E mais uma vez o MEC e o Inep inovaram com um tema inesperado, fácil, porém de total falta de bom senso, com tantos temas graves muito mais interessantes e importantes para serem discutidos hoje em dia.
Espera-se que os alunos tenham um senso crítico, com a total falta de apoio e o corte de verbas da Ancine, por parte do atual (des?)governo, além de todo patrulhamento ideológico deste que está cerceando o bom trabalho no setor.
Muitas cidades não têm sequer salas de aula adequadas, quanto mais de cinemas... Além de tudo, no Brasil, cinema é um luxo, é excludente, sim, porque é caro para o brasileiro médio que ganha um salário mínimo ou mora no interior/zona rural!
A meu ver, o mais pertinente dessa temática é trazer um assunto que envolva as Artes, uma vez que elas são tão desprezadas por nossos jovens, principalmente em época de Netflix ou plataformas streamings.
E o que falar nas intervenções? Salas gratuitas, construções de cinemas, mais incentivo por parte do governo, festivais em todo país? Escolas elaborarem salas de cinema, embora a LDB e o PNE já contemplem como necessidade? Distopia... Utópico frente a realidade hodierna dessa terra brasilis...