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Aprenda a fazer um artigo científico. |
Para a
elaboração do artigo científico, é necessário seguir orientações conforme
adaptação das Normas da Associação Brasileira de Normas Técnicas para Trabalhos
Acadêmicos NBR`s 6022/1994, 6023/2002 e 10520/2002.
1. Tipo de
fonte ARIAL.
2. Papel
formato A4: 210mm X 297mm.
3.
Margens:
3.1
Superior 3cm;
3.2
Inferior 2cm;
3.3
Esquerda 3cm;
3.4
Direita 2cm.
4.
Espacejamento: entre linhas e entre parágrafos é 1,5;
5.
Parágrafos: justificados;
6.
Numeração de páginas: no canto superior direito iniciando na introdução do
trabalho;
7.
Estruturas de parágrafos: iniciar sempre o parágrafo com uma tabulação para
indicar o início (apor um recuo no começo do parágrafo).
8.
Tamanho da fonte:
8.1 No
título do artigo (em letras maiúsculas) = 12;
8.2 No
nome do(s) autor(es) = 10;
8.3 Na
titulação (nota de rodapé) 10;
8.4 No
resumo = 10;
8.5 Nas
palavras-chave = 12;
8.6 Na
redação do texto (introdução, desenvolvimento e conclusão) = 12;
8.7 Nas
citações longas = 10
8.8 Nas
referências = 12.
9.
Citação:
9.1 Destacar a fonte em negrito itálico, quando citação breve de até três
linhas no mesmo parágrafo;
9.2 Utilizar um recuo maior do parágrafo, quando citação longa, com tamanho da
fonte 9.3 Atentar para NBR 10520/2002;
9.4 Apor o sobrenome do autor, ano da publicação da obra e número da
página.
10. Aplicar
espaço simples no parágrafo (não é necessário negrito nem itálico) no
parágrafo;
Título do Artigo (Modelo de estrutura)
(APOR O NOME DO TEMA ABORDADO; CENTRALIZADO EM LETRAS MAIÚSCULAS;
TAMANHO DA FONTE 12)
Apor dois espaços 1,5
Resumo:
elaborar um resumo para convidar o leitor para a leitura do artigo, um
parágrafo estruturado de cinco a dez linhas, sobre o tema indicando os
objetivos do estudo desenvolvido com espaço entre linha simples; tamanho da
fonte 10; com parágrafo justificado.
Apor dois espaços 1,5
Palavras-chave: escolher entre três e cinco palavras importantes sobre o tema que foi
desenvolvido, e apor como palavras-chave do artigo (fonte 12; espaço entre
linhas 1,5; parágrafo justificado).
Apor dois
espaços 1,5
Iniciar a
redação sobre o tema com estruturação de parágrafos, introdução,
desenvolvimento e conclusão de forma clara e ortograficamente correta. (tamanho
da fonte 12; espaço entre linhas 1,5; parágrafos justificado).
Apor dois espaços 1,5
Iniciar
em ordem alfabética as Referências, conforme modelo e adaptação da NBR
6023/2002.
O artigo
é uma pequena parcela de um saber maior, cuja finalidade, de um modo geral, é
tornar pública parte de um trabalho de pesquisa que se está realizando. São
pequenos estudos, porém completos, que tratam de uma questão verdadeiramente
científica, mas que não se constituem em matéria para um livro.
Estrutura do Artigo
1. PRELIMINARES
- Cabeçalho – Título (subtítulo) do trabalho
- Autor(es)
- Crédito dos autores (formação, outras publicações)
2. RESUMO DO TEXTO
3. PALAVRAS-CHAVE
4. CORPO DO ARTIGO
- Introdução – apresentação do assunto, objetivos, metodologia
- Corpo do Artigo – texto, exposição, explicação e demonstração do material;
avaliação dos resultados
- Conclusões e comentários – dedução lógica
5. PARTE REFERENCIAL
- Referências bibliográficas
- Apêndices ou anexos
Obs. O Artigo Científico requisitado pelo curso de Psicanálise à Distância do CAEEP
deve conter entre 3 a 4 páginas, no máximo. Deve ser redigido em fonte arial
12.
Referências:
D’ONOFRIO, Salvatore. Metodologia do trabalho
intelectual. 2a.ed. São Paulo: Atlas, 2000.
LAKATOS, Eva Maria; MARCONI, Marina de Andrade. Fundamentos de metodologia
científica. 4a. ed. São Paulo: Atlas, 2001.
SANTOS, Antônio Raimundo dos. Metodologia científica: a construção do
conhecimento. 4a.. ed. Rio de Janeiro: DP&A, 2001
Finalidade de um Artigo Científico
·
Comunicar os resultados de pesquisas, idéias e debates de uma maneira
clara, concisa e fidedigna.
·
Servir de medida da produtividade
(qualitativa e quantitativa) individual dos autores e das intituições a qual
servem.
·
Servir de medida nas decisões
referentes a contratação, promoção e estabilidade no emprego.
·
É um bom veículo para clarificar
e depurar suas idéias.
·
Um artigo reflete a análise de um dado
assunto, num certo período de tempo.
·
Serve de meio de comunicação e de
intercâmbio de idéias entre cientistas da sua área de atuação.
·
Levar os resultados do teste de
uma hipótese, provar uma teoria (tese, trabalho científico).
·
Registrar, transmitir algumas
observações originais.
·
Servir para rever o estado de um
dado campo de pesquisa.
ARTIGOS DE PERIÓDICO
Artigos
de periódico são trabalhos técnico-científicos, escritos por um ou mais
autores, com a finalidade de divulgar a síntese analítica de estudos e
resultados de pesquisas. Formam a seção principal em periódicos especializados
e devem seguir as normas editoriais do periódico a que se destinam.
Os
artigos podem ser de dois tipos:
a) originais, quando apresentam abordagens ou
assuntos inéditos;
b) de revisão, quando abordam, analisam ou resumem
informações já publicadas.
ESTRUTURA
A estrutura de um artigo de periódico é composta de
elementos pré-textuais, elementos textuais e elementos pós-textuais.
1. ELEMENTOS PRÉ-TEXTUAIS
1.1 Cabeçalho
O cabeçalho é composto de:
a) título do artigo, que deve ser centralizado e em
negrito;
b) nome do(s) autor(es), com alinhamento à direita;
c) breve currículo do(s) autor(es), a critério do
editor, que pode aparecer no cabeçalho ou em nota de rodapé.
1.2 Agradecimentos
Agradecimentos são menções que o autor faz a
pessoas ou instituições das quais eventualmente recebeu apoio e que concorreram
de maneira relevante para o desenvolvimento do trabalho. Os agradecimentos
aparecem em nota de rodapé na primeira página do artigo ou no final deste.
1.3 Resumo
Resumo é
a apresentação concisa do texto, destacando seus aspectos de maior
relevância.
Na
elaboração do resumo, deve-se:
a) apresentar
o resumo precedendo o texto, e escrito na mesma língua deste;
b)
incluir obrigatoriamente um resumo em potuguês, no caso de artigos em língua
estrangeira publicados em periódicos brasileiros;
c)
redigir em um único parágrafo, em entrelinhamento menor, sem recuo de
parágrafo;
d) redigir com frases completas e não com seqüência
de títulos;
e) empregar termos geralmente aceitos e não apenas
os de uso particular;
f) expressar na primeira frase do resumo o assunto
tratado, situando-o no tempo e no espaço, caso o título do artigo não seja
suficientemente explícito;
g) dar preferência ao uso da terceira pessoa do
singular;
h) evitar o uso de citações bibliográficas;
i) ressaltar os objetivos, os métodos, os
resultados e as conclusões do trabalho;
l) elaborar o resumo com, no máximo, 250 palavras.
O resumo
é denominado abstract, em inglês, resumen, em espanhol, résumé,
em francês, riassunto, em italiano e Zusammenfassung em alemão.
Não deve ser confundido com o sumário.
MODELO DE PRIMEIRA PÁGINA DE ARTIGO (EXEMPLO)
QUALIDADE NA SEGURANÇA DO ACERVO NA BIBLIOTECA DE CIÊNCIA E TECNOLOGIA
DA UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARANÁ – ESTUDO DE CASO
Angela
Pereira de Farias Mengatto1
Eliane
Maria Stroparo1
Eutália
Cristina do Nascimento Moreto1
Luzia
Glinski2
Sílvia
Dambroski Marcon2
Tania
de Barros Bággio1
RESUMO
Demonstra
a experiência de implantação do Sistema de Segurança “3M Tatte-Tape” na
Biblioteca de Ciência e Tecnologia da Universidade Federal do Paraná. Através
da metodologia aplicada constatou-se que houve redução significativa da perda
de livros e nos custos, sendo necessário, porém, a adoção de outras medidas,
para que se possa estabelecer um nível satisfatório no item “Qualidade na
Segurança do Acervo”.
Palavras-chave:
Livros – Furto; Bibliotecas – Furto de livros, Bibliotecas – Medidas de
segurança.
1
INTRODUÇÃO
Este trabalho propõe-se a relatar a experiência de
implantação de um sistema de segurança na Biblioteca de Ciência e Tecnologia
(BCT), integrante do Sistema de Bibliotecas da Universidade Federal do Paraná
(UFPR). Instalada em 1965, a biblioteca atende atualmente a treze cursos de
graduação e onze de pós-graduação, possuindo um acervo de 49.216 volumes de
livros e 3.636 títulos de periódicos e multimeios.
__________________
1 Bibliotecária do Sistema de Bibliotecas da Universidade Federal do
Paraná – UFPR.
2 Bibliotecária Autônoma.
Inf.
2000, Curitiba, v.1, n.1, p.12-27. jan./jun. 1999
fonte: http://www.paratexto.com.br
1.4
Palavras-chave
Descritores
(ou palavras-chave) são termos ou frases representativas dos assuntos tratados
no artigo, apresentados em uma relação de até sete palavras, e que aparecem
obrigatoriamente depois do resumo, precedidos da expressão Palavras-chave.
Recomenda-se
a consulta a tesaur de áreas específicas.
2.
ELEMENTOS TEXTUAIS
São os
elementos que compõem o texto do artigo. Dividem-se em introdução,
desenvolvimento e conclusão.
2.1 Introdução
A
introdução expõe o tema do artigo, relaciona-o com a literatura consultada,
apresenta os objetivos e a finalidade do trabalho. Trata-se do elemento
explicativo do autor para o leitor.
2.2 Desenvolvimento ou Corpo
O
desenvolvimento ou corpo, como parte principal e mais extensa do artigo, visa a
expor as principais idéias. É, em essência, a fundamentação lógica do trabalho.
Dependendo
do assunto tratado, existe a necessidade de se subdividir o desenvolvimento nas
etapas que seguem.
2.2.1 Metodologia
Metodologia
é a descrição precisa dos métodos, materiais, técnicas e equipamentos
utilizados. Deve permitir a repetição do experimento ou estudo com a mesma
exatidão por outros pesquisadores.
2.2.2 Resultados
Resultados
são a apresentação dos dados encontrados na parte experimental. Podem ser
ilustrados com quadros, tabelas, fotografias, entre outros recursos.
2.2.3 Discussão
Restringe-se
aos resultados do trabalho e ao confronto com dados encontrados na literatura.
2.3 Conclusão
A
conclusão destaca os resultados obtidos na pesquisa ou estudo. Deve ser breve,
podendo incluir recomendações ou sugestões para outras pesquisas na área.
3.
ELEMENTOS DE APOIO AO TEXTO
3.1 Citações
Citação é
a menção no texto de informação extraída de outra fonte para esclarecer,
ilustrar ou sustentar o assunto apresentado.
Devem ser
evitadas citações referentes a assuntos amplamente divulgados, rotineiros ou de
domínio público, bem como aqueles provenientes de publicações de natureza
didática, que reproduzem de forma resumida os documentos originais, tais como
apostilas e anotações de aula.
As
citações são diretas (transcrição literal de um texto ou parte dele) ou
indiretas (redigidas pelo autor do trabalho com base em idéias de outros
autores) e podem ser obtidas de documentos ou de canais informacionais
(palestras, debates, conferências, entrevistas, entre outros). As fontes de que
foram extraídas as citações são indicadas no texto pelo sistema da ABNT.
3.2 Notas de Rodapé
Notas de
rodapé são indicações bibliográficas, observações ou aditamentos ao texto
feitos pelo autor, tradutor ou editor.