sábado, 10 de setembro de 2011

SÉRIE "DICAS PARA ESCREVER BEM"

DICAS PARA ESCREVER BEM

Muitas pessoas me questionam sobre como escrever corretamente, escrever bons textos, principalmente redações que possam garantir uma boa colocação em concursos ou em vestibulares da vida.
Diante da difícil pergunta - como escrever bem? -, com tantas variáveis possíveis, eu diria que ninguém aprende a escrever bons textos sem ler excelentes textos. Eis a primeira questão. Um escrevente (ou até mesmo um escritor, jornalista, redator) que não tem o hábito de ler, é medíocre. Como a média do brasileiro é a singela marca de 02 (dois) livros por ano, a dificuldade com a escrita tende a persistir. Nos países mais desenvolvidos esse percentual sobe para 12 (doze), 14 (quatorze) livros por ano, o que faz com que problemas com o letramento do indivíduo sejam mínimos.
Então, se o sujeito quiser aprender de verdade e progredir de alguma forma comece com o salutar ato da leitura. Leia de tudo um pouco, não se preocupe em misturar os gêneros, os meios, as situações.
Mas, se não tem paciência, não consegue se concentrar, comece por textos simples, fáceis, que dê prazer, como os gibis, charges, anedotas, páginas de esporte, fábulas, lendas, etc. Depois vá evoluindo para algo mais elaborado, como as boas reportagens, enciclopédias, sites jornalísticos, revistas semanais de todas as áreas, romances, livros de poesia, paradidáticos. Por fim, quando já estiver tomado gosto pela coisa, pegue os livros mais densos, mais profundos, como os que tratam de teoria, os livros literários universais, ensaios, textos filosóficos.
Essa pequena lista não trata de criar um cânone ou um manual de regras fixas. Como dizem os mais velhos: cada cabeça é um mundo. Só estou querendo elaborar um pré-roteiro que, sendo professor, indicaria para estudantes interessados em burilar a sua expressão, verbal ou não-verbal. Alguns podem discordar, indicando diversas outras formas de iniciar a sua competência leitora.
Passada essa etapa inicial, de formação do leitor, a segunda questão é: não tenha preguiça de começar a escrever. Infelizmente não há outra forma, escrever se aprende escrevendo! Escreva tudo, tudo o que quiser e vier na cabeça: se quiser fazer o resumo de algo que leu, faça; uma carta para um parente, um amor, um amigo distante, faça; uma dissertação comentando algum fato do noticiário, faça; uma crônica sobre um acontecimento banal da vida, faça. Treine, redija, materialize o seu pensamento. Se tiver alguém que possa corrigir, entregue. Refaça o texto corrigido. Devolva ao corretor. Se vier com correções, refaça novamente. Dessa forma, todos aprenderão e não terão dúvidas sobre qualquer aspecto textual.
É isso. Não há vitória sem esforço, não há ponto de chegada sem objetivo, não há perfeição sem treino, exercício e suor. Vejam o que fazem os atletas olímpicos, os escritores profissionais, enfim, toda pessoa que se propõe a ser bom em alguma coisa: eles têm metas e lutam durante horas, dias, meses, anos para conseguir realizá-las.
Gustavo Atallah Haun - Professor.

