quinta-feira, 20 de dezembro de 2012

FRASES-MODELO PARA O INÍCIO DA CONCLUSÃO



A conclusão deve ser sucinta, conter apenas 01 parágrafo e deve retomar a ideia principal, desenvolvida no texto, de forma convincente.
A conclusão deve conter a síntese de tudo o que foi apresentado no texto, e não somente em relação às ideias apresentadas no último parágrafo da CONCLUSÃO.
Não se devem acrescentar informações novas na conclusão, pois se ainda há informações a serem inclusas, o CONCLUSÃO ainda não terminou.

Maneiras de se fazer o parágrafo da conclusão:

 

Retomada da tese

A conclusão é a apresentação da visão geral do assunto tratado, portanto pode-se retomar o que foi apresentado na introdução e/ou na CONCLUSÃO, relembrando a redação como um todo. É uma espécie de fechamento em que se parece dizer de acordo com os exemplos/argumentos/tópicos que foram apresentados no DESENVOLVIMENTO, pode-se concluir que realmente a INTRODUÇÃO é verdadeira.

 

Perspectiva

Pode-se também apresentar possíveis soluções para os problemas expostos na CONCLUSÃO, buscando prováveis resultados (É preciso. É imprescindível. É necessário.), trabalhando com a conscientização geral. Por exemplo: É imprescindível que, diante dos argumentos expostos, todos se conscientizem de que...

 

Oração Coordenada Conclusiva

Pode-se ainda iniciar a conclusão com uma conjunção coordenativa conclusiva - logo, portanto, por isso, por conseguinte, então - apresentando, posteriormente, soluções para os problemas expostos na CONCLUSÃO.

 

Apresento, aqui, algumas frases que podem ajudar, para iniciar a conclusão. Não tomem estas frases como receita infalível. Antes de usá-las, analise bem o tema, planeje incansavelmente a CONCLUSÃO, use sua inteligência, para ter certeza daquilo que será incluso em sua dissertação.

Só depois disso, use estas frases:

Em virtude dos fatos mencionados ...
Por isso tudo ...
Levando-se em consideração esses aspectos ...
Dessa forma ...
Em vista dos argumentos apresentados ...
Dado o exposto ...
Tendo em vista os aspectos observados ...
Levando-se em conta o que foi observado ...
Em virtude do que foi mencionado ...
Por todos esses aspectos ...
Pela observação dos aspectos analisados ...
Portanto ... / logo ... / então ...

 

Após a frase inicial, pode- se continuar a conclusão com as seguintes frases:

 

... somos levados a acreditar que ...
... é-se levado a acreditar que ...
... entendemos que ...
... entende-se que ...
... concluímos que ...
... conclui-se que ...
... percebemos que ...
... percebe-se que ...
... resta aos homens ...
... é imprescindível que todos se conscientizem de que ...
... só nos resta esperar que ...
... é preciso que ...
... é necessário que ...
... faz-se necessário que ...


44 comentários:

  1. Adorei,me ajudou muito em uma redação sobre religião,sou fã do blog,obrigada,beijos!!!

    ResponderExcluir
  2. Meu querido ,parabéns suas postagens são extremamente importantes , fiquei admirado
    gostaria de escrever assim ,mas preciso aprender muito ainda, nota dez para você e seu blog

    esse pedacinho de "chão virtual".


    ResponderExcluir
  3. meu jovem, parabéns. isso ajuda qualquer perdido como eu.

    ResponderExcluir
  4. Graças a Deus. Estava em apuros, tenho certeza que suas explicações vão me ajudar..
    Obrigado!

    ResponderExcluir
  5. Adorei! Me ajudaram muito as suas explicações, obrigado!

    ResponderExcluir
  6. Nossa, como me ajudou bastante. estava com duvidas bem dificeis mas com essas frases vi que nao era tão dificil assim. muito obrigado.
    Valeu.

    ResponderExcluir
  7. Parabéns, seu texto me foi de muita ajuda! obrg...

    ResponderExcluir
  8. Muito obrigada, foi grande utilidade sua ajuda.

    ResponderExcluir
  9. Parabéns, pela riqueza de seus textos, me ajudaram muito, obrigada.

    ResponderExcluir
  10. Sua explicação ajudou-me bastante. Obrigada!

    ResponderExcluir
  11. Sua explicação foi de suma importância, mim ajudou bastante. Obrigada! :)

    ResponderExcluir
  12. A explicação foi ótima, me ajudou bastante, quero deixar meu voto de parabéns!

    ResponderExcluir
  13. Realmente muito bom... Grato Pela ajuda.

    ResponderExcluir
  14. nossa !!! me ajudou muito !!! muito obrigado !!!

    ResponderExcluir
  15. Cara , adorei tuas dicas, me ajudou muito no meu TCC, parabéns, tu és show.

    ResponderExcluir
  16. me ajudou muito, parabens esta tudo perfeito, e obrigado :)

    ResponderExcluir
  17. Muito obrigada professor. Estava procurando palavras para iniciar a conclusão de meu trabalho. Achei!!!! Muitas e ótimas frases!

    ResponderExcluir
  18. Obrigada professor! aqui encontrei muitas frases para escolher como iniciar minha conclusão.
    Muita Paz!!!!

    ResponderExcluir
  19. obrigado pela essa ajuda ajudou muito parabéns ............!

    ResponderExcluir
  20. MUITO BOM ISSO CONSEGUI CRIAR UMA DISSERTAÇÃO E TIREI 10 !!!!!!

    ResponderExcluir
  21. Muito bom seu blog, me ajudou bastante, continue assim passando seu conhecimento para ajudar as pessoas...

    ResponderExcluir
  22. ééééééééééééé mais ou menos kkkkk

    ResponderExcluir
  23. Alguns parágrafos estão muito confusos.
    Como afirmar que uma conclusão deve ter apenas 1 parágrafo?
    Já li opiniões diferentes da sua.
    Seu texto não me convenceu!

    ResponderExcluir
  24. Que bom, fico feliz por isso! A divergência é sempre bem-vinda! Mas não esqueça de que você tem apenas 30 linhas em vestibulares, concursos e Enem. Se vc quiser fazer sua conclusão em dois ou três parágrafos, fique à vontade...
    Abraços,

    ResponderExcluir
  25. Obrigada pude auxiliar minha filha...parabéns!!

    ResponderExcluir
  26. De muita utilidade todas as dicas...mim ajudou muito.

    ResponderExcluir
  27. De grande valia para documentação...obrigada!

    ResponderExcluir
  28. Parabéns para o responsável pela matéria , muito bom !
    Faço questão de comentar , só pelo serviço que esta prestando a vários .

    ResponderExcluir