domingo, 21 de outubro de 2012

TRABALHANDO DOIS TEMAS:


1) As justificativas da violência atual:

(Quais são essas justificativas? É necessário fazer sempre perguntas ao tema na tentativa de achar os argumentos: Por quê? Como? Quais? etc.)

Drogas?
Desemprego?
Impunidade?
Facilidade?
Desestruturação familiar?
Mídia?
Índole?
Polícia corrupta?


2) A polícia e a segurança na Copa do Mundo e Olimpíadas:

(Conseguirá manter a ordem? Sim ou não? É necessário decidir, ter uma opinião, defender uma ideia)

Se sim:
Polícia estará preparada/treinada;
Salário maior;
Concurso para suprir a demanda;
Etc.

Se não:
A polícia não está preparada/treinada;
O contigente é muito alto de turistas;
A quantidade de bandidos é superior à de policiais;
Etc.

Enfim, os argumentos ora apresentados nos dois temas de forma alguma são os únicos possíveis. Caso tenha outros, pode trabalhar com eles ou até mesmo acrescentar aos que foram ditos.

Pronto:

Depois de achar os argumentos (ideias secundárias), vamos elaborar a introdução, que pode ser feita de inúmeras formas, entre elas:


1) Muito se discute sobre as justificativas da violência exacerbada que todos assistem nos dias hodiernos. Combatê-la vai depender de um esforço contínuo para se exterminar ____________________________________, __________________________________ e ________________________________________________________________________.


2) O Brasil sediará, nos próximos anos, eventos de caráter mundial, tais como a Copa do Mundo e as Olimpíadas. Mas será que os policiais brasileiros garantirão a segurança do povo e dos turistas? O fato de_____________________________________________________
___________, ____________________________________________________________ e______________________________________________________, atestam que não/sim.


Agora, vai embora...


Desenvolva o resto do texto, sabendo que, para cada argumento, um parágrafo. Depois, na conclusão, retome o tema e aplique a observação final: críticas e/ou soluções para o problema trabalhado.

2 comentários:

  1. Maravilho, muito obrigado, sou graduando em química e, preciso fazer um texto com dois temas distintos para disciplina de português, seu material me deu uma luz de como proceder, grato.

    ResponderExcluir