segunda-feira, 25 de fevereiro de 2013

TEXTOS INCOERENTES?


Leia os textos abaixo e marque se é coerente ou não:

O assédio em si trás no meio um poder aquisitivo escondendo ao trabalho, assim podendo fazer e refazer, adicionando o sentido, junto a essa conduta de mulher ideal. Não querendo ser prejudicial ao método agressivo, mas ao jeito decisivo a maneira pela força que o traz da forma de agir. A teimosia circunstancial vem devido ao exotismo da participação com credibiloso contraste à elevacidade do adultério da simples cena de uma turbulência a um ser precioso”.
(Trecho de dissertação de um aluno do ensino médio/MEC – Provão)
 SIM(    )    NÃO (   )

A safira pertenceu originalmente a um sultão que morreu em circunstâncias misteriosas, quando uma mão saiu de seu prato de sopa e o estrangulou. O proprietário seguinte foi um lorde inglês, o qual foi encontrado certo dia florindo maravilhosamente numa jardineira. Nada se soube da jóia durante algum tempo. Então, anos depois, ela reapareceu na posse de um milionário texano que se incendiou enquanto escovava os dentes.”
(Anônimo)
 SIM(    )    NÃO (   )

Os urubus eram tantos que formavam nuvens negras e nem assim davam conta de devorar os milhares de cadáveres. Muitos secavam ao sol, impregnando o sertão de um cheiro indescritivelmente podre. Cachorros, cujos donos também jaziam mortos por ali, acostumaram-se a comer carne humana e apavoravam os poucos desavisados que ousassem visitar a região. Do arraial, restavam escombros, onde antes havia duas igrejas, e montes de cinza, no lugar das casas de barro.”
(BURGIERMAN, Denis Russo. In.: Superinteressante, ano 14, n.2, fev., 2000, p. 37)
 SIM(    )    NÃO (   )

A ciência já demonstrou que o consumo exagerado de bebidas alcoólicas é extremamente prejudicial à saúde. Adolescentes, aos dezesseis anos, ainda não têm maturidade suficiente para avaliar os malefícios que o consumo imoderado dessas bebidas lhes poderá causar. Além disso, nessa idade, gostam de novidades e, como muitas vezes são tímidos, utilizam-se de bebidas alcoólicas para ficar extrovertido sem pensar nas conseqüências nefastas desse tipo de atitude. Por esses motivos, a lei que proíbe a venda de bebidas alcoólicas para menores de dezoito anos deveria ser revogada”.
(Anônimo)
SIM(    )    NÃO (   )

11 comentários:

  1. O exemplo apresentado, embora pareça um texto, de fato, não o é. Apesar de fazer uso de palavras da nossa língua, combinadas segundo sua s regras internas, ele
    não faz sentido. Observamos até mesmo a criação de algumas palavra s que não existem na língua “credibiloso”, “elevacidade”). No entanto, para que um texto se ja
    um texto e não uma sequência de frases sem sentido, é preciso que ele tenha textualidade.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. desculpe nao e lugar certo mas o que voce acha da palavras enunciado nao seria por mais que soe estranho anunciado .sao palavras que estao soando em escolas livros didaticos etc... o que ha com nosso portugues

      Excluir
  2. texto 3- coerente
    texto 4- incoerente- A incoerência se apresenta no último período do texto: “… a lei que proíbe a venda de bebidas alcoólicas para menores de dezoito anos deveria ser revogada”. A ideia exposta anteriormente, no texto, demonstra que o uso de bebida alcoólica é prejudicial à saúde. Se o uso produz malefícios, a lei existente que proíbe o uso deve ser confirmada e não REVOGADA, pois o significado desta palavra é: deixar de vigorar, de ter efeito, de ser válida, anular.

    ResponderExcluir
  3. No texto 3 no segundo periodo ''muitos secavam ao sol'' quem os urubus ou os cadáveres?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Kkkkk ambiguidade, não dá pra saber!

      Excluir
    2. No texto fica claro que sõ os cadáveres que secavam ao sol.

      Excluir
  4. Para mim, todos os textos estão coerentes!
    Não vejo nada de errado quanto a escrita e colocação dos termos, uma vez que muito bem escrito!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eles estão coesos e não coerentes. Com exceção do texto 1 que não tem coerência e nem coesão.

      Excluir