quarta-feira, 26 de outubro de 2016

TEMAS POSSÍVEIS PARA A REDAÇÃO DO ENEM 2016

ALGUMAS SugestÕES de Temas DISCUTIDOS EM 2016:

No final de 2015 e no primeiro semestre de 2016, muitos assuntos vieram à baila e que são interessantes como propostas de Redação do Enem ou de outros vestibulares e concursos no Brasil.

Entre eles, destaco abaixo os mais importantes e prováveis, de acordo com o histórico do Enem, de pedir temas sociais, políticos, ambientais e culturais:

·         Crise hídrica afetando a economia do Brasil;
·         Regulação da mídia;
·         Doenças epidêmicas;
·         Alimentação saudável e sustentável;
·         O jovem e o alcoolismo;
·         A intolerância e o discurso de ódio;
·         Trabalho social voluntário;
·         A corrupção generalizada;
·         Racismo no esporte;
·         Legado da Olimpíada do Rio;
·         Formação da mentalidade política;
·         Limite de humor e bulliyng;
·         Urbanismo/mobilidade urbana;
·         Conceito moderno de família;
·         Desigualdade étnica e de gênero;
·         Evasão escolar;
·         Liberdade de expressão;
·         Justiça com as próprias mãos.

Como afirmei no título, são apenas sugestões... Pode ser que caia algum, mas pode ser também que seja um grande chute fora do gol! Não sou vidente nem tenho mutreta lá com os “homens” do Inep.

O intuito é apenas de fazer o leitor deste blog estudar e ficar atento às possibilidades!

Sucesso!

domingo, 23 de outubro de 2016

E MAIS "LENDAS" SOBRE REDAÇÃO

USO DE DADOS, DATAS, CITAÇÕES DOS TEXTOS DE APOIO

Mais lendas sobre redação em concursos, vestibulares e Enem pululam na mente fértil de "serumaninhos" por aí...

Dessa vez, trata-se do uso de citações, dados, estatísticas, etc., dos textos de apoio das provas de redação. Aqueles mesmos que são usados para que o concursando leia para fazer uma espécie de pesquisa rápida e vincule-o com o tema dado.

O redator pode usar os textos a seu favor, sim! Pode e deve! Ele, ao ler os mesmos, pode se apropriar de argumentos, de números, de datas, de falas... e utilizar na sua redação! Óbvio! Eles estão lá para isso, aliás... Mas não pode esquecer de dar a autoria: ao usar, deve-se citar a fonte; se for parte do texto, devem ser usadas as aspas, para não configurar plágio!

O que concursos como Enem pedem é que não se copiem os textos de apoio ou os das provas objetivas, fazendo com que as linhas escritas sejam desconsideradas! Isso se o "espertinho" copiar na cara de pau, sem citar fonte, sem aspas, fazendo crer que é dele.

Sucesso!

sexta-feira, 7 de outubro de 2016

TEMA DE REDAÇÃO DO CFO A - BAHIA 2016


REDAÇÃO DE EXEMPLO:

A HUMANA EXISTÊNCIA!

De Aristóteles a Darwin, o homem foi celebrado como a mais excelente máquina já composta pela Natureza. Topo da cadeia evolutiva, além de albergar o polegar opositor e o tirocínio, o ser humano dispõe para si de uma interminável rede de ligações com o transcendente, com o filosófico, com os sonhos e também com o sentimento de justiça.
Thoman Mann já afirmou alhures que o homem é o lobo do homem. Por conta disso, apesar de todas as expectativas positivas, morais e éticas, conseguidas ao longo dos evos, ele, o homem, deixa-se arrastar por atavismos, preconceitos, emoções egoicas, que o fazem um predador, muitas vezes um animal irracional. Hodiernamente, assiste-se a todo instante a crueldade que é capaz, na corrupção da sociedade, nas relações supérfluas, nos vícios de caráter, na ambição desmedida - causando mal a outrem -, na vida vazia, enfim. Os noticiários abundam de espécimes desse jaez, alguns deles em cargos de alta hierarquia no plano político e coorporativo.
É preciso focar, no entanto, o lado bom desse aglomerado biológico onipotente. Ao se examinar a fundo a história da humanidade, desde o Código de Hamurabi, percebe-se o que de positivo esses seres já construíram e são capazes de realizar ainda mais. As 07 maravilhas do mundo, antigas e novas, provam isso. Mas é no campo da virtude, da honra, da honestidade que os exemplos pululam aos olhos. Anjos transvestidos de homens habitaram o planeta, nas pessoas de Francisco de Assis, Madre Teresa e um Martin Luther King, entre tantos outros. E é aí que se descobre o quanto esse ente é belo e virtuoso: quando se esquece de si mesmo para pensar no próximo.
Destarte, é preciso que o homem enxergue novos horizontes a respeito de si e daqueles que o cercam. Antes de tudo, investir em educação e cultura nunca é demais: a leitura e a arte têm que ser a porta de entrada para a transcendência humana, como bem afirmou Schopenhauer. Em seguida, valorizar o outro como um cidadão, repleto de direitos e deveres, fará grande diferença no mundo coetâneo. E, por fim, a família é o núcleo da existência, a célula-máter dos parâmetros que todos detêm para o socializar-se. Quem sabe assim o mundo alcançasse mais virtuosidades que se supõem tão distantes!

Gustavo Atallah Haun – Editor de O Blog de Redação, professor, espírita e maçom. (g_a_haun@hotmail.com)

quarta-feira, 5 de outubro de 2016

A COMPETÊNCIA 1 DA REDAÇÃO DO ENEM

I. Demonstrar domínio da norma culta da língua escrita.

Sabe aquela aula de Gramática que você filou no cursinho ou não deu a devida importância na sala de aula, porque acha que hoje o que vale é somente interpretação de texto? Pois é.

A competência I é disparada a mais difícil de todas. Espera-se que o participante do Enem escolha o registro adequado a uma situação formal, portanto culta-escrita, de produção de texto, sobre um tema qualquer da atualidade.

Na avaliação, serão considerados os fundamentos linguísticos do texto escrito, refletidos na utilização dessa variante culta, em aspectos como: sintaxe de concordância, regência e colocação; pontuação; flexão; ortografia; e adequação de registro demonstrada, no desempenho normativo, de acordo com a situação formal de produção exigida.

Por conta das “gracinhas” de 2012, lembram?, e da mídia negativa em torno de algumas redações nota mil com erros de português, essa competência está sendo cobrada de forma mais severa do que em relação aos anos passados.

A leitura de textos informativos (revistas, jornais, sites, livros, enciclopédias, etc.), a prática de redação (escrever ao menos dois textos por semana!) e a reescrita do texto corrigido, tudo isso é a porta de entrada para o seu sucesso no Enem ou em qualquer vestibular!


Abraços,