Seja um campeão na profissão almejada! |
Para o presidente da Michael
Page no Brasil, Paulo Pontes, as profissões exigem especialização e atendem a
demandas atuais e futuras. De acordo com ele, a perspectiva para os próximos
anos é de ampliação no campo de trabalho desses cargos. As profissões
caracterizam-se por atividades que nasceram para suprir as necessidades de um
mercado em constante transformação. A remuneração para os cargos varia entre R$
7 mil, para Gerente de Comunidade, e pode chegar até R$ 45 mil, para Gerente de
Relações Governamentais. O estudo foi feito nos Estados Unidos, França,
Inglaterra, Alemanha e Brasil.
Saiba mais sobre cada profissão:
1. Gerente de
Marketing Online
O que faz: elabora a estratégia de Marketing de uma empresa
nas mídias sociais, como Twitter e Facebook, de acordo com o público específico
que se quer atingir e a plataforma que se deve utilizar. Na Europa e nos
Estados Unidos, os profissionais desse ramo já contam com experiência de até 10
anos no currículo. No Brasil, o Marketing online só agora começa a se expandir
— daí a carência de profissionais experientes nessa área.
Formação: Publicidade, Propaganda e Marketing.
Quem contrata: agências de comunicação e empresas que atuam
nas redes sociais.
Salário médio: R$ 8mil a R$ 15mil.
2. Gerente de
Treinamento do Varejo
O que faz: treina os funcionários de cada ponto de venda da
empresa. Antes, o costume era que a empresa adotasse um treinamento padrão para
todos os funcionários que lidam com o público. Hoje, considera-se mais
produtivo contar com profissionais que elaboram programas específicos conforme
as características dos consumidores locais.
Formação: Administração de Empresas, Recursos Humanos e
Psicologia.
Quem contrata: empresas do setor de varejo.
Salário médio: R$ 8mil a R$ 12mil
3. Gerente de
Identidade Visual
O que faz: em redes varejistas, é encarregado de talhar cada
ponto de venda ao perfil do público que o frequenta. Ele define, por exemplo, a
linha de produtos que deve ganhar destaque em determinada loja, a maneira como
seus vendedores devem abordar a freguesia e as ações promocionais mais
proveitosas. Deve, enfim, cunhar uma identidade para a loja ao mesmo tempo em
que cuida para que ela não se sobreponha à imagem da marca nem entre em choque
com ela.
Formação: Publicidade e Propaganda, Marketing e Administração,
com experiência em varejo.
Quem contrata: empresas do setor de varejo, em especial no
segmento de luxo.
Salário médio: R$ 8mil a R$ 12mil
4. Gerente de
Comunidade
O que faz: atua diretamente na comunicação com o consumidor
por meio de redes sociais, blogs e fóruns on-line. É responsável, por exemplo,
por impedir que as reclamações sobre um produto ou serviço de sua empresa
divulgadas no Twitter ou no Facebook se transformem em virais negativos na
internet.
Formação: Marketing e Publicidade e Propaganda.
Quem contrata: agências de comunicação e empresas que atuam
nas redes sociais.
Salário médio: R$ 7mil a R$ 10mil
5. Gestor de
reestruturação
O que faz: nos bancos, gerencia a carteira de clientes
endividados, que abrange as empresas em dificuldades decorrentes,
principalmente, da crise econômica de 2008. Embora grande parte dos gestores de
reestruturação atue no setor bancário, há profissionais também dentro das
companhias, com a missão de colocar a situação financeira da empresa nos eixos.
Formação: Gestão e Administração de Empresas, Economia e
Engenharia, com Pós-graduação em Finanças e experiência comprovada em áreas de
risco de crédito.
Quem contrata: instituições financeiras e empresas de grande
porte do setor privado.
Salário médio: R$ 14mil a R$ 24mil
6. Gerente de
projetos
O que faz: joga no meio de campo entre o departamento de TI
e as demais áreas da empresa. Por um lado, ele leva as necessidades dos
diferentes departamentos da companhia aos técnicos de sistemas da informação.
No caminho inverso, aponta aos funcionários as limitações dos recursos de TI.
Como ele dialoga com grupos que muitas vezes não se entendem — “tecniquês” e
“juridiquês”, por exemplo, são dois idiomas distintos —, a capacidade de
comunicação é a sua principal característica.
Formação: Engenharia e Informática.
Quem contrata: médias e grandes empresas de todos os
segmentos.
Salário médio: R$ 12mil a R$ 20mil
7. Gerente de
relações governamentais
O que faz: é o interlocutor da empresa junto a órgãos
governamentais e agências reguladoras, como Anatel e Aneel. Sua área de atuação
é vasta: inclui desde questões legais até assuntos socioambientais. Por isso, o
cargo exige um profissional que tenha grande capacidade de comunicação e, ao
mesmo tempo, muito conhecimento e aptidão para os meandros da burocracia — uma
combinação difícil, que, quando preenchida com eficiência, pode levar aos mais
altos salários entre aqueles oferecidos por essas novas profissões.
Formação: Comunicação, Direito, Administração de Empresas,
Relações Internacionais ou Ciências Sociais, de acordo com a área de atuação da
companhia.
Quem contrata: empresas de grande porte, principalmente
aquelas sob a supervisão de órgãos reguladores.
Salário médio: R$ 12mil a R$ 45mil
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