quarta-feira, 13 de fevereiro de 2013

COMO SE SAIR BEM NA REDAÇÃO




Para se dar bem na redação dos Exames algumas dicas são importantes. Muitos deles exigem um texto dissertativo, ou seja, que apresente uma análise, uma opinião ou posicionamento sobre determinado assunto. Fugir disso pode comprometer o resultado da avaliação. Outra observação relevante é escrever em terceira pessoa, tornando o texto impessoal.

Geralmente escrita em folha própria, a redação não deve ultrapassar 30 linhas. De acordo com a professora de redação Luísa Canella, do Unificado, o ideal é que o texto seja organizado em três partes: introdução, desenvolvimento e conclusão. A estrutura deve respeitar uma introdução com média de cinco linhas em um parágrafo. O desenvolvimento deve ter, em média, 20 linhas em dois ou três parágrafos, e a conclusão, cinco linhas em um parágrafo (tudo isso é hipotético, mais ou menos, e não regra fixa).

Uma dica é fazer um planejamento antes de começar a deslizar a caneta na folha em branco. Depois de compreender bem o enunciado que apresenta o tema da redação, organize as ideias que pretende utilizar em cada parágrafo. Isso pode significar o ganho de preciosos minutos.

Na introdução, deve ser apresentado o tema e direcionado o foco da argumentação. No desenvolvimento, serão esmiuçados os argumentos citados anteriormente, discutindo-os e analisando-os de forma clara. À conclusão, como o nome diz, cabe fechar o pensamento, chegando a um julgamento do que foi apresentado no desenvolvimento.

O tema, geralmente, é de ordem social, científica, cultural ou política. Estar afiado, com a leitura de jornais, revistas e livros em dia, fará com que você se destaque e que nenhum tema venha te deixar passar sufoco.

O QUE OBSERVAR AO ESCREVER UM TEXTO:

- Use letra legível e de tamanho regular.

- Todos os tipos de letra são aceitos, mas deve haver diferenciação entre maiúsculas e minúsculas (letra de forma).

- Cada parágrafo deve ter, no mínimo, duas frases.

- Cabe ao estudante usar ou não as novas regras do português na hora de escrever. Por exemplo, escrever idéia ou ideia será aceito. Não poderá usar as duas formas.

- As margens precisam estar alinhadas.

- Pode haver rasura, desde que não comprometa a legibilidade.

6 comentários:

  1. Professor, analise esta frase: Estarei trabalhando lá na divisa com o Rio de Janeiro. Ela está correta gramaticalmente?

    ResponderExcluir
  2. Amigo, não, a frase está com problemas de coesão, no que se refere à imprecisão dos sentidos, na ambiguidade. O termo "lá na divisa com" está gerando todo o problema aí. Abç

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigado pelo esclarecimento professor! :)

      Excluir
  3. professor gostaria que analisa-se a seguinte frase também : joão é dono de um posto de gasolina. Nesse caso joão é um sujeito composto ou com posto ?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Analisando esse comentário, percebemos que o autor quis fazer duas colocações, sendo que estas possuem características destoantes. Analisaremos uma por uma, para facilitar e fazer com que a compreensão mental seja feita mais celeremente, analisaremos uma por uma:
      . João é sujeito simples, pois o núcleo do sujeito é João. João também é sujeito determinado, porque a oração expressa quem realizou a ação, nesse caso João. A oração não possui adjuntos adnominais, pois o sujeito é apenas João.
      . Interpretando a oração placidamente, já é possível entendermos que ela está lá para indicarmos a posse de João sob o posto de gasolina, sendo assim, João é uma pessoa com posto de gasolina. Um sinônimo para pessoa, de um modo informal, é sujeito.
      Sendo assim, João é um sujeito simples e um sujeito composto. Em uma análise mais sofisticada, é possível compreender que apenas a segunda alternativa está correta.
      Espero ter retirado a sua dúvida.

      Excluir
  4. Depois que vira faxineira não sabe o motivo, affs

    ResponderExcluir