05/08/2012
09h22 - Atualizado em 05/08/2012 12h12
Estudante aponta dedicação e leitura para redação nota 1.000 no Enem
Texto de
mineira feito para o Enem 2011 foi publicado em cartilha do MEC.
Camila Zuconi,
de 18 anos, foi aprovada em medicina na UFCSPA no RS.
Humberto Trajano
Do G1 MG
A redação do Enem de Camila Zuconi foi considerada nota mil em cartilha lançada pelo Ministério da Educação |
A redação da estudante mineira Camila
Zuconi, de 18 anos, é um dos textos considerados “nota 1.000” e publicados na
cartilha "A redação no Enem 2012 - Guia do Participante", lançada
pelo Ministério da Educação. Camila é aluna do segundo período de Medicina da
Universidade Federal de Ciências da Saúde de Porto Alegre (UFCSPA) e concluiu o
ensino médio em 2011, quando fez a prova do Enem e foi aprovada no vestibular
da universidade gaúcha.
"Eu acho que, antes de
tudo, precisa de leitura", disse a universitária sobre a preparação que
resultou em seu desempenho destacado na avaliação.
Nascida em Três Marias, na
Região Central de Minas Gerais, a estudante se mudou para Viçosa quando tinha
14 anos, após ser aprovada no Colégio de Aplicação – Coluni, na cidade da Zona
da Mata de Minas Gerais, onde cursou todo o ensino médio.
A habilidade de Camila para
escrever a redação nota 1.000 foi desenvolvida ao longo de toda a sua vida
escolar, principalmente nos últimos três anos, segundo ela. “Sempre me dediquei
bastante. No Coluni, eu abri mão de muita coisa para poder me dedicar aos
estudos. Se você realmente quer passar no vestibular tem que organizar o tempo.
É um processo. A gente precisa se organizar e fazer com prazer, pensando no
objetivo que você quer alcançar”, disse.
Sobre a importância da leitura,
ela ressaltou que o hábito não pode ser encarado como uma obrigação, mas como
prazer, e apontou os benefícios. “Ler ajuda muito a ter um vocabulário mais
completo. Você percebe dicas de como escrever e é importante também ler o texto
que está escrevendo”.
Outro ponto que Camila destacou
como fundamental para o sucesso na redação do Enem foi o conhecimento adquirido
em uma bolsa de iniciação científica. “A leitura que eu tive e a orientação
crítica da professora da iniciação me ajudaram muito, muito mesmo, a ter
habilidade para escrever”, contou. As leituras de temas atuais e de provas
anteriores também ajudaram a estudante.
Na hora de escrever sua redação,
Camila privilegiou a organização e a objetividade. “Planejei o texto. Fiz o que
sempre tentava fazer nas redações, um esquema do que eu ia pôr em cada
parágrafo. Também tentei tirar o máximo dos textos apresentados na prova e
aproveitar o que eu já sabia sobre o tema para dar o diferencial ao texto”,
explicou. A harmonia das ideais também é importante na hora da redação, segundo
ela. “Buscava sempre tomar cuidado com a coerência para ver se o leitor ia entender
o que eu queria dizer”.
Estratégia durante a
prova
Camila disse que quando recebeu
a prova, a primeira coisa que fez foi ler a proposta de redação para já ter
conhecimento do tema. “Quando eu vi o tema fiquei satisfeita. Porque era um
assunto atual e sobre o qual eu tinha lido recentemente. Também já tínhamos
discutido sobre as redes sociais em sala de aula”, contou a estudante. Na
sequência, ela começou a fazer as 45 questões de português e as 45 de
matemática. “Eu optei por responder as questões primeiro, pois poderia absorver
algo delas que me ajudaria na redação”, explicou.
Ela afirmou que ficou muito
satisfeita com a proposta da redação. “Acho que os jovens são público alvo do
Enem, apesar de pessoas mais velhas também fazerem o exame, e a gente usa
bastante as redes sociais, então temos facilidade para falar sobre o
assunto", disse. Quando começou a redigir “Redes sociais: o uso exige
cautela”, a estudante conta que se preocupou com a objetividade e delimitou o
enfoque pela influência e presença
dessas ferramentas da internet na vida das pessoas nos dias de hoje.
Para desenvolver o assunto,
Camila colocou seu repertório no papel. Entre exemplos lembrados, ela citou que
sempre refletia sobre a relação público/privado ao usar a internet e também contou
que havia lido um texto sobre a influência das redes sociais nos movimentos
populares recentes que têm acontecido pelo mundo.
A redação nota 1.000 foi
fundamental para Camila ser aprovada no curso de Medicina da Universidade
Federal de Ciências da Saúde de Porto Alegre (UFCSPA). Segundo a mineira, seu
objetivo era a UFMG, porém a nota da redação não foi considerada pela
instituição na primeira fase. Apesar da distância da família, hoje ela se sente
feliz em Porto Alegre. “Gosto muito da cidade e da faculdade. Fiquei muito
satisfeita com a publicação da minha redação e o reconhecimento”, concluiu.
Parte da redação de Camila feita no Enem 2011 e publicada na cartilha do MEC (Foto: Reprodução) |
Gostei do texto da Camila. Objetivo e Coerente. parabéns !
ResponderExcluirserio que ela ganhou mil nessa redação
ResponderExcluirTexto coeso e harmonioso. Realmente ela foi merecedora dos 1000 pontos.
ResponderExcluir