domingo, 4 de novembro de 2012

TEMA DE REDAÇÃO DO ENEM 2012 É TOTALMENTE SEM NOÇÃO...


04/11/2012 16h45 - Atualizado em 04/11/2012 17h04

Alunos dizem que tema de imigração na redação do Enem 'surpreendeu'
Muitos esperavam assuntos ligados a meio ambiente e novas tecnologias.
Enunciado trouxe texto sobre haitianos no Brasil.

Márcio Pinho
Do G1 São Paulo

O tema da redação do Enem 2012 foi "Movimento imigratório para o Brasil no século 21". Estudantes que realizaram a prova na Uninove, na Zona Oeste de São Paulo, afirmam que o tema surpreendeu e que pouco ou nada haviam estudado. Apesar disso, muitos avaliam que o assunto não é difícil e que era possível apresentar argumentos e elaborar uma proposta de intervenção.
Douglas Farias, de 21 anos, afirma que o próprio enunciado já trazia uma boa quantidade de informações sobre o tema, como a vinda de haitianos para o Acre e a presença de bolivianos no Brasil. Ele afirma que a presença de imigrantes bolivianos e paraguaios, por exemplo, é perceptível para quem vive em São Paulo, onde há forte presença dessas colônias. "O tema surpreendeu. Mas é algo com que as pessoas têm contato na escola e no dia a dia. Pensei que poderia ter sido pior", afirma. Em seu texto ele argumentou que a presença dos imigrantes é importante para a economia do país e que barreiras devem ser evitadas.
O estudante Edson Farias, de 29, diz que esperava um tema ligado ao meio ambiente. "Estudei bastante sobre desmatamento e não caiu nada disso", diz. Contudo, avalia que teve desempenho razoável na redação.
Outra estudante, Débora Ferreira, de 24 anos, afirma que o tema da redação a "pegou de surpresa" e deu margem para variadas abordagens. Ela afirma que escreveu mais sobre a vinda de europeus com boa formação para o Brasil do que sobre a presença de imigrantes com baixa formação e em situação ilegal.
Os alunos que deixam a Uninove dizem que a prova teve textos mais extensos do que a do ano passado e que as questões de português estavam ligadas à interpretação de texto. Era perciso saber, por exemplo, qual tipo de linguagem era empregada em determinada passagem. Afirmam ainda que as perguntas da prova de matemática envolviam bastante raciocínio lógico.
O “temor” em relação à prova era compartilhado por Juliana Braga, de 27 anos. “É o momento mais tenso. Se cai um tema que não domina, pode se prejudicar bastante”, afirmou.

Segundo dia
A redação é feita juntamente com as provas de linguagens e matemática. O texto deve ser dissertativo-argumentativo de no mínimo oito e no máximo 30 linhas. O tema da redação do Enem vem acompanhado pelo o que Ministério da Educação chama de "textos motivadores", que podem ser charges, quadrinhos, trechos de livros, notícias ou outros tipos de texto para fazer o estudante refletir e ajudá-lo na produção da redação. Segundo o manual da redação divulgado pelo Inep, o título é um elemento opcional na produção da sua redação.
Ao todo, o Enem deste ano teve 5.791.287 inscritos. No Estado de São Paulo são mais de 932 mil. O custo total do governo para a aplicação das provas será de R$ 266.399.202,00.

2 comentários:

  1. achei a redação bem chata... nao curti nao. Português estava dentro dos mesmo parâmetros dos anos anteriores, porém com textos mais longos. Matemática estava surpreendentemente fácil, sem maiores problemas.

    ResponderExcluir
  2. tirei 960 nessa redação, passei em 5 faculdades de medicina.

    ResponderExcluir