segunda-feira, 12 de setembro de 2011

OS SETE PASSOS PARA A ARQUITETURA DO TEXTO

Qualquer gênero textual que uma pessoa escreva ou fale tem que passar, religiosamente, por um arsenal arquitetônico na mente ou no papel, construindo com os tijolos, cal e areia das palavras a estrutura que será as suas frases, as suas ideias, a sua essência, ou seja, a sua base comunicacional.
Numa prova de redação, por exemplo, terror dos vestibulandos, o primeiro passo ao elaborar um texto é ler e interpretar o enunciado. Ninguém pode começar a escrever sem entender bem a proposta do que está sendo solicitado. Por isso, ler uma, duas ou três vezes é fundamental para que não se fuja do tema pedido.
Depois desse início, há a necessidade de ter uma opinião sobre a ideia núcleo, o tema. É importante saber algo sobre o assunto, ter referências sobre ele. A respeito desse quesito, sairá sempre na frente dos demais aqueles que forem leitores do mundo, da realidade, pois saberão abordar temas que lhes são comuns.
O terceiro passo é elencar tudo o que vem à cabeça sobre o assunto. Fatos, exemplos, dados, estatísticas, argumentos, servirão de apoio para a elaboração do texto como um todo. Separando tudo o que vem à mente, ficará fácil escolher as melhores elucubrações, os melhores conceitos, a melhor estratégia.
Os três passos iniciais podem ser feitos apenas com a leitura do tema. Passada essa série, elabora-se a introdução do texto, que, no caso de uma dissertação-argumentativa, será composta com o tema, sob a perspectiva que se quer adotar (chamada também de tese), acrescido dos argumentos (apenas mencionados) que serão trabalhados nos parágrafos seguintes.
Finda a introdução, sem pular etapas, elabora-se o desenvolvimento. Cada argumento citado na introdução será discutido em seu parágrafo específico. Aqui, algumas ideias que foram selecionadas no terceiro passo serão aproveitadas para fundamentar o argumento. Esse é o momento que o redator tem à sua frente para dizer tudo o que sabe sobre os tópicos ambicionados, justificar o seu posicionamento, amparar as suas argumentações.
A sexta e penúltima etapa é elaborar a conclusão, para alguns a parte mais preciosa do texto. Como todo texto dissertativo deve ser cíclico, é interessante aqui retomar a tese debatida na introdução, já agora fundamentada pelo desenvolvimento. Para finalizar, seria interessante o redator acrescentar uma observação final, que poderia ser crítica(s) ou solução(ões) para o problema que está sendo enfocado.
Por fim, o último estágio deve ser feito com carinho e muito cuidado: revisar, corrigir o que se escreveu. É muito difícil para quem redige enxergar os próprios erros, principalmente com um texto que é feito assim de chofre, para ser entregue logo, dispondo de apenas uma hora ou duas para a sua feitura. A dica é rascunhá-lo e deixá-lo respirar, desapegar-se dele, desapaixonar-se da sua criação, indo, talvez, fazer outra prova, se for o caso. Numa segunda leitura, a visão já será um pouco mais distanciada e, com certeza, poderá ter maior possibilidade de ver os deslizes.
Escrever não é uma arte para iniciados, tampouco é motivado através da inspiração das musas, do vinho ou dos deuses. É, sim, trabalho de transpiração do redator. Ler é fundamental para que se tenha visão global de mundo, saiba falar sobre variados tópicos, melhore o vocabulário, etc. E a prática – sentar e escrever, corrigir e reescrever – é extremamente necessária para se desenvolver a palavra escrita.
Gustavo Atallah Haun - Professor.

10 comentários:

  1. Bom dia, Profº Gustavo.
    Gostaria de tirar uma duvida.
    No caso de ser proposto uma redação referente a um assunto que não domino, ou nem sei do que se trata, o que devo fazer?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Amiga Márcia,
      Creio que essa possibilidade é quase nula. Nunca cairá um tema que vc não sabe NADA. Os temas geralmente são colhidos da mídia, da atualidade, são sempre assuntos discutidos na imprensa, então alguma coisa a gente deve ter em mente, sim... Outra coisa: todos os temas vêm com textos de apoio, que facilitam a rememoração, a criação de ideias, ativa as leituras prévias etc.
      Mas se mesmo assim não sair nada, aí é orar e esperar o próximo ocncurso...rsrs
      Obrigado,

      Excluir
  2. Olá, Professor,

    Gostei muito da sua proposta. sou professora do IF Farroupilha e vou indicar a leitura de seus textos aos meus alunos.

    Att.
    Maria Aparecida

    ResponderExcluir
  3. acabei de ter acesso ao seu blog professor, e já o adicionei a meus favoritos por perceber que este me ajudará bastante... desde já agradeço pela disponibilidade desse material.
    Fico feliz em saber que o Sr. é baiano, assim como eu. Um abraço!

    ResponderExcluir
  4. Caro Proferssor Gustavo,
    tive acesso ao seu blog através de busca no "GOOGLE".
    Fiquei nuito feliz com tudo que encontri, seu que será muito útel a mim e aos meus 2 (dois)filhos que acabaram de chegar ao ensino médio e com baixa produtividade em redação...

    Internauta São Luis -MA.

    ResponderExcluir
  5. excelente blog! muita originalidade! parabéns,professor.

    ResponderExcluir
  6. O Professor trabalha com correção de redações para concurso?

    ResponderExcluir
  7. Parabéns! magnífico trabalho, poderia fazer um post indicando livros?

    ResponderExcluir