 
DICAS PARA ESCREVER BEM II
                                                                                                
Muitas pessoas imaginam que para escrever um bom texto tem que entender tudo da gramática normativa, de frente para trás. Ledo engano. A decoreba de regras e leis gramaticais, muitas vezes obsoletas, arcaicas, não fará com que a pessoa saiba redigir um texto arrepiante ou com emoção; poético ou rico em informações.
Saber de cabeça todas as preposições ou decorar todas as conjugações verbais, como ensinavam as nossas antigas professoras de português, não tem grande importância na construção de uma redação, a não ser pelo fato de conhecê-las formalmente. Mas na hora em que escrevemos, de maneira alguma pensamos: agora vou pôr essa preposição aqui, lá adiante vou usar aquela conjugação, acolá vou enfiar tal pronome.
Nos primeiros anos de vida já sabemos nossa gramática, ela está internalizada na memória dos falantes da língua materna. Jamais ouviremos uma criança, letrada ou não, dizer coisas do tipo: “João comeu peixe o” ou “João comeu a peixe”. Ela falará: “João comeu o peixe”, mesmo sem entender conscientemente de concordância nominal ou que o artigo aparece antes do substantivo. Isso ela já sabe pelo convívio com seus semelhantes, ninguém a ensinou.
Os verdadeiros estudiosos da linguagem afirmam que o que vale é o contexto do enunciado, e não o certo-errado gramatiquês. A língua é como se fosse um guarda-roupa, com trajes adequados para todos os momentos. Horas formais exige linguagem formal; horas informais necessita de linguagem coloquial. Como a roupa que usamos adequada para cada ocasião.
Porém, a escrita, por se tratar de uma convenção, impõe-se de forma autoritária. Em relação à ortografia, por exemplo, se oralmente tanto faz a gente falar esselentchi, esselente, esselenti, só podemos “segundo a norma” escrevê-la deste modo: excelente. É a forma redigida entendida de norte a sul do país.
Saber regras gramaticais irá ajudar o escrevente a utilizar a linguagem formal, portanto culta (socialmente aceita!), nos momentos apropriados. Entretanto, não fará ninguém escrever um belo texto, que, na verdade, deve ser tentado com a prática, com os exercícios constantes, com o sangue e, sobretudo, com muita leitura de bons textos, como clássicos da literatura universal, textos filosóficos, ensaios, boas reportagens, entre tantos outros.
Quem acompanha essas linhas pode ter notado muitos erros, derrapagens na parte gramatical ou estilística da escrita. Um exemplo, no parágrafo anterior foi utilizado por três vezes a palavra “texto”, uma repetição imprópria, inadequada, pobre, para uma língua tão rica como a portuguesa. Poderia ser escrito: redação, conjunto de palavras, compêndio, manifestação verbal, prosa, manifestação lingüística.
Perceba quantos sinônimos, quanta riqueza para ser expressa! Basta que para isso tenhamos leituras prévias, objetivo e consciência do que queremos quando estamos escrevendo algo. O que urge é acabarmos de uma vez por todas com este pânico do papel em branco (ou tela) e da caneta (ou teclado): escrever só se aprende escrevendo!
Gustavo Atallah Haun - Professor.

 
DICAS PARA ESCREVER BEM III

Existem diversos aspectos que se devem levar em conta quando se está querendo aprender a arte da escrita. Dois deles são a coesão e a coerência, muitas vezes confundidas entre si e mal ensinadas por aí.
Quando temos algo para escrever devemos ter uma meta o que queremos atingir, escrever sem objetivos é para poucos, talvez poetas e prosadores profissionais abstracionistas, non sense. Ter uma meta é fundamental, pois a partir disso é que se pode traçar uma estrutura, linear ou não, do que se quer dizer.
Aqui entra a coerência, a não-contradição das idéias, dos fatos. Por exemplo, se estiver escrevendo uma narração e afirmo que a personagem saiu de casa sem dinheiro, não posso relatar adiante que ela pagou algo com dinheiro, seria incoerente. A não ser que algum fato tivesse acontecido: alguém emprestou ou achou no chão. Se estiver redigindo uma dissertação não posso dizer que a religião transforma o homem, modela o seu caráter, transforma o seu íntimo e no final afirmo que a religião não muda ninguém.
Acontece o mesmo quando ouvimos alguém falando “fulano é uma pessoa incoerente”, ou seja, seus atos e atitudes não condizem com o que ele fala, prega. E quantas vezes nós não nos deparamos com sujeitos incoerentes na vida? Que digam os políticos brasileiros!
Por outro lado, o texto deve ser escrito com todas as partes em harmonia, sem que nada esteja destoando. É então onde entra a coesão, que significa elo, conexão. Existem a coesão macrotextual (harmonia do texto completo, como um todo), paragrafal (ligação, sintonia, entre os parágrafos), textual (elo entre as frases que compõem os parágrafos) e microtextual (conexão entre as palavras de uma oração). Se houver harmonia entre todas essas partes, a redação estará bem escrita, sem problemas.
Quando ouvimos a frase “aquela é uma família coesa”, estamos dizendo que aquela família é unida, sem conflitos. Da mesma forma deve ser o texto, unido entre todas as partes que o compõe, sem redundâncias, ambigüidades, sem conflitos de ordem estética, gramatical, estilística ou estrutural.
Por isso a necessidade de sempre mostrar a composição a um revisor, alguém habilitado para corrigir, solicitar mudanças, indicar melhores caminhos, enfim, dar uma olhada com certa distância, sem a paixão de quem escreveu (que geralmente não enxerga os próprios deslizes), até que o escrevente tenha segurança suficiente para caminhar sozinho.
Obedecendo a esses dois aspectos, além de se aprofundar mais no assunto com a teoria devida e com os exercícios, é certo que a coerência e a coesão irão brotar fácil na sua labuta literária. Sem esquecer que a primeira está relacionada com o sentido, com a idéia do que se quer dizer; já a segunda se relaciona com a estrutura do texto, com as partes materializadas em perfeita ordem.
Gustavo Atallah Haun - Professor.

 
DICAS PARA ESCREVER IV

Existem três tipos chamados de textos básicos: a narração, a descrição e a dissertação. Cada um tem suas especificidades, seus objetivos e seu conteúdo próprio. O domínio desse trio textual fará com que o escrevente saiba redigir qualquer redação, em qualquer lugar e momento.
A narração, como o próprio nome diz, narra uma ação, ou seja, conta uma história, através de um narrador [que não tem nada a ver com o autor do texto], e contém como elementos: as personagens [principais(protagonista e antagonista) e secundários], o tempo [quando se passa a história], o espaço [lugar(es) onde se desenrola a narração] e o enredo, que é a espinha dorsal do texto, os fatos ou os acontecimentos, distribuídos estruturalmente em quatro partes: apresentação, complicação, clímax e desfecho. As novelas, os filmes, os contos, os romances, as fábulas, lendas, mitos são exemplos de textos narrativos.
Já a descrição, obviamente, descreve algo, quer dizer, através de um observador, é feito o detalhamento verbal de seres, objetos e lugares. Tem como característica principal fotografar verbalmente o que está sendo descrito, fazer o interlocutor imaginar, ter idéia do que está sendo esmiuçado. É também chamado de texto figurativo. É normal aparecer a descrição no início dos romances ou contos, quando está sendo apresentado o local ou as personagens. Nesse caso, temos um texto misto, uma mistura de narração e descrição.
O texto dissertativo, por sua vez, é um texto opinativo, requer de quem o redige conhecimentos prévios do mundo e espírito crítico, ponto de vista e bom poder de persuasão. A coerência e a coesão são tidas como regras de ouro na dissertação. O conteúdo geralmente é uma idéia, uma tese, uma opinião, um tema da atualidade. Pede-se ao escrevente um espírito debatedor para convencer quem o lê do seu poder de argumentação. É o texto mais cobrado em concursos e vestibulares justamente por oferecer essa necessidade de discussão, de domínio de assuntos, para se ter um aluno antenado, não um agente alienado e passivo da realidade.
Além deles, há entre tantos outros os gêneros textuais em forma de missiva [ou textos epistolares, cartas] e os jornalísticos. No caso em questão, os dois podem ser considerados uma instância superior, além, dos três citados acima, pois aqueles são tipos textuais e não gêneros, já que numa carta podemos narrar um fato, descrever o nascimento de um bebê, opinar sobre a conta de luz que veio alta demais. Assim como podemos escrever uma dissertação em um artigo de opinião para o jornal ou ler uma narração verídica na página policial.
Enfim, seja como for, todos os três textos básicos têm em comum a necessidade do treino e de boas leituras. Sempre! Treinar, ler, pesquisar e escrever é necessário, pois só com o tempo, aprimorando as técnicas, tendo contato com outras grandes redações, o sujeito vai crescer, deslanchar, nessa arte por vezes árdua que é a escrita. Afinal, nenhuma vitória acontece sem esforço, sem dedicação, sem vontade de vencer!
 Gustavo Atallah Haun - Professor.

14 comentários:

  1. Parabéns Gustavo por compartilhar todas as digas além da vontade aguerrida de passar adiante o conhecimento, no qual, tenha a certeza de que será passado para todos os meus colegas!!!

    Israel Xavier (Apuarema Ba)

    ResponderExcluir
  2. Descriminação Racial
    A descriminação racial vem dos tempo antigos.E existem leis que proibi o racismo,mas no dia-a-dia isso não funciona.

    É incrível como hoje ainda existe grande descriminação referente a cor das pessoas.A cor não faz ninguém melhor ou pior,somos todos iguais perante a lei.Só que pra mim a descriminação vem, deles mesmo.Porque branco não tem cota em faculdade,pode ser chamado de branquelo, e eles tem cotas em faculdades e não podem ser chamados de pretos?!

    É difícil entender ,mas precisamos acabar com isso. E tem que partir de nós mesmo.Podemos mostrar que somos todos iguais,e temos os mesmo direitos,Temos que dar um fim nessa descriminação racial.


    Professor Gustavo,

    Para uma pessoas que nunca escreveu uma redação,para um começo ta muito ruim?????

    espero a Resposta,obrigada desde já!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. caro amigo DESCRIMINAR não tem nada a ver com DISCRIMINAR...já pensou escrever toda uma redação com a palavra errada? DISCRIMINAR: diferenciar, distinguir. DESCRIMINAR: refere ao ato de inocentar alguém ou alguma coisa, tirando sua culpa ou crime, ou seja, se refere ao ato de descriminalizar, absolver, isentar, inocentar.

      Excluir
  3. ótimo obrigada, consegui esclarecer muitas duvidas

    ResponderExcluir
  4. Obrigada prof. Gustavo, estou estudando para concurso e preciso aprender a redigir, não sou uma pessoa com o hábito da leitura, mas já entendi que tem que começar a ler e escrever, e é isso que vou fazer agora. Mas se você tiver algum material no blog ou livro para me recomendar serei grata.
    Att,
    Daniela

    ResponderExcluir
  5. Ótimo, estou amando o blog, vou pratica mas o habito de lê e escrever.

    ResponderExcluir
  6. Achei o seu blog por acaso, agora virei sua fã.

    ResponderExcluir
  7. oi professor Gustavo... achei seu blog por acaso e estou encantada com as dicas, virei super fã. vou acompanhar sempre agora t+

    ResponderExcluir
  8. Boas Dicas para apreendermos , Apreendi que para conseguirmos algo e necessário vontade de vencer , não ha vitoria sem luta , estou no inicio de minha jornada , tenho fé que um dia próximo experimentarei minha vitoria , Otimo blog professor parabéns !

    ResponderExcluir
  9. Desde já meu agradecimento professor Gustavo Atallah Haun; por estas dicas excelente. Atualmente faço curso de graduação em engenharia civil em Sorocaba-SP, sou natural da Bahia. Sempre que preciso redigir um trabalho acadêmico é necessário pesquisas e pesquisas, em uma destas acabei encontrando seu blog. este me ajudou muito, pois não tenho o habito e muito menos conhecimento a fundo do assunto quando se trata de conhecimento em leituras e interpretação de textos, desde então comecei a mudar meu ponto de vista... mesmo com orientação dos professores da faculdade, não damos muita importância para o assunto. Desde então as coisas começou a fluir melhor.

    ResponderExcluir
  10. foi por acaso... e gostei. Apesar de não gostar de português, a necessidade me fez procurar saber um pouco mais. ;)

    ResponderExcluir
  11. Professor quero parabenizá-lo pelo seu blog o encontrei por acaso suas dicas são muito úteis.

    ResponderExcluir
  12. Boa noite prof Gustavo.
    gostei muito das dicas, e realmente nao tenho o habito de ler e escrever e depois do meu contato com seus texto resolvi que vou deixar a preguiça de lado e partir pra cima.
    obrigada por tudo. abraços

    ResponderExcluir