociedade a olhar com mais zelo pelo outro. Talvez, assim, possamos um dia reescrever a Canção do Exílio, simbolizando o lar de – e para – todos: "Nossa terra tem palmeiras / Onde canta o sabiá".

8 comentários:

  1. Impossível um jovem de 16,17 ou 18 anos ter tamanha desenvoltura para escrever. O texto "modelo" é surreal e não passa nem perto da média do cérebro que trafega pelo Enem.

    ResponderExcluir
  2. nosssssssa quem me deras se tivesse esse pensamento seria nota 10000000000

    ResponderExcluir
  3. Amigos, concordo com vcs, a média do Enem é baixa, sim, mas não é impossível ser escrito coisa boa por alunos do EM. Sem fazer comparação,os textos nota dez q vestibulares divulgam tradicionalmente todo ano são iguais ou superiores a esse texto tido como Modelo. Claro q uma coisa é vc fazer o tema em casa, sentadinho, confortável,lendo trocentas vezes, com calma,e outra é "parir" na hora da prova... E aqui para nós, esse texto como Modelo não me agrada muito, ele ainda está um pouco superficial...rsrs
    Abraços,

    ResponderExcluir
  4. ISSO MESMO PROFESSOR, A PRESSAO NA HORA DA PROVA , NAO NOS DEIXA RACIOCINAR MUITO BEM, POIS AS PROVAS CONTINUAM CANSATIVAS, E QUANDO CHEGA NAS ULTIMAS QUESTÕES NAO TEMOS NEM MESMO TEMPO DE OBTER UM RACIOCINIO LOGICO, PORQUE QUANDO CHEGAMOS EM CASA É COM A CABEÇA MAIS TRAQUILA ~E QUE PODEMOS PERCEBER QUE AS PERGUNTAS NAO ERAM DIFICEIS. PENA QUE OS PROFESSORES QUE ELABORAM AS PROVAS NAO PENSAM EM ELABORAR UM PROVA COM MENOS LEITURA DE UMA VEZ !! TENHO CERTEZA QUE FAARIAMOS UMA PROVA COM MAIS QUALIDADE !! FICA A DICA PARA O PROXIMO ANO !!!

    ResponderExcluir
  5. Texto ótimo.
    No meu ponto de vista, creio que não seja muito difícil construir um texto desse. Claro que precisamos criar o hábito de ler livros, histórias, citações de filósofos, trechos de músicas, contos, noticiários da mídia, filme etc. Todo esse repertório ajuda muito, por exemplo, o professor usou o termo "torre de babel" para se referir a todas espécies de imigrantes que formaram nosso país.
    Eu já segui tudo isso e me dei bem. Agora, temos que nos preparar muito, porque uma prova de redação e como um ladrão que vem de surpresa e pedi coisas a qual precisamos ter. Se não tivermos... (melhor nem comentar rsrs).

    ResponderExcluir
  6. Gostei da redação; acho , no entanto, que não está corforme o Enem pede, ja que possui muita retorica, o que necessitari de mais d 3 min para ser corrigida> para o enem redções objetivas e claras são mais adequadas.

    ResponderExcluir
  7. certainly like your website but you need to take a look at
    the spelling on several of your posts. A number of them are
    rife with spelling problems and I to find it very troublesome
    to tell the reality however I'll definitely come again again.
    Here is my blog post english premier league transfer news 2013

    ResponderExcluir
  8. Muito bom, esses professores são excelentes!

    ResponderExcluir