sábado, 1 de dezembro de 2012

DELIMITANDO O TEMA



DELIMITANDO O TEMA

Exemplo:
- Esportes (Tema geral);
- Futebol (Específico);

Delimitando ainda mais:
- O papel do futebol como arte;
- O Futebol como profissão;
- O Futebol como propaganda para seus jogadores e para o clube;
- O Futebol como fanatismo da torcida ou como produto de exportação brasileira.

Isto você determina em sua mente e depois vai selecionando o que é mais apropriado à redação. Mas, cuidado! Não fuja parcial nem totalmente do tema dado.
A primeira coisa para livrar-se do branco que ocorre na hora da ansiedade é preparar-se antecipadamente com muita dissertação e acostumar-se a não perder dois fatores importantes para sua redação: concentração no momento da leitura do texto e interpretação da proposta do autor e capacidade de escrever com lógica sem fugir ao que foi pedido.
Lembre-se que o objetivo desta avaliação é cobrar do vestibulando o conhecimento da matéria dada, a interpretação do enunciado da questão e a redação própria, com clareza e objetividade. Aplique suas habilidades com a língua escrita, mediante a produção da dissertação, partindo da leitura de um texto ou de fragmentos de livros, jornais, revistas, poesias e figuras abstratas e/ou simbólicas sobre o tema proposto.
Cada candidato tem um tipo variável de leitura ou releitura do texto e a imaginação traduz de forma criativa a realidade escondida no texto que vai ser interpretado. Urge o estudo da interpretação de textos. Quem não sabe ler dificilmente poderá interpretar e, assim, os níveis de redação podem variar e traduzir um tipo de leitura própria de cada vestibulando.
Procure escrever desde já e ler Livros de Técnicas de Redação e procurar as Dicas de Português para entender como a Gramática age nas formas redacionais, além de como os estilos agem na Gramática tornando-se Literatura Brasileira.

Nenhum comentário:

Postar um comentário