Nas
postagens anteriores, você aprendeu a teoria geral da carta-argumentativa, sua
estrutura e a diferença de interlocutor para a dissertação, inclusive com a
leitura de cartas de exemplo.
Um
modelo de carta muito cobrado é aquele que interage com as necessidades
coletivas ou individuais das pessoas, todas as vezes que elas se sentirem
lesadas ou desrespeitadas em seus direitos.
Leia
a carta a seguir e reflita sobre isso:
Porto Alegre (RS), 1º de
fevereiro de 2010.
Senhor Diretor do
Departamento de Trânsito de Porto Alegre:
No último dia 20, recebi uma
multa relativa a uma infração cometida em 1º de dezembro de 2009. A multa foi
lavrada no cruzamento da Avenida Getúlio Vargas com a Rua Freitas Coutinho, às
15 horas, e se deu pelo fato de ter sido avançado o sinal vermelho.
Recordo-me bem da ocasião e
admito que infringi uma norma do trânsito; aliás, uma “infração gravíssima”, de
acordo com o novo Código de Trânsito. Porém, V.S.ª já viveu a desagradável
situação de cruzar um semáforo, estando atrás de um ônibus de três metros de
altura? Pois foi o que me aconteceu. Embora guardasse uma distância razoável do
ônibus, sua altura não me permitia ver se o sinal estava ou não aberto. Como o
ônibus não parou nem diminuiu a velocidade, achei que estivesse aberto e segui
em frente.
Além disso, notei que o motorista que vinha
atrás de meu veículo acelerou seu automóvel ao nos aproximarmos do cruzamento,
o que me impediu completamente de parar ou esperar que o ônibus se afastasse
para poder ver o semáforo, pois do contrário corria o sério risco de ter meu
carro colidido na parte traseira.
Por outro lado, será que o
ônibus ou o veículo de trás também foram multados? Ou será que o policial de
trânsito não teve tempo de anotar a chapa dos outros dois veículos, fazendo-me
sua única vítima? Teria havido coerência por parte do policial ao lavrar essa
multa?
Gostaria de lembrar ainda
que, em mais de vinte anos como motorista, jamais fui multado, o que comprova o
quanto minha conduta tem sido correta no trânsito e o quanto essa multa é
injusta.
Peço a V.S.ª que examine
esse caso de uma forma mais ampla, distinguindo, de forma clara, aqueles que
realmente merecem ser multados daqueles que merecem ser compreendidos e,
portanto, perdoados.
Sem mais para o momento,
agradeço sua compreensão,
Victor Hugo Sanches
*
O
texto lido é uma carta que apresenta uma reclamação e argumentos
que fundamentam o ponto de vista de seu autor. A esse tipo de texto chamamos carta
argumentativa de reclamação.
Quando
recebemos uma conta de água ou de luz com valores absurdos, quando somos mal
atendidos numa empresa ou numa repartição pública, quando não estamos
satisfeitos com o nível da programação da tevê, enfim, toda vez que nos
sentimos desrespeitados, injustiçados ou discriminados socialmente, podemos
reclamar nossos direitos fazendo uso, entre outros meios, da carta
argumentativa de reclamação. Esse tipo de carta normalmente é endereçada a um
órgão da imprensa, a uma entidade ou à autoridade responsável por aquele serviço.
Como
carta que é, esse tipo de texto contém os elementos essenciais do gênero: local
e data, vocativo, corpo da carta, despedida, assinatura.
O
texto acima apresenta, já no início do
corpo da carta, o motivo da reclamação (no caso, a multa). Em seguida, expõe os
argumentos ou justificativas que motivaram a reclamação do autor (no caso em
questão, a altura do ônibus, a alta velocidade do veículo de trás, sua boa
conduta durante vinte anos). Por fim, a carta é concluída com o pedido de
anulação da multa, acompanhado de cumprimentos e a assinatura.
A
linguagem desse tipo de carta deve estar de acordo com o padrão culto e formal
da língua.
FAZER CONCESSÕES
PARA PERSUADIR:
Quando
somos culpados por algum tipo de ação que não deveríamos ter cometido, uma boa
forma de nos defendermos é dizer a verdade e fazer concessões,
isto é, admitir que o interlocutor tem razão ou que a culpa é nossa, mas somente
em parte, por isso ele precisa conhecer o outro lado da verdade, conhecer a
nossa versão. A partir daí, uma boa argumentação poderá levar o interlocutor a
perdoar nossa falta e suprimir a punição.
Observe
que, na carta lida, a concessão é feita no trecho “admito que infringi uma
norma do trânsito; aliás, uma ‘infração gravíssima’, de acordo
com o novo Código de Trânsito”. Em seguida, com a conjunção adversativa porém
o autor introduz a sua visão dos fatos e a sua argumentação.
Para
fazer concessões, existem, na nossa língua, articuladores próprios. São
expressões e construções como
• Embora;
• Apesar de... ;
• Reconheço que...,;
• É verdade que...;
• Está certo que...;
• Mas...;
• Admito que...;
• Porém...
• Etc.
Características da carta argumentativa de
reclamação:
• Data,
vocativo, corpo do texto, despedida, assinatura;
• Exposição
do problema que motivou a reclamação;
• Eventuais
concessões que admitam a culpa parcial do remetente;
• Argumentos
capazes de comprovar a inocência do remetente ou comprovar que ele está sendo
desrespeitado, injustiçado ou discriminado;
• Solicitação
implícita ou explícita de medidas que resolvam o problema;
• Agradecimentos;
•
Linguagem formal, atenta às normas do padrão
culto da língua, rigor no emprego de pronomes de tratamento.
Oi, sou professora de redação na cidade de São Miguel do Araguaia em Goiás.Pesquisando sobre Carta argumentativa me deparei com seu blog, que por sinal foi muito útil para mim e meus alunos. Eles adoraram sua dicas no blog.
ResponderExcluirProf. Ivanilda
muito insinativo
ResponderExcluiroi gustavo
ResponderExcluirOi, sou professor de português na cidade de campo grande e adorei
ResponderExcluirparabéns vc deve ser um grand professor
ExcluirEste post sobre A Carta Argumentativa, foi de grande ajuda para a minha melhor compreensão sobre o assunto. Esclareci dúvidas sobre a estrutura e criação da Carta Argumentativa. Maravilhoso.
ResponderExcluirAgradeço ao autor da obra.
Muito útil ;)
ResponderExcluirparabéns pela carta, agora vou fazer uma boa prova...
ResponderExcluirO_O Oh God!! Vou ter que fazer tipo isso na minha prova de amanhã?!? Pode me marcar como reprovado, Prof. Gustavo
ResponderExcluirMuito boa a sua explicação!
ResponderExcluirMuito bom! Parabéns!
ResponderExcluirProfessor, o número de parágrafos em um vestibular não importa? e o número de linhas?
ResponderExcluirDicas excelentes para quem vai prestar vestibular.
ResponderExcluirGosstei muito!
Olá professor,acessei seu site a procura da estrutura e exemplo de carta argumentativa de reclamação,na carta possui local e data,e quando vi a parte da estrutura presenciei que possui somente data como primeiro tópico,para melhor ajuda a quem frequenta e lê esta página peço que corrija,apesar desta quero lhe parabenizar,pois de grande ajuda seu site,estou estudando para fazer uma boa redação e o seu site foi o com a melhor explicação,obrigada por tudo.
ResponderExcluirBem sucinto mas poderoso a ensinar
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