II. Compreender a proposta de redação e aplicar conceitos das várias
áreas de conhecimento para desenvolver o tema, dentro dos limites estruturais
do texto dissertativo-argumentativo.
Aqui está a competência considerada mais fácil, ou melhor, a que garantem
os 200 pontos com mais tranquilidade.
O eixo central da competência II reside apenas na compreensão do tema dado
na prova e que o escrevente instaura uma problemática/tese, a respeito da qual
se pede um texto escrito em prosa do tipo dissertativo-argumentativo. Trocando
em miúdos: basta escrever um texto que se configure como dissertativo-argumentativo,
dentro do assunto aplicado pela banca examinadora!
Por meio desse tipo de texto, analisam-se, interpretam-se e relacionam-se
dados, informações e conceitos amplos, tendo-se em vista a construção de uma
argumentação, em defesa de um ponto de vista ou tese.
Os grandes erros aqui, obviamente, é o texto não ser do gênero solicitado
(o redator inventar de fazer uma narração, uma carta, uma crônica, etc.) e
fugir – parcial ou totalmente – ao tema proposto!
Dá para garantir 200 pontos fáceis! Sucesso